sexta-feira, 25 de março de 2011

Espiritualidade Missionária - Eliomar Ribeiro



Toda Espiritualidade é Missionária. A Igreja nos convida a celebrar e valorizar a dimensão missionária de nossa vida cristã. Trata-se de viver realmente os compromissos do Batismo e de deixar-se guiar pelo Espírito Santo que nos faz todos missionários do Reino de Deus.

Quando Jesus faz o anúncio de sua missão, na Sinagoga de Nazaré, aparecem as várias dimensões do verdadeiro missionário: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-se para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vida, para restituir a liberdade aos oprimidos, e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18-19).

Quem se coloca no caminho do Espírito de Jesus vai descobrindo que a verdadeira espiritualidade é sempre missionária. Trata-se de assumir a missão de Jesus, seu projeto de vida: evangelizar, proclamar a libertação, estar a serviço da vida e da esperança. Quem vive guiado pelo Espírito Santo é um eterno missionário. Os seguidores de Jesus desde sempre viveram assim: ir além, deixar casa, pai e mãe, segurança e riqueza para estarem livres para a missão que o Reino exige.

Em nossos dias, quando aumentam os conflitos de todas as naturezas, podemos nos perguntar como devemos viver a espiritualidade cristã? Antes de tudo trata-se de fazer a experiência do encontro com o Senhor que está no meio de nós pela presença animadora do Espírito Santo. É também ir percebendo o que o Espírito vai fazendo brotar em nosso coração, sempre na dimensão pessoal e comunitária. Na verdade a atitude verdadeira do discípulo é não ser surdo ao chamado do Senhor. O Espírito faz novas todas as coisas e desperta a nossa ação com a fé, o amor e a esperança!

Ser missionário é ir ao encontro do Senhor presente em todo o mundo. É levar o Senhor e reconhecê-lo já presente em cada cultura, cada pessoa, cada experiência comunitária em favor da vida. Há um desejo de que todos os povos conheçam a Jesus, não como imposição religiosa mas porque Ele é o grande Irmão que quer o bem, a salvação de toda a humanidade. A missão será tanto melhor quando for capaz de respeitar o jeito de ser de cada povo. Como dizia São Paulo ser grego com os gregos. Atualizando Paulo: precisamos ser índio com os indígenas, negros com os afrobrasileiros, sofredor com o povo das ruas, nômades com os ciganos e refugiados, etc.

Quem quer ser verdadeiro cristão, seguidor de Cristo, deve se tornar totalmente missionário. Não basta ir à missa aos domingos! É preciso assumir o compromisso com o Reino de Deus que continua a sofrer violência. Onde houver uma vida ameaçada, aí o cristão é chamado a dar testemunho do Senhor em favor da vida. Comunga com a vida de Cristo, na Eucaristia, quem é capaz de comungar com a vida dos irmãos e irmãs que sofrem. É missão de todos nós! Ninguém fique fora do grande mutirão da vida que Jesus Cristo começou um dia e continua chamando gente para o trabalho. É um mutirão eterno, porque o Reino é realidade que começa já e vai mais além. Portanto, quem se deixa guiar pelo Espírito de Jesus assumindo a missão está em plena comunhão com o Senhor. Sejamos todos missionários!


Eliomar Ribeiro, é padre jesuíta, capixaba, escritor, poeta, compositor e quando escreveu este artigo vivia em Roma onde preparava o Mestrado em Teologia com especialização em Juventude.
eliomar@jesuitas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário