sexta-feira, 25 de março de 2011

LITURGIA: Celebração de toda a Vida - Eliomar Ribeiro

 

A vida humana é feita de experiências marcantes: nascer, viver, crescer, sorrir, chorar, sofrer, adoecer, morrer, etc. Somos os únicos seres a dar razão de nossas ações. Por isso mesmo é fácil entender a importância da Liturgia para nossas vidas. Ela é ação/celebração de um povo reunido, de uma assembléia. Para nós, seguidores de Cristo, esta ação é memorial festivo da vida, morte e ressurreição de Jesus e da nossa vida, morte e ressurreição em comunhão com todo o cosmos: o universo inteiro reflete a presença e a manifestação de Deus em seu meio.

Por que celebrar? Porque somos humanos e temos necessidade de reafirmar nossa presença no mundo através de sinais e datas que marcam nossa história: recordação da data do nascimento, casamento, bodas de ouro, aniversário do grupo de jovens, etc., e sempre convidamos outras pessoas para comemorar conosco. Ninguém faz festa sozinho!

“Celebrar é parte integrante da vida humana!” Celebramos sempre com outros, no encontro com nossos semelhantes, numa mesma fé, num mesmo desejo de louvar, pedir, agradecer e manifestar nossa adesão ao Deus de Jesus Cristo. Na Celebração Cristã é Jesus mesmo quem vem se ajuntar a nós, na força do Espírito, para a grande e total adoração a Deus Pai.

Nem sempre conseguimos expressar em nossas celebrações todas as dimensões de nossa vida. Somos marcados por uma catequese do sofrimento, onde tudo é pecado e proibido, e nos esquecemos de todo o positivo que impulsiona e sustenta a nossa ação em favor da vida. Nossas celebrações ainda não refletem bem nossa experiência de vida. E mesmo nós, os jovens, nem sempre sabemos “inventar o novo” na liturgia.

Vamos sonhar juntos com o dia em que todos os povos vão celebrar e festejar a Deus do seu modo: a partir de suas culturas, de seus meios específicos, com danças, com ritmos, com expressões corporais e gestos que brotam de um coração que ama plenamente!? Assim, já experimentamos o Reino, tão desejado e proposto por Jesus, que buscamos construir no dia a dia na ternura do nosso Deus Libertador que nos quer sem medo e felizes.

 

 

Eliomar Ribeiro, é padre jesuíta, capixaba, escritor, poeta, compositor e quando escreveu este artigo vivia em Roma onde preparava o Mestrado em Teologia com especialização em Juventude.

eliomar@jesuitas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário