sexta-feira, 25 de março de 2011

O sopro criador - Eliomar Ribeiro, SJ


         A Espiritualidade Cristã é a ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas e na vida do cosmos. É característica do Espírito uma ação sempre dinâmica e incessante. O Espírito não se apresenta nunca estático, inerte, parado.

         No segundo relato da criação (Gênesis 2,7), contemplamos a Deus que depois de haver feito o homem do pó da terra, dá-lhe vida com um sopro criador em suas narinas. Este sopro é a vida do Espírito que Deus dá ao ser humano. Deus nos fez participantes de sua vida desde o início do universo.

         Nos dias atuais devemos olhar a situação ao nosso redor e perceber aí quantos sinais de desespero, quantas situações que gritam por um sopro criador. O Espírito Santo, derramado em nossos corações por pura graça e bondade de Deus, ao mesmo tempo em que nos permite chamar a Deus de Abbá – Papaizinho! –, como nos ensinou Jesus nos convida também a sermos sopro de vida em meio a tantas situações de morte. Nossa vida cristã encontra seu verdadeiro sentido quando é colocada a serviço da vida e da esperança.

         Uma espiritualidade que só se preocupa com o individualismo religioso, em resolver os meus problemas com Deus e em buscar alívio para meus sofrimentos, longe de ser uma ação do Espírito de Deus é algo que mais parece mágica. Deus é um grande mágico que tem a solução para todos os meus problemas. Ou então, Ele é um bom médico a quem eu procuro na hora do aperto. Se assim é a nossa relação com Deus estamos nos deixando levar por outro espírito que não o de Jesus.

         Devemos cuidar para que nosso modo de viver a Espiritualidade Cristã passe do mero individualismo para o comunitário. A nossa adesão de fé é a um Deus uno que é uma comunidade de pessoas distintas que se intercomunica ao mesmo tempo em que se autocomunica a nós pela força criadora do Espírito Santo e nos faz experimentar que não é possível uma experiência isolada e solitária da graça de Deus. É na comunidade de fé que entendemos o modo como Deus nos salva. Não podemos esquecer que Ele nos salva já agora no modo concreto como nos abrimos à graça do seu Espírito. Como Jesus devemos nos deixar levar pelo Espírito para “levar a Boa Nova aos pobres, anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18).

         Quando colocamos nossa vida a serviço da causa dos preferidos do Reino, como fez Jesus, estamos soprando um ar novo, sopro criador, capaz de restaurar os corações cansados, aliviar os corpos abatidos, curar as feridas da morte que insiste em continuar morando em nosso meio. Que nosso sopro seja portador da esperança do Espírito Santo que renova a face da terra e faz novas todas as coisas para que o mundo seja a casa de Deus onde todos sejam irmãos e irmãs, vivendo como tais. Assim seja!

Conversando sobre o assunto


1.Como percebo a ação de Deus em minha vida e no universo?

2.Procuro viver a ação do Espírito de Deus que me lança para assumir a causa do reino, proposto por Jesus Cristo? Que ações concretas dão testemunho do meu modo de ser cristão?

3.A Espiritualidade Cristã é algo mais que uma simples experiência intimista e individualista. Como tenho vivido a experiência do Espírito? E o grupo no qual eu participo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário