sexta-feira, 25 de março de 2011

Pistas Pastorais Para o Novo Milênio - Organizar cursos que possam ser facilmente reproduzidos - Pe. Jorge Boran


Vimos no último artigo a importância de resultados concretos para motivar a nova geração de jovens – sobretudo os iniciantes. Os resultados concretos são importantes para motivar os jovens a dar outros passos de maior conversão e compromisso. Cursos que possam ser facilmente reproduzidos podem ser uma pista importante dentro desta lógica. Neste artigo trataremos dos encontros de jovens e no próximo artigo dos cursos de liderança.

A metodologia dos encontros de jovens pode ser uma estratégia eficaz para envolver a juventude e iniciar grupos de jovens. Os encontros da juventude ainda exercem uma grande fascinação nos jovens: a aventura de deixar suas casas por um fim de semana, dormir num lugar estranho, encontrar com outros jovens num ambiente cheio de alegria, excitação, leveza, cantar, debater problemas comuns, ouvir palestras excitantes que respondem a dúvidas e questionamentos pessoais. Os encontros podem utilizar-se de várias ferramentas de aprendizagem: dinâmica de grupo, teatro, biodança, música.

Não estou sugerindo aqui um retorno a uma pastoral que se limite a encontros de fim de semana. Um encontro pode ser um meio, não um fim; pode ser um estágio no processo da evangelização, mas não o ponto de chegada; ele pode ser usado como a isca inicial e também como a porta que abre novos horizontes para uma abordagem mais ampla de uma pastoral com a juventude.

É necessário uma comissão especializada que assuma a responsabilidade desses encontros. Um critério de seleção dos membros da comissão precisa ser estabelecido. Os membros precisam ter uma visão aberta que evite o sentimentalismo e a manipulação dos jovens. Casais e adultos – principalmente aqueles que tenham experiência de trabalho com jovens – são especialmentec indicados para esta tarefa. A comissão deve trabalhar em contato estreito com o grupo de coordenação da diocese para a pastoral da juventude, evitando o paralelismo
.
Conversando sobre o assunto
1. Quais são as idéias importantes neste texto? 
2. Há alguma idéia que possa iluminar o trabalho com jovens de nossa diocese ou grupo? Explique sua resposta.

Pe. Jorge Boran
Presidente do CCJ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário