sexta-feira, 25 de março de 2011

PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES : SUBSÍDIO SEMANA DA CIDADANIA/2005 (3 encontros)

SUBSÍDIO
SEMANA DA CIDADANIA/2005
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
O BRASIL QUE A JUVENTUDE QUER...
PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES

  


APRESENTAÇÃO



            Com o tema “Políticas Públicas para a Juventude”, a Semana da Cidadania/2005, que completa 10 anos, traz o lema “O BRASIL QUE A JUVENTUDE QUER...” tratando  da utopia de se criar um “Projeto Popular” para o Brasil, que atenda as necessidades oriundas  do povo, com ênfase para as demandas dos mais pobres, esquecidos nesse mundo, mas destinatários primeiros da boa nova de cristo para a humanidade.
            E o primeiro passo para transformar a realidade brasileira é conhecer de fato no nosso município, com suas estruturas de poder e com seus atores do meio social que, organizados no meio popular, associações de moradores, sindicatos, grêmios estudantis, entre outros, transformam a realidade local. É o diálogo entre e o poder constituído e a sociedade civil organizada que permite a implementação de políticas públicas que atendam as demandas populares.
            Esse subsídio apresenta dois encontros e uma celebração, para serem vivenciados no grupo de jovens da comunidade, visando despertar no jovem a exigência cristã de se intervir no meio popular e no ambiente governamental, como forma de se garantir o bem comum a toda criação divina. Foi elaborado por uma equipe da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude em consonância com o proposto pela Pastoral da Juventude Nacional. Nos anexos, ao final do material, estão sugestões de cantos para animar os encontros e a celebração.
            Que o Deus de amor-gratuito nos ilumine e que os trabalhos em grupo organizados a partir desse subsídio possa nos encorajar para o alcance do “iniludível momento da ruptura” (Gustavo Gutierrez), sinônimo da adesão total, de nossa parte, à Pessoa, à Proposta e ao Projeto de Nosso Senhor Jesus Cristo para a humanidade.

Viana, 09 de março de 2005.


Júnior, Valdeir e Sidnéia
Equipe da CAPJ responsável pela confecção do subsídio


1º Encontro:
Juventude e Cidadania:
Os tambores tocam, é hora de se organizar.

Objetivo: Despertar nos membros do grupo de base a importância da consolidação da Cidadania plena para a efetivação do estado de bem comum.

Preparando o ambiente:
  • Folhas chalés com os lemas das nove Semanas da Cidadania anteriores;
  • Bandeira da PJ;
  • Cartaz da CF/2005;
  • Cartaz da Semana da Cidadania/2005;
  • Cadeiras para a dinâmica proposta

Oração inicial: Motivação espontânea


Discutindo o tema:

Dir. 1 -            A Semana da Cidadania é uma atividade da Igreja Católica, realizada desde 1996, coordenada pela Pastoral da Juventude do Brasil, que propõe uma série de atividades sobre o tema da cidadania, com um lema específico para cada ano. A Semana da Cidadania passou a ser uma atividade nacional a partir de 1996. Com ela, desejamos resgatar, valorizar e nos colocar nas fileiras das lutas populares e movimentos organizados de resistência indígena, negra e popular.
 (neste momento o coordenador convida membros do grupo a declamarem de forma forte e nítida o Lema da cada ano, que estará no centro da roda).

Temas da Semana da Cidadania:
  • 1996 — Você vai ficar de fora? Faça seu título e vote consciente;
  • 1997 — Um grito por liberdade;
  • 1998 — Democracia: exercício de liberdade;
  • 1999 — Desemprego: Juventude sem sonho, país sem futuro!
  • 2000 — Sem essa de exclusão! Jovem, agora são outros 500;
  • 2001 — Vida que te quero viva!
  • 2002 — Animemos a Esperança, Construamos a Paz – Direito de ser diferente;
  • 2003 — É preciso saber viver !
  • 2004 — América Latina: Construindo democracia como bem comum.

Dinâmica:
Dança das cadeiras: Colocar uma cadeira  para cada participante do grupo, deixando apenas um  sem. Escrever em cada cadeira um “direito social” Ex: direito a saúde, direito a educação de qualidade, direito ao trabalho, direito a ter acesso a cultura e lazer, etc. Se houverem muitos participantes, os direitos podem se repetir. Depois procede a brincadeira tradicionalmente conhecida. Coloca a música e cada vez que o coordenador da dinâmica parar a música, todos devem sentar e sobrará sempre uma pessoa. Esta é excluída  da brincadeira e uma nova cadeira com um “direito” é retirada. A brincadeira segue até obter o vencedor.

Depois o grupo pode refletir:  O que  tem haver esta dinâmica com a nossa vida?

Dir. 2 - Se procurarmos num dicionário o significado da expressão Cidadania, encontraremos provavelmente a seguinte explicação: Qualidade de cidadão; gozo dos direitos políticos, civis, e sociais. Entende-se por direitos políticos, por exemplo,  a oportunidade de votar, ser votado, eleger o presidente; por direitos civis, a faculdade de contrair(ou não) matrimônio, comprar ou vender um terreno e, sobretudo, de questionar a prestação de serviços quando mal atendido(direito de proteção ao consumidor); como direito social, entende-se as questões referente ao direito a emprego, a remuneração justa, a serviço médico-hospitar público decente, a educação de qualidade, enfim: aqui se encontram as maiores dívidas públicas do Governo com a sociedade, notoriamente com os mais empobrecidos.
           
Dir. 1 - Vivemos, em nosso país, um processo de construção da Cidadania plena. Resgatamos 04 marcos dessa consolidação: (o dirigente pode convidar membros do grupo para lerem cada um desses marcos ou usar outra idéia criativa)

  1. Lei da Anistia: Após muita articulação, luta e sangue derramado por vários militantes que ousaram em levantar a voz contra os horrores da Ditadura Militar, os condenados por crimes políticos(subversão ao sistema/governo vigente,  apologia ao comunismo...) foram libertos do cárcere ou,s e exilados,  puderam retornar ao Brasil, sem o risco de serem torturados ou trancafiados nos porões do Regime Militar. A Anistia foi de extrema importância para a recuperação do direito do povo de eleger seus representantes  políticos.

  1. Campanha “Diretas Já!”: Movimento que uniu artistas, personalidades e políticos de centro-esquerda no intuito de aprovar uma emenda constitucional para retornar o Direito do povo eleger seu presidente de forma direta. Comícios que desafiavam o governo Militar reuníram  milhões de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Apesar da derrota no Congresso Federal, Demonstrou a articulação e o poder da união do povo, sendo um presságio para a reforma constituinte.

  1.   Promulgação da Constituição de 88: Conhecida como  Constituição Cidadã, é uma das mais completas do Mundo, baseada no Estado Democrático de Direito. Restabeleceu a eleição direta para Presidente da República e os direitos civis, políticos e sociais do cidadão brasileiro.

  1. Impeachment do Presidente Collor(1992): Acusado de desvios financeiros na campanha  e de corrupção em pleno mandato, Fernando Collor, primeiro presidente eleito diretamente após o período da ditadura militar, foi impedido de permanecer no comando do Executivo do país e teve seus direitos políticos cassados por 08 anos. Fato marcante foi à presença dos “cara-pintadas”, jovens vestidos de preto e pintados no rosto por tintas verde e amarela, em reposta negativa ao pedido do Presidente de que quem o apoiasse tomasse as ruas vestindo camisas  verde-amarelas.

Dir. 2 - Esse ano, a Semana da Cidadania continua a trabalhar o temas “Políticas Públicas para a Juventude”, e traz o lema “O BRASIL QUE A JUVENTUDE QUER...”  nos convidando a conhecer mais a fundo as estruturas de poderes do município e os seus representantes(prefeito, vereadores, juízes, promotores, delegados  e outros). Queremos  debater o que são políticas públicas e qual é o nosso papel  na Construção de um mundo — município — mais justo.

Canto (sugestões): “Baião das Comunidades”, n.ª 1199 do Cantai

Reflexão a luz da palavra



Leitor 1:  Uma fé voltada só para a oração e cumprimento de sacramentos/ritos vazios não agrada a Deus.  Ouçamos com atenção as palavras do Profeta Isaías.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 1, 10-20).


