sexta-feira, 25 de março de 2011

Pistas Pastorais Para o Novo Milênio - Enfocar a centralidade de Jesus Cristo - Pe. Jorge Boran

No passado, a tendência de enfatizar em demasia as dimensões psicológicas, recreativas ou sociais da fé colocou importantes elementos da identidade cristã nos bastidores. Dentre todos estes, o principal é a centralidade de Jesus Cristo. A meta principal da pastoral da juventude é evangelizar os jovens, colocá-los em contato com a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Tudo o que fizermos deve fazer parte de um processo mais amplo, que tem em seu ponto culminante, a fé pessoal num Deus que tomou a forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Trata-se de uma fé que é um encontro pessoal mais do que o estudo de doutrina abstrata. Esse é o centro do processo de evangelização; se deixarmos isso de fora, perdemos nossa identidade.

Os adolescentes podem fazer parte de grupos de jovens por diversas razões: o ambiente amigável e receptivo, a necessidade de partilhar suas dificuldades com outros, a vontade de formar um relacionamento mais profundo com alguém do sexo oposto. Assessores da juventude experientes e educadores religiosos percebem que pode existir muito pouca fé pessoal envolvida. Estão conscientes de que, enquanto as necessidades humanas são um ponto de partida importante, elas não são a meta final.

Todavia, para muitos, Jesus é uma imagem distante, de dois mil anos atrás, com nada para dizer aos desafios que eles enfrentam diariamente em suas vidas. Conseqüentemente, a metodologia e a estratégia usadas para facilitar o encontro pessoal dos jovens com a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo devem levar em consideração suas psicologia e culturas. Uma abordagem tradicional tende a "desligar os jovens". O desafio é contar a história de Jesus de tal forma que ele seja visto, atualmente, vivo e relevante. As celebrações bem preparadas podem ser meios privilegiados para atingir esse objetivo.

Conversando sobre o assunto
1. Quais são as idéias importantes neste texto?
2. O que significa Jesus Cristo para a maioria dos Jovens que você conhece?
3. O que significa Jesus Cristo para você?
4. Como trabalhar a centralidade de Cristo em nosso grupo ou pastoral?

Pe. Jorge Boran
Presidente do CCJ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário