sexta-feira, 25 de março de 2011

ADVENTO: tempo de alegre espera - Eliomar Ribeiro

 
Uma breve reflexão sobre o Advento que está inserido dentro do Ciclo do Natal. De onde vem esta palavra e qual seu significado? Qual a duração da celebração do Advento na Igreja cristã?

Antes de tudo vale lembrar que com o Advento iniciamos o Ano Novo da Igreja: o Ano Litúrgico. A Igreja vive durante cada dia do ano a Ação redentora de Jesus Cristo no meio da humanidade. Podemos dizer que tudo começou com a Ressurreição, que lançou luz para toda a experiência dos seguidores e seguidoras de Jesus. As grandes festas foram aparecendo depois. Os cristãos sentem a necessidade de celebrar toda a vida de Jesus: nascimento, morte e ressurreição.
A Palavra Advento é de origem latina, "Adventus". Antes de ser utilizada pelo cristianismo tinha um duplo sentido que nos ajuda para entender o motivo que levou o cristianismo a usá-la. Primeiro acreditava-se que a divindade vinha a seu templo uma vez por ano, num dia fixo, para visitar seus fiéis durante o culto e trazer-lhes salvação. Era o chamado "adventus", dia da vinda. Muitos templos só abriam suas portas naquele dia determinado. O outro sentido era exprimir a primeira visita oficial duma pessoa importante, principalmente para tomar posse e assumir o governo ou algum cargo importante. Tal dia era chamado também de "adventus" ou, em grego, "epifania".
Para o cristianismo o Advento está ligado com as experiências do povo de Deus desde o Antigo Testamento. Muitos são os profetas que falam das visitas e da vinda de Javé a seu povo para realizar suas promessas ou para castigar a infidelidade do povo e, assim, assegurar a sua salvação. O dia da visita era chamado de "Dia de Javé", ou "Dia do Senhor". A experiência cristã nos revela que Deus realizou esta visita na pessoa de Jesus Cristo. Quando o velho Simeão toma o menino nos braços agradece a manifestação de Deus: "Meus olhos viram a salvação que preparaste diante de todos os povos" (Lucas 2,30-31). Advento para nós cristãos é, portanto, espera alegre, arrumar a casa, para celebrar a chegada do Menino Deus que vem morar no meio de nós.
O Advento é um tempo de preparação. Durante quatro semanas a comunidade cristã se prepara para a festa do nascimento de Jesus. Não importa que não saibamos ao certo o dia do nascimento dele, o que vale é que pela importância de sua pessoa nas nossas vidas e na vida da Igreja sentimos o desejo de celebrar o seu Natal, de fazer festa a cada ano.
Você já ajudou a preparar uma festa de aniversário? Então sabe perfeitamente que a preparação já é também celebração festiva. Assim é o Advento. Com alegria no coração os cristãos aguardam a "noite feliz". As cores, as músicas, os símbolos, devem revelar este momento de preparação. Em muitas comunidades costuma-se fazer uma coroa de ramos verdes, com quatro velas e acender uma vela a cada Domingo. Neste período também acontece a Novena do Natal, experiência de encontro nas famílias para preparar juntos o nascimento de Jesus. A mãe grávida é o símbolo maior.
Que tal você com seu grupo, sua comunidade, preparar algo bem legal para o Natal? Em muitas comunidades do interior neste período formam-se os grupos de reisados, pastorinhas, folias do Natal, que cantam de porta em porta, pedindo esmola para a festa do Menino que é celebrada na Epifania. Você também pode organizar um grupo para cantar bonito na noite do Natal. Escolha um canto bonito e mãos à obra. Boa preparação!
Eliomar Ribeiro, é padre jesuíta, capixaba, escritor, poeta, compositor e quando escreveu este artigo vivia em Roma onde preparava o Mestrado em Teologia com especialização em Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário