sexta-feira, 25 de março de 2011

Encontro de apresentação da PJ

OBJETIVO
Ø  Identificar os vários passos pelos quais o jovem passa no seu processo de evolução, em cada dimensão;
Ø  Fortalecer a construção da PJ, tendo clareza de sua própria identidade, mística, pedagogia e objetivos;
Ø  Ter jovens amadurecidos nas várias dimensões da sua vida, possibilitando-o a contribuir na construção de uma igreja e sociedade mais autenticamente humanas, justas e evangélicas.

ACOLHIDA (Quebra-gelo)
Ø  Brincadeira: Bagunça e Mudança (Processo de Formação na PJ, nº 2)
Ø  Faça um círculo com cadeiras. As cadeiras devem suportar que os participantes se levantem e se sentem depressa (cuidado com cadeiras plásticas ou muito antigas).
Ø  Tire uma cadeira do círculo e convide uma pessoa para ficar de pé. Esta pessoa deverá contar uma pequena história onde apareçam as palavras: bagunça e mudança. Pode ter ou não algum sentido. Quando aparecer a palavra bagunça, todos que estiverem sentados trocam de lugares com quem estiver à sua direita e quando aparecer a palavra mudança, todos mudam de lugar e quem estava de pé aproveita para sentar. O outro que ficar de pé continua a brincadeira.

OLHANDO A NOSSA REALIDADE
Motivação: Durante a caminhada dos jovens, na PJ, são percorridas várias etapas que precisam ser respeitadas, além disso, é preciso levar em conta e cultivar as diferentes dimensões ou áreas de vivência que compõe a pessoa humana, dimensões estas, que traduzem as necessidades básicas de cada um de nós.
Enquanto ser humano o jovem se relaciona:
Consigo - Quem sou eu? ( Personalização/autoconhecimento )
Com o outro - Quem é o outro?
Como se relacionar com o outro?  (Integração )
Qual o meu papel na sociedade?
Sou responsável pela sociedade que esta ai? ( Conscientização Política )
Como nos organizar? ( Capacitação Técnica )

Com o transcendente - De onde vim? Para onde vou? Qual o sentido da vida?
Quem é meu Deus? Qual sua visão de mundo? Como me relaciono com ele?
Como assumo e vivo a minha fé? (Bíblica / Teológica Teologal)
Estas dimensões estão presentes em cada uma das etapas da Formação Integral da pessoa que são: ( Nucleação, Iniciação, Militância )
- A descoberta do Grupo, necessidade de se encontrar com iguais.
- A descoberta da Comunidade, vida em comunidade.
- A descoberta do Problema Social, necessidade de ir, evangelizar, ajudar e se sentar junto com quem precisa de você, como fazia o Cristo Jesus.
- A descoberta da necessidade de uma Organização mais Ampla, organizar os grupos, paróquia, e assim por diante
- A descoberta das Causas Estruturais ( Análise Social ), analisar o mundo em que vivemos, o que causa a fome, a pobreza, o desemprego, etc
- A descoberta da Militância (Opção Vocacional), quem acredita em um mundo melhor e quer levar esse objetivo adiante
- A descoberta das Etapas Percorridas. ( Maturidade Pedagógica ), olhar para trás e perceber tudo o que foi feito e saber a razão daquilo ter sido feito.

DINÂMICA DE TRABALHO EM GRUPO
Ø  Separar em 05 oficinas: Personalização, Integração, Conscientização Política, Teológica-Teologal, Capacitação Técnica.

Oficina 1 - PERSONALIZAÇÃO:
Ler o texto
Dinâmica: Auto Retrato (Livro: Diálogo e Dinâmicas, pag. 52-53)
- Entregar uma folha para cada participante; pede para que eles desenhem um homem/mulher;
- Em torno da figura os participantes anotarão: diante da cabeça (3 idéias que não se deixará tirar de forma alguma); diante da boca (3 expressões das quais teve que se arrepender em sua vida); diante dos olhos (quais são as coisas que viu e que mais o impressionaram?); diante do coração (quais são os três amores que ninguém lhe arrancará?); diante das mãos (que ações inapagáveis realizou em sua vida?); diante dos pés (quais foram as piores enrascadas em que se meteu?).
- Depois, formaram um carrossel, enumerando-se todos de um a dois, os de nº um, formarão com suas cadeiras um círculo olhando para o interior do mesmo, os de nº dois, formarão outro círculo dentro do interior olhando de frente para os companheiros.
- Em forma de duplas, intercambiarão o desenho e as informações em torno dele.
- Depois de um tempo, o coordenador pedirá aos do círculo interno o favor de girar um lugar para a esquerda, conversando também sobre o mesmo assunto. (até o coordenador julgue oportuno).
- Plenária: 1. Foi fácil ou difícil fazer esta comunicação? Por que? / 2. Esta dinâmica é uma ajuda para você? Em que sentido? / 3. Qual das anotações em torno do desenho lhe custou maior dificuldade? Por quê? / 4. De acordo com o texto e a dinâmica, que conclusões podemos tirar! 5. Trace algumas pistas de ações para melhor trabalhar esta dimensão.

Oficina 2 - INTEGRAÇÃO
Ler o texto
Dinâmica: Pintando o outro (Dinamizar é libertar, pag. 38-39)
- Distribuir tiras de papel, pedindo que cada um escreva seu nome;
- Recolhê-los e colocá-los no meio da sala com o nome virado para baixo, e pedir que alguém misture bem os papéis, e depois todos retiram um nome;
- Pedir que todos se levantem e façam um passeio lendo os crachás, para reconhecer a pessoa que sorteou (permanecer em segredo);
- Distribuir uma folha de papel ofício para cada participante, cada um desenha o rosto da pessoa sorteada, em face da exposição de todos os desenhos;
- O grupo deve identificar os desenhos com os participantes.
- É a imagem do indivíduo perante o coletivo; Ver quem acertou; Pedir por parte do desenhista sua explicação;
- Plenária: 1. O que senti ao realizar esta dinâmica? / 2. Como vi meu companheiro sorteado? / 3. De acordo com o texto e a dinâmica, que conclusões podemos tirar! / 4. Trace algumas pistas de ações para melhor trabalhar esta dimensão.

Oficina 3 - CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA
Ler o texto
Dinâmica: A Ponte (Dinamizar é libertar, pag. 130-132)
- Uma curta fala sobre a vocação batismal, de todos;
- Entregar o texto da ponte para uma leitura em grupo.
- Plenária: 1. Que aspectos da história chamam a atenção? / 2. O que diz isso para quem deseja viver a fé cristã e política? / 3. Se Jesus Cristo denunciava os injustos, como eu, assumo na minha minha vida o seu projeto. / 4. O que podemos fazer para influir na mudança de estruturas e na implantação da sociedade que queremos? / 5. De acordo com o texto e a dinâmica, que conclusões podemos tirar! / 6. Trace algumas pistas de ações para melhor trabalhar esta dimensão.

Oficina 4 - TEOLÓGICA-TEOLOGAL
Ler o texto
Dinâmica:
- 1º Trabalho individual, respondendo duas questões: 1. Como Deus age em minha vida? 2. Quais as razões da minha fé? 3. Se Jesus Cristo denunciava os injustos, como eu, assumo na minha vida o Projeto de Jesus.
- 2º Dividir em 2 grupos: Partilhar as reflexões individuais/ Tirar algumas idéias no sentido de construir um credo.
- Plenária: 1. De acordo com o texto e a dinâmica, que conclusões podemos tirar! 2. Trace algumas pistas de ações para melhor trabalhar esta dimensão. / 3. Finalizar o credo.

Oficina 5 - CAPACITAÇÃO TÉCNICA
Ler o texto
Dinâmica: Construindo o T
- Escolher 2 observadores (1 para cada grupo)
- Dividir em dois grupos, e pedir que um grupo ajude o outro a construir o T. (virados de costa um grupo para o outro), até conseguirem montar.
- Observador: observa as atitudes de cada pessoa, as técnicas usadas, atitudes de entusiasmo, comunicação, colaboração, desânimo,...
- Plenária: 1. Exposição dos observadores. / 2. De acordo com atitudes que cada um teve, durante a dinâmica, isso é comum em nosso dia a dia? / 3. As pessoas em um grupo de jovens precisam ter: criatividades, pensar métodos (maneiras) de se trabalhar, para atender as necessidades. Nesta dinâmica, surgiram opiniões, métodos, para se concluir a tarefa? Quais? / 4. Isso acontece, em nossos grupos de jovens? / 5. Você sabe assumir compromissos? Ou será que os outros devem lembrá-los? / 6. De acordo com o texto e a dinâmica, que conclusões podemos tirar. / 7. Trace algumas pistas de ações para melhor trabalhar esta dimensão.

PLENÁRIA
Ø  Exposição de todos os trabalhos;
Ø  Fechamento da exposição, por parte do assessor.

CONFRONTO COM A PALAVRA / VIDA DE JESUS
Ø  Iluminação Bíblica: Mateus 25, 14-30

CONSTRUINDO O NOVO
Ø  Cada oficina, apresentará pistas de ações para melhorar se trabalhar com as dimensões

AVALIAR
Ø  Rever e avaliar a reunião

CELEBRANDO A VIDA
Ø  Música ambiente. Todos sentados ou deitados, em um tapete;
Ø  Personalização: Pedir que eles reflitam em sua pessoa, como ele/ela é, suas qualidades, seus defeitos, suas ações, pedir que conversem com Cristo;
Ø  Integração: Pensar como deve ser minha relação com as outras pessoas, de respeito, de compreensão, de carinho, de amor; Sentado; de acordo com o que pensou, sobre a relação sua com os outros, conhece a pessoa que está próxima a você, acariciando-o, olhando em seus olhos;
Ø  Conscientização Política: Levantado, ao seu redor, tem recortes das injustiças que acontecem em nosso mundo, escolha um recorte, que você se caracteriza e seja o seu compromisso pessoal. Cole-o em seu peito;
Ø  Teológica - Teologal: Pegar um símbolo e a Bíblia, representando seu compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo. Erguendo aos céus, e dançando, ofereça em prece pessoal o seu compromisso;
Ø  Capacitação Técnica: Dar o Abraço da Paz, e dizer: Te espero aqui amanhã.

BIBLIOGRAFIA:
- Dimensões da Formação Integral na PJ ((Cadernos de Estudos da Pastoral da Juventude Nacional) Nº 2, CCJ, São Paulo/SP, 1992.
- Como Trabalhar com Iniciantes (Cadernos de Estudos da Pastoral da Juventude Nacional) Nº 4, CCJ, São Paulo/SP, 1992.
- BOTERO, Sílvio. Diálogo e Dinâmicas, Edições Loyola, São Paulo/SP, 1986.
- Dinamizar é Libertas, 3ª Edição, IPJ, Porto Alegre/RS, 1995.
- Processo de Formação na PJ, nº 2, Abrindo Caminho, CCJ, São Paulo/SP, 1992.
Material adaptado do blog da PASTORAL DA JUVENTUDE DE JOINVILLE - SC

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