sexta-feira, 25 de março de 2011

ARQUIDIOCESE DE MANAUS - PASTORAL DA JUVENTUDE: LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

ARQUIDIOCESE DE MANAUS
PASTORAL DA JUVENTUDE
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

      

INTRODUÇÃO

Orientações Gerais sobre a prática da L.O.B.
  1. História
    1. Lectio Divina = leitura orante = leitura divina
    2. Tradição dos pobres
    3. Vida Religiosa
  2. Critérios:
    1. Olhar para o que é nosso – DEUS É AMOR (1 Jo 4,8)
    2. Várias maneiras de olhar: literário (ver de perto o texto), histórico (olhar a situação do povo) e teológico (escutar a mensagem de Deus)
    3. REALIDADE↔COMUNIDADE↔TEXTO
    4. Não basta a razão, a leitura deve considerar : a tradição viva da Igreja, a unidade de toda a Escritura, a analogia da fé.
  3. Objetivo
    1. Descobrir o sentido pleno do texto bíblico
    2. Impedir que ele seja manipulado
    3. Evitar que o texto seja isolado
                                          i.    Do seu contexto
                                        ii.    Da tradição
                                       iii.    Da vida atual da Igreja
  1. Níveis:
    1. Leitura
    2. Meditação
    3. Oração
    4. Contemplação

ROTEIRO LOB
Acolhida, Oração
- Oração Inicial invocando a luz do Espírito Santo (pode ser cantado)

Leitura do Texto: (Mt 5, 43-48).
-          Fazer uma leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio.
-          Ficar calado para que a Palavra possa calar em nós
-          Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo o que foi lido.

O Sentido do Texto
-          Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto.
-          Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente.
-          Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido.

O sentido para nós
-     Ruminar o texto com toda a atenção.
-          Aplicar o sentido do texto á situação que vivemos.
-          Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia.
-          Situar o texto, no Plano de Deus que se realiza na historia.

     Rezar o texto
-          Ler de novo o texto com toda a atenção.
-          Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus.
-          Rezar o texto, partilhando as luzes e as forças recebidas.

     Contemplar, compromete-se
-          Expressar o compromisso a que a leitura orante nos levou.
-          Resumir tudo numa frase para levar com consigo durante o dia.
     Um salmo
-          Achar um salmo que expresse tudo o que foi vivido no encontro.
-          Rezar o salmo para encerrar o encontro.




ARQUIDIOCESE DE MANAUS – SETOR 06
PASTORAL DA JUVENTUDE
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Leitura Orante feita em Grupo (com mais de três pessoas)

“Jesus apresentou-se no meio deles e disse: ‘ A paz esteja com vocês!’  Em seguida, abriu-lhes a mente para que entendessem a Escritura. E disse ainda: ‘ O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse. Ele vos conduzirá à verdade plena’”. 

Objetivo: Incentivar cada um (a) a descobrir através da Leitura orante a importância da oração pessoal e coletiva na vida dos grupos de jovens.

Ambientação: sala e cadeiras com espaço suficiente para o grupo se sentir à vontade (pode ser feita uma ornamentação de acordo com a criatividade).
                       É bom que todos tenham bíblia e material para anotação.
                     
1 - Acolhida: Sejam todos bem vindos (as). Estamos experimentando um jeito novo e prazeroso de escutar a Palavra de Deus.  Fizemos uma experiência pessoal de oração e também rezamos em trio. Agora vamos rezar com um grupo maior (grupo de jovens).

2 - Oração: Peçamos a presença do Espírito de Deus em nosso meio cantando.
 Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro  se iluminou, a esperança na terra brotou e um povo novo deu-se as mãos  e caminhou!
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor!

3 - Acolhida da Palavra de Deus: Fazer a acolhida da Bíblia que passará de mão em mão, enquanto todos cantam.
Refrão: é como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa.
Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal (bis).

4- Leitura do Texto: (Lc 10, 38-42 - ler três vezes) Feita por um casal.
Animador:  Fazer uma leitura lenta e atenta, observando todos os detalhes do texto.
                   Fazer  um momento de silêncio para que a Palavra possa penetrar no coração dos participantes.

5 - Repetir o texto em mutirão: o animador convida todos a fechar a Bíblia e  tentar lembrar tudo o que foi lido.

6 - O Sentido do Texto: O que este texto diz para a comunidade de Lucas?
-          Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto.
-          Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente.
-           Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido.

7 - O sentido para nós: O que este texto diz para nós (pessoas, grupos e comunidades)?
-          O animador tenta fazer com que o grupo ligue o sentido do texto, à situação que vive.
-           Quais são outros textos da Bíblia que trazem essa mensagem.

8 - Rezar o texto: quais as  luzes e as forças recebidas a partir dessa leitura?
-          O animador convida o grupo a ler novamente o texto (pode ser feito por outro casal). 
Canto: Quando Jesus a terra visitou a boa nova da justiça anunciou, o cego viu, o surdo escutou, e o oprimido das correntes libertou!
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor!

-          Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus.
-           Rezar o texto: quais as  luzes e as forças recebidas a partir dessa leitura?

    9.  Contemplar, compromete-se: o que esse texto me faz dizer a Deus?
-           Cada um (a) Expressa o compromisso a que a leitura orante o/a levou, dizendo em forma de frase, ou canto, que levará com consigo durante o dia.

      10.   Um salmo
-           O grupo acha um salmo que expresse tudo o que foi vivido no encontro, rezando-o para encerrar.          

      Canto: Nosso poder está na união,  o mundo novo vem de Deus e dos irmãos.
                  Vamos lutando contra a   divisão e preparando a festa da libertação.

Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor

                  Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão.
                  A força nova é o poder do amor, nossa fraqueza é força em Deus libertador!





ARQUIDIOCESE DE MANAUS – SETOR 02
PASTORAL DA JUVENTUDE

CANTOS CELEBRATIVOS



1. É COMO A CHUVA QUE LAVA
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. (bis)
- Tenho medo de não perceber, de fingir que não escutei. Tenho medo de ouvir Teu chamado, virar pr'outro lado e fingir que não sei.
- Tenho medo de não responder, de não ver Teu amor passar. Tenho medo de estar distraído, magoado e ferido e então me fechar.
- Tenho medo de estar a gritar e negar-te meu coração, tenho medo do Cristo que passa, e oferece sua graça e lhe digo que não.

2. TODA PALAVRA DE DEUS
- Toda palavra de vida é palavra de Deus toda ação de liberdade é a divindade agindo entre nós. (2X)
- Boa nova em nossa vida Jesus semeou o evangelho em nosso peito é chama de amor. (2X)
- Aleluia, aleluia bendita palavra que faz libertar. (2X)

3. FAZEI RESSOAR
Fazei ressoar, ressoar a palavra de Deus em todo lugar (bis)
Na cultura e história vamos expressar levando a palavra de Deus em todo lugar. Vamos lá.
2.Juventude caminho aberto vamos construir, fraternidade, renovação vamos transmitir. Vamos lá.

4. TODA PALAVRA DE DEUS
- Toda palavra de vida é palavra de Deus toda ação de liberdade é a divindade agindo entre nós. (2X)
- Boa nova em nossa vida Jesus semeou o evangelho em nosso peito é chama de amor. (2X)
- Aleluia, aleluia bendita palavra que faz libertar (2X)

5. PAI NOSSO DOS POBRES MARGINALIZADOS
Pai Nosso dos Mártires dos torturados.
1. Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida. Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida. Teu Reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão. Maldita toda violência que devora a vida pela repressão.
2. Queremos fazer tua vontade: és o verdadeiro Deus libertador. Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.  Pedimos-te o pão a vida, o pão da segurança, o pão das multidões, o pão que traz a humanidade, que constrói a vida em vez de canhões.



3. Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte, perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais forte. Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos prevalecidos. Pai  Nosso revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos.

6. MANTRAS

" INDO E VINDO, TREVAS E LUZ
TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ"(BIS)

" ONDE HÁ O AMOR, E A CARIDADE
ONDE HÁ O AMOR, DEUS AÍ ESTÁ

'DESDE A MANHÃ TE PREPARO UMA OFERENDA, E FICO SENHOR A ESPERA DO TEU SINAL"  

7.  Liberdade
Liberdade Vem E Canta Esse Novo Sol Que Vem, Canta Com Alegria O Escondido Amor Que No Peito Tem.
Mira O Céu Azul, Espaço Aberto Pra Te Acolher (Bis)
Liberdade Vem E Pousa Nesta Dura América Triste E Vendida, Canta Com Os Seu Gritos Nossos Filhos Mortos E Paz Ferida.
Mira Esse Lugar, Desejo Aberto Pra Te Acolher (Bis).
Liberdade, Liberdade És O Desejo Que Nos Faz Viver, És O Grande Sentido De Uma Vida Pronta Para Morrer.
Mira O Nosso Chão Banhado Em Sangue Pra Reviver.
Mira A Nossa América Banhada Em Morte Pra Renascer ( Bis ).

8.  Vence A Tristeza

Vence A Tristeza Enxuga O Pranto, Ó Meu Povo Vem Cantar Um Canto Novo Deus Da Vida Aqui Está.(Bis)

Que Ama A Deus Está Unido Ao Seu Irmão. Não Há Porque Ficar Com Medo E Sem Saber. O Que Vai Ser Do Mundo Amanhã Quem Da Fome Vai Sobreviver? Está Em Nós A Luz Do Amor Que Vai Vencer.(Bis)

O Pobre Grita E Seu Grito Não É Em Vão. E Cada Esforço Em Nome Dele Vai Valer.É Por Isso Que Eu Vou Cantar. Deus Amigo Me Escuta E Me Vê. Semente Boa Esta Na Terra E Vai Nascer.(Bis)
Como é bonito ó meu deus a terra, o mar, a flor, o pássaro e uma mão plantando a paz. tudo é nosso e nós somos irmãos. o futuro é a gente que faz. deus é amor e quem amar sempre é capaz.(bis).



9. Se calarem a voz dos profetas
Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão/ se fecharem uns poucos caminhos mil trilhas nascerão/ muito tempo não dura a verdade nestas margens estreitas demais/ Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.
É Jesus este pão da Igualdade, viemos pra comungar com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar/ Comungar é tornar-se um perigo: viemos pra incomodar. Com a fé e a união nossos passos um dia vão chegar.
O espírito é vento incessante que nada há de conter/ Ele sopra até o absurdo que a gente não quer ver
No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou/ nosso Deus ficou ao lado dos pobres colhendo o que sobrou
O poder tem raízes na areia, o tempo o faz cair/ união é a rocha que o povo usou pra construir
Toda luta verá o seu dia, nascer da escuridão/ ensaiamos a festa e a alegria fazendo comunhão.

10.Momento Novo
Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo.
É hora de transformar o que não dá mais, sozinho, isolado, ninguém é capaz.
Por isso vem entra na roda com a gente também, você é muito importante! (bis) vem!
A força que hoje faz brotar a vida, atua em nós pela sua graça.
É Deus que nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar, por isso vem...

11.VIRÁ O DIA EM QUE TODOS
AO LEVANTAR  A VISTA
VEREMOS NESTA TERRA
REINAR A LIBERDADE.(BIS)
Minha alma engrandece o Deus libertador,
Se alegra meu espírito/ Em Deus meu Salvador,
Pois Ele se lembrou/ Do seu povo oprimido,
E fez da sua serva/ A  mãe dos esquecidos.
Imenso é seu amor/ Sem fim sua bondade,
Pra todos que na terra,/ Lhe seguem na humildade.
Bem forte é nosso Deus, Levanta o seu braço,
Espalha os soberbos, / Destrói todos os males.






ARQUIDIOCESE DE MANAUS – SETOR   02
PASTORAL DA JUVENTUDE
OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES

Ambientação: chão limpo, flores, incenso e símbolos da PJ...

Início: Mantra - 'DESDE A  MANHÃ TE PREPARO UMA OFERENDA, E FICO SENHOR A ESPERA DO TEU SINAL".

Leitura Bíblica: “ A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: ‘Antes de modelar-te no seio de tua mãe, antes de saíres do teu ventre, eu te conhecia; / eu te consagrei; eu faço de ti um profeta para as nações’.
                          Eu disse: ‘Ah ! Senhor Deus, eu não sei falar, sou jovem demais’.
                          O Senhor respondeu-me: ‘ Não diga sou jovem demais. Para onde eu te enviar, irás; tudo o que eu te ordenar, falarás; não tenhas medo de ninguém: eu estou contigo para te libertar – Oráculo do Senhor’.
                         Estendendo a mão, o Senhor tocou minha boca  e disse: ‘ Eis, eu ponho minhas palavras na tua boca. Vê, hoje te confiro autoridade sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e derrubar, para arruinar e demolir,/ para construir e plantar’”.
                       Palavra do Senhor: Amém !

Recordação da Vida: fazer um momento pessoal e depois partilha em trio respondendo: Como foi seu chamado ? Que pessoas marcaram sua caminhada ?

Partilha da Palavra: Também em trio partilhar a Palavra? O que mais me toca, mais me chama a atenção? 
                                    Partilha em grupo maio, intercalado com cânticos.

Salmo 139 – 2ª Versão 


Tu me conheces quando estou sentado,
Tu me conheces quando estou em pé,
Vês claramente quando estou andando,
Quando repouso tu também me vês.
Vais as raízes do meu pensamento,
Tu advinhas todo o meu dizer,
Para ficar longe do teu Espírito,
O que farei ? Aonde irei ? Não sei.

Para onde irei, para onde fugirei ?
Se subo ao céu ou se me prosto no abismo eu te encontro lá.
Para onde irei ? Para onde fugirei ?
Se estou no alto da montanha verdejante ou nos confins do mar...

 Se eu disser às trevas que me escondam,
E que não haja luz onde eu passar,
Pra ti, Senhor, a noite é claro  dia,
Fazes da noite, luz irradiar.
Tu me teceste no seio materno,
E me formaste com tuas próprias mãos.
As tuas obras são maravilhosas,
Agradecido faço louvação.

Em teu segredo quando fui pensado
E fui gerado em fecundo chão,
Meu ser profundo não desconheceste,
Sempre me viste em toda a minha ação.
A minha história em teu livro escrita,
Ali teus olhos viram meu agir.
Meus dias foram por ti calculados,
Bem mesmo antes de eu existir.


Ó meu Senhor, olhando os teus projetos,
Para entende-los limitado sou:
Incalculáveis como grão de areia ...
Quando desperto ainda contigo estou.
Os opressores todos que me cercam,
Por tua força sejam destruídos, Homens ijustos que a ti renegam,
Sempre serão, Senhor, meus inimigos.

Olha-me, Deus, vê meus pensamentos,
Vem, examina meu coração.
Meus passos tira do caminho errado
Guarda minha vida em toda retidão.
Glória te damos, Deus, para todo o sempre
Glória a Jesus, o nosso salvador.
Glória  e louvor também ao Santo Espírito,
Que se revela, mãe de terno amor.




Preces Espontâneas ( e do Ofício)

Pai Nosso: dos Mártires

Benção Final.




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário