sexta-feira, 25 de março de 2011

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PJ LATINO-AMERICANA - MOMENTO “CONVERTER”


PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
DA PJ LATINO-AMERICANA

A VIDA DA JUVENTUDE,
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO

MOMENTO “CONVERTER”




  1. CONVERTIDO, CONVERTER E MOVER-SE PARA O CORAÇÃO DA JUVENTUDE, VIVENDO DE MODO JUVENIL SUA MISSÃO CONTINENTAL


Somos pessoas em construção. Ninguém de nós é uma pessoa acabada, feita, completa. Quem pensa o contrário, sem dúvida não entendeu o que significa “conversão”. A conversão é uma tarefa inacabada, permanente, necessária. Conversão é mudar de rumo, de direção. “Conversão” é abrir-se à ação do Deus da Vida, Aquele que faz novas todas as coisas (Ap 21,5) e, portanto, pode transformar toda a nossa vida, toda a nossa história.

Nós, jovens e adultos inseridos no caminho (processo) da Pastoral Juvenil Latino-Americana, devemos estar dispostos a converter-nos; precisamos estar em espírito de conversão. A mudança de mentalidade e de atitude forma parte da mística dos que nos comprometemos com o caminho conjunto que, faz muitos anos, estamos vivendo no continente latino-americano. A preparação do 3º Congresso Latino-Americano de Jovens (Los Teques, Venezuela, 2010) nos ajudou muito neste caminho (processo). Por isso, como disse o poeta-educador Paulo freire:

Escolhi a sombra desta árvore (deste Congresso, deste caminho)
Para repousar do muito que farei
Enquanto espero por ti (o horizonte que arrasta nossos desejos).

Por isso, enquanto te espero (o horizonte da juventude)
Trabalharei nos campos
E conversarei com os homens e as mulheres.
Suarei meu corpo, que o sol queimará;
Minhas mãos ficarão calejadas,
Meus pés aprenderão o mistério dos caminhos,
Meus ouvidos escutarão mais,
Meus olhos verão o que antes não viam,
Enquanto espero por ti (Horizonte e Juventude)


Um bom encontro é aquele que recolhe experiências e novidades. Mas, para perceber isto é preciso ter um coração convertido, disposto a abraçar novos caminhos. Assim como Jesus de Nazaré que, com os olhos assustados dos discípulos, chegado o tempo de ser levado ao Céu, tomou a firme decisão de partir para Jerusalém (Lc. 9,51). Convertido, tomou outra direção. Antes, quando Jesus vivia sua crise na Galiléia, dizia que tinha que mudar de caminho e Pedro teve que ouvir uma repressão violenta: Afasta-te de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, mas como os homens. (Mc 8,33). Como disse o poeta-educador:

Desconfiarei daqueles que me rodeiam dizendo,
Em voz baixa e precavidos:
É perigoso fazer,
É perigoso falar
É perigoso andar
É perigoso esperar, na forma como esperas
Porque eles negam a alegria de tua chegada.

Para chegar até o Horizonte precisamos ter, dentro de nós, o Horizonte, isto é, expulsar os espíritos que nos querem amarrar, sussurrando-nos que já chegamos... O projeto de missão da ação eclesial junto aos jovens – Pastoral Juvenil do Continente Latino-Americano – de fato, já tem um lindo caminho percorrido, mas o caminho é mais lindo vestido de conversão. Uma mudança de mentalidade, fruto do discernimento que a realidade e o caminho nos inspiraram, tem como ponto de partida os movimentos anteriores em direção ao Horizonte, no qual também se encontra a juventude. Uma ação se revitaliza na medida em que busca a fonte da  missão e do discipulado através da conversão. Mudaremos bem de direção, ou seja, converter-nos bem, se nos enchermos de um espírito de conversão.

Como disse o poeta-educador:

Desconfiarei daqueles que me rodeiam a dizer-me
Com palavras fáceis, que já chegaste.
Estes, ao anunciar-te isso ingenuamente,
Antes te denunciam.

A única solução que se impõe é reconhecer o Horizonte transformado em Caminho, chamado JESUS DE NAZARÉ. Nesta hora de decisão, nosso Mestre deseja contar conosco, novamente, para ir ao encontro de todas as situações dos jovens que sonham com mais vida. Sempre precisamos voltar ao primeiro amor, deixando de lado toda a superficialidade e mediocridade para que o Anjo de Laodicéia não nos vomite por sermos tíbios, isto é, nem frios nem quentes (Apc 3,16). É um momento de valentia e radicalidade para o qual somos convidados, dentro de um espírito de tradição e novidade, baseando-nos em lugares bíblicos. A alegria e a felicidade em nós e no meio dos jovens baseia-se em ações que precisamos descobrir e anunciar.

Mudar de direção e continuar com espírito de conversão exige de cada um de nós o cultivo da vivência eucarística e da leitura bíblica porque é ali que comemos e bebemos a nossa utopia, encontrando-nos com o Caminho para o Horizonte, celebrando com o povo de Deus, tornando sagrado o caminho da Vida em todos os contextos habitados pela realidade juvenil.

O movimento de “aproximar” e “encantar” já moveu várias pessoas – agentes leigos e do clero – mas, com a graça da conversão tudo isso se fortalecerá, havendo muito mais caminhos entre e com os jovens, permitindo que possam entrar e participar de nossos espaços, sonhando-se menos limitados por nossa proposta e por nossa forma de estar no mundo.

O verdadeiro grito de um convertido é de decisão, de lucidez progressiva, de entusiasmo, de doação sem limites, sem medos nem cálculos. No espírito da “conversão” temos consciência, baseados no espírito missionário de Paulo, que este tesouro, esta proposta, a levamos em vasos de barro (...) porque sobrevem-nos toda espécie de provas, porém não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados e o apóstolo conclui, dizendo: E tudo isso se realiza em favor de vocês, para que a graça, multiplicando-se entre muitos, aumente a ação de graças para a glória de Deus (2 Cor 4, 2-15).

Estamos, com este passo, abrindo um novo movimento. É um novo movimento que queremos inaugurar dentro do Projeto de Revitalização da PJ do continente, em sintonia com a Grande Missão Continental. Neste movimento de atitudes aparecem o CONVERTER e o CONSTRUIR.


PASSOS PEDAGÓGICOS
DO MOMENTO DE CONVERTER


Objetivo Geral
Construir um caminho, a partir do 3º Congresso e da proposta de  Civilización del Amor, e implementar uma ação pastoral que gere um novo movimento que garanta a vida das juventudes como discípulos do Ressuscitado para sair e anunciar a Boa Notícia aos povos.

Justificativa
O ponto de partida de uma etapa é sempre o ponto final da etapa anterior. O discernimento teve seu ápice no 3º Congresso que nos apontou desafios, horizontes, sonhos, gesto comum… que nos guiarão, agora, neste movimento de CONVERTER. Queremos fazer o caminho de Emaús a Jerusalém. Estamos propondo várias etapas que nos podem apoiar num processo, desde a pessoa do/a jovem até o nível continental ou planetário.

O movimento anterior (discernir) levou-nos à decisão: escolher um novo caminho. Este caminho precisa ser construído. Queremos mover-nos movidos pela Palavra. Escolhe, pois, a vida (Dt 30, 19). Este novo movimento nos guia para uma ação evangelizadora revitalizada junto aos jovens.

A revitalização não é algo mágico; já estamos a caminho, desde 1998. Passamos por algumas passagens que se irão incorporar a este movimento do CONVERTER. Este movimento exige por em prática o que nos diz o Documento de Aparecida (DA). Vamos tomar três palavras-chaves: SEGUIMENTO, DISCIPULADO e MISSÃO.

A experiência pessoal com Jesus é chave neste movimento. Por isso indicamos alguns lugares bíblicos que sejam tomados como referência. Partimos de Emaús desde o primeiro movimento do encantar, até o discernimento. Queremos propor outros lugares bíblicos para inspirar-nos nas etapas deste movimento: Belém, Nazaré, Betânia, Samaria e Jerusalém, com possibilidade de entrar, novamente, em Emaús, para planejar outros movimentos do caminho.

O caminho é gradual. Supõe respostas concretas para a vida da juventude a partir da experiência com Jesus, para a construção de uma proposta de pastoral juvenil revitalizada. O Documento de Aparecida indica que o processo de formação do discípulo passa por cinco momentos: EXPERIÊNCIA, CONVERSÃO, DISCIPULADO, COMUNHÃO e MISSÃO. Em cada lugar bíblico deve-se identificar este processo para o caminho da pastoral juvenil revitalizada.

Para o caminho da conversão é fundamental tomar em consideração as decisões do 3º Congresso e ir identificando, para cada um destes lugares, as tarefas  necessárias para que se realizem num processo que respeite o contexto, desde a pessoa do/a joven até o contexto latino-americano e mundial.

Neste movimento do CONVERTER é necessário estar atento à integralidade da vida do/a jovem. Por isso o caminho da PJ Latino-Americana nos apresenta cinco dimensões descritas na sistematização Proyecto de vida: camino vocacional de la  juventud latinoamericana (CELAM, 2003). São elas: psico-fetiva, psico-social, mística/evangelizadora, política e técnico-metodológica.
 
A direção por onde devemos seguir, indicado pelo processo de discernimento, é decisão e isso implica eleição. Implica mudança de caminho, apontado por Jesus. Não é válido, agora, caminhar para Emaús, para o isolamento. O caminho, agora, é para Jerusalém, ao encontro da comunidade daqueles que crêem no Ressuscitado. É tempo de anunciar as Boas Novas para a juventude do continente.

Em Aparecida se recomenda a construção do Reino de Vida. Aparecida afirma que a pastoral juvenil ajuda os jovens a formar-se de modo gradual para a ação social e política e para as mudanças de estruturas conforme a doutrina social da Igreja, fazendo própria a opção evangélica e preferencial pelos pobres e necessitados. Fomos enviados para a Grande Missão Continental e Maria nos envia para fora de nossos muros. Ela, a mãe dos pobres e pequenos, quer a vida de todos/as. Por isso os discípulos missionários vão ao encontro das juventudes para anunciar-lhes a Boa Notícia da vida em abundância.

A Missão da Pastoral Juvenil é identificar, no Continente Latino-Americano, toda e qualquer ameaça à vida dos/as jovens, de forma especial dos pobres, para que a Boa Notícia do Ressuscitado seja conhecida e vivenciada, e suas vidas transformadas. Por exemplo, o tema da violência é citado 34 vezes no Documento de Aparecida e a missão indicada é a construção da cultura de paz.




2010 - LUGAR BÍBLICO: EMAÚS

I.                   ATITUDES: DISCERNIR/PLANEJAR
II.                OBJETIVOS
·         Discernir com os/as jovens, suas diferentes situações juvenis  concretas, procurando identificar as estruturas que os/as afetam. Esclarecer, desta forma, a proposta, como discípulos de Jesus, iluminados pelo Evangelho, pela Doutrina Social da Igreja e pelo caminho feito pela Igreja jovem.
·         Planejar, a partir da escuta, uma conversão pessoal e eclesial mediante a atualização das orientações de Civilização do Amor – Tarefa e Esperança  que favoreça uma implementação de processos de discipulado missionário.

III.              PISTAS PEDAGÓGICAS PARA EMAÚS
·         Caminhar junto com os/as jovens.  Aproximar-se e escutar suas histórias e fazer compreender que a memória é vital para a vida comunitária;
·         Crer no processo pedagógico como uma possibilidade de contribuir na compreensão e na leitura do mundo;
·          Planejar a ação dentro de um caminho de escuta e compreensão do contexto juvenil;
·         Celebrar a vida a caminho, detendo-se para fazer comunhão;
·         Saber a hora de desaparecer para que os/as jovens sejam sujeitos/as da ação e de suas vidas;
·         Crer que a autonomia é um caminho para a felicidade e para a realização da pessoa;
·         Chamar a atenção, ser referência, oferecer limites para dar segurança no caminho;
·         Propor um caminho que gere vida em comunidade;
·         Apresentar várias possibilidades de agrupamentos;
·         Reconhecer os dons e as qualidades de cada pessoa para a vida em grupo.


IV.              AÇÃO PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  Realizar  o IIIº Congresso da Pastoral Juvenil Latino-Americana ;
ü  Elaborar a proposta para a revisão do livro: Civilización del Amor – Tarea y Esperanza;
ü  Desenvolver em cada país o momento do discernir.

2011 – LUGAR BÍBLICO: BELÉM

I.                   ATITUDES: CONVERTER/CONSTRUIR
II.                OBJETIVOS
·         Converter e renovar a opção preferencial pelas juventudes em estreita união com os espaços vitais, especialmente com os/as jovens em condições difíceis, para consolidar toda a sua pessoa e seu projeto de vida.
·         Construir, a partir do IIIº Congresso Latino-Americano, uma vigorosa ação evangelizadora das juventudes como geradoras de vida nova em nossos povos.

III.              PISTAS PEDAGÓGICAS PARA BELÉM
·         Atenção aos sinais dos tempos para saber interpretar, neles, a cultura juvenil;
·          Conhecer-escolher outro caminho, que pode ser desconhecido;
·         Contemplar o  universo, o lugar da encarnação, reconhecer a terra como casa comum;
·         Assumir a periferia como lugar de vida;
·         Abrir portas para acolher a juventude;
·         Visitar os/as jovens, reconhecendo que eles são um dom para o mundo;
·         Agradecer pela vida da juventude;
·          Estar atento aos sonhos para fugir da morte;
·         Cultivar uma busca de sentido e de verdade para a vida;
·         Reconhecer a novidade dos/as jovens para o mundo.



IV.             AÇÃO PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  Realizar encontros regionais para a elaboração coletiva de materiais para o caminho;
ü  Revisão do livro: Civilización del Amor –Tarea y Esperanza;
ü  Elaboração do instrumento de preparação para o encontró regional por países.


2012 – LUGAR BÍBLICO: NAZARÉ

I.                   ATITUDES: COMOVER/CUIDAR
II.                OBJETIVO
·         Cuidar e valorizar os vínculos de comunicação dos/as juventudes, criando espaços de fraternidade e intercâmbio de experiências de fé e vida, para dar testemunho dos valores do Evangelho.
     III.  PISTAS PEDAGÓGICAS PARA NAZARÉ
·         A família como lugar de aprendizagem dos valores;
·         Reconhecer o cotidiano como parte da vida;
·         O grupo de vizinhos e amigos faz parte da formação para a vida;
·         A escola como espaço de afirmações, aprendizagens novas, novos amigos/as;
·         O trabalho como expressão dos dons, da construção do mundo novo;
·         Tempo de reconhecer a singularidade a que somos chamados/as;
·         Valorizar o lugar da cultura popular e juvenil;
·         Reconhecer o lugar do empobrecido e assumir a classe social;
·         O processo de aprendizagem, encontrando rejeições, preconceitos e dificuldades, também é tempo para reconhecer a graça e a sabedoria;
·         O cuidado do corpo da juventude que se transforma.

III.              AÇÃO  PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  A ser planejada pela equipe latino-americana e em outros níveis: nacional e local.

2013 – LUGAR BÍBLICO: BETÂNIA

I.                   ATITUDES: VIVENCIAR/SABOREAR
II.                OBJETIVO
·         Vivenciar o dom da fraternidade a partir do cotidiano das juventudes que buscam sair de si e ir ao encontro do outro/a para perceber suas formas de viver e de relacionar-se com todo o seu contexto e com o Deus da vida.
III.              AS PISTAS PEDAGÓGICAS PARA BETÂNIA
·         O cultivo da amizade no grupo nos acompanha através da vida;
·         A convivência,  o sentar-se à mesa e a gratidão em estar juntos nos constroem como pessoa;
·         A construção de outro mundo possível passa pelo encontro pessoal;
·          Crer e dar a vida pelos amigos em momentos de dor e de morte para que façam a experiência da vida plena;
·         Visitar a casa e a família deles para entender o mundo da juventude;
·         Criar espaços de convivência, de amizade;
·          Fomentar a vida em grupo como espaço de vida numa sociedade de isolamento;
·         Sentar-se para escutar os/as jovens : histórias e projetos de vida;
·         Servir com alegria, acolher cada pessoa que chega, oferecendo o melhor de nós mesmos;
·         Deixar-se ungir pelo perfume da juventude.
IV.              AÇÃO PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  A ser planejada pela equipe latino-americana e em outros níveis: nacional e local.







2014 – LUGAR BÍBLICO: SAMARIA

I.                   ATITUDES: RECONHECER/CONVIVER
II.                OBJETIVO
·         Reconhecer a diversidade juvenil e aproximar-se de seu mundo para compreender e respeitar sua cultura para a construção da paz e da justiça para nossos povos.
III.              PISTAS PEDAGÓGICAS PARA SAMARIA
·         Pedir para beber a água da juventude,  seu conhecimento, sua sabedoria;
·         Reconhecer a diversidade dos/as jovens;
·         Viver o  ecumenismo;
·         Romper com uma religião que oprime para uma religião que se vincula com o sagrado;
·         Respeitar a diversidade sexual, étnica e racial;
·         Abrir-se para o novo;
·         Aventurar-se no encontro com o diferente;
·         Lutar pelos direitos da juventude;
·         Reconhecer e respeitar a experiêcia do sagrado em cada cultura;
·         Possibilitar o encontro com o sagrado para viver uma mística que anime a causa da vida.
ü  IV. AÇÃO PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  A ser planejado pela equipe latino-americana e em outros níveis: nacional e local.

2015 – LUGAR BÍBLICO: JERUSALÉM

I.                   ATITUDES: GERAR/CELEBRAR
II.                OBJETIVO
·         Gerar processos pessoais e comunitários que permitam aos/às jovens concretizar seus projetos de vida, como discípulos missionários, seguidores de Jesus na América Latina.
·         Celebrar o caminho percorrido, pelas juventudes do continente, identificando os sinais do Reino presentes em seus espaços vitais.
III.              PISTAS PEDAGÓGICAS PARA JERUSALÉM
·         Realizar ações marcadas por uma intencionalidade que revele os valores do Evangelho;
·         Optar pelos jovens excluídos e dar a vida por eles/as;
·         Assumir uma causa pela qual queremos gastar nossa vida;
·         Incentivar que haja, sempre, em meio à juventude, vida em abundância;
·         Propor a vida comunitária como um caminho de superação das limitações do individualismo;
·         Reconhecer o caminho percorrido e provocar que os/as jovens percebam um caminho de vida plena;
·         Crer na vida. Enfrentar as dificuldades. Administrar o conflito;
·         Celebrar a vida, festejar e comer com os/as amigos/as;
·         Administrar os conflitos como oportunidades para reafirmar as opções vitais;
·         Exercer o poder como serviço.
IV.              AÇÃO PARA PERCORRER O CAMINHO
ü  A ser planejado pela equipe latino-americana e em outros níveis: nacional e local.

       RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS:

ü  Este é um caminho que pode inspirar um plano de trabalho com a juventude em todos os níveis;
ü  O processo de formação para a autonomia supõe a construção coletiva;
ü  Um plano exige situação inicial, onde estamos, e explicita para onde queremos chegar, no final.

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