Perguntas para discussão:

 1 - Deus condena o culto de uma sociedade estruturada na injustiças e  quer, em primeiro lugar, uma vida social que defende os fracos e liberte os oprimidos. O que isso tem a ver com a definição do tema Cidadania?

2 - Quais poderiam ser outros marcos(pilares) da efetivação da Cidadania Plena no Brasil? E no nosso município?

3 -   Numa releitura contemporânea, o profeta Isaías insinua uma preocupação em    globalizar o  amor por intermédio da consolidação da Cidadania plena. Quais ações, caminhos, podem nos levar hoje a essa consolidação?



Canto: (sugestão): Vida de Gado(Zé Ramalho)

Oração Final: motivação espontânea




2º Encontro:
Conhecendo o Município:
Quem tece os fios das políticas públicas?

Objetivo:
Entender a organização municipal e como são construídas as políticas públicas.

Ambientação:
  • Bandeira ou símbolos que lembram o município;
  • Bandeira da PJ;
  • Cartaz da Semana da Cidadania/2005;
  • Cartaz da CF/2005;
  • Recortes de jornais/revistas contendo notícias sobre o município

Oração Inicial:
            Declamação do texto “o Analfabeto Político”
Sugestões: pode ser declamado por um jovem vestindo um saco de lixo ou um pacote que esconda o seu rosto ou por um jovem utilizando um nariz de palhaço, etc.

O ANALFABETO POLÍTICO

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política.
Não sabe que de sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o explorador das empresas nacionais e multinacionais.
(Bertold Brecht)

Dinâmica:
            Com os recortes de jornais, dividir os membros em sub-grupos para confeccionar painéis que representem a realidade sócio-político-econômica do município.


Discutindo o tema do Encontro:

Dir 1 -  As diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil sugerem “uma participação mais  significativa da Igreja na sociedade” e a participação na construção de uma sociedade mais justa e solidária, a serviço da vida e da esperança.

Dir 2 - Portanto, há um clamor profético para que o autêntico cristão, baseado numa espiritualidade libertadora,  possa ocupar espaços sociais que possibilitem a vivência da cidadania. Esse engajamento está para além do ato de votar, mas de realmente fiscalizar as ações dos candidatos eleitos, de participar ativamente de movimentos da sociedade civil organizada, para que os governos  sintam-se pressionados a atender as necessidades do povo de comer, beber, vestir, divertir, trabalhar, estudar, entre outras. Isso são políticas  públicas, e essas ações só saem do papel para a prática com através da participação popular.

Dir 2 - Dessa forma, acreditamos tornar a expressão Cidadania sinônima de Evangelho: Boa Nova Daquele que resumiu sua vinda a Terra da seguinte forma: “Eu vim para que todos tenham vida, vida plena e abundante.” (Jo 10, 10).

Refletindo a luz da palavra:

Dir 1 - Jesus, entre milagres e momentos de intensa oração, fez questão de expressar seu Projeto em um programa de atividades.

Canto de aclamação: “Vamos todos bendizer”. N.º 343 do Cantai ao Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Lc 4, 14-21.
Chaves para reflexão:
  1. Ao  reportar-se a um texto de Isaías o que Jesus queria anunciar?
  2. No ano de graça eram perdoadas todas as dívidas e se retribuíam fraternalmente todas as terras  e propriedades. Numa releitura atual, qual a relação entre  o  “ano de graça” , proposto por Jesus e as políticas públicas?
3        Como está a organização política em nosso bairro ou município? Conhecemos quem são os vereadores do nosso município? E de nossa Região?
  1. Como e onde participamos ou podemos participar da política?

Canto(sugestões): O tempo não pára; Que país é este, Momento Novo ( n.ª 1191), Se é pra ir pra Luta.

Gesto concreto:

Dir. 2 – Agora é hora de agir. A partir da reflexão fizemos somos chamados a dar a nossa contribuição como jovens cidadãos e cristãos, no anseio de um mundo melhor. Que ações podemos desenvolver como gesto concreto para a Semana da Cidadania em nosso bairro e comunidade?

Oração Final: Motivação Espontânea.









3º Encontro:
Celebração
O Brasil que a gente quer: tecendo as redes para a construção democrática


Objetivo: Celebrar com alegria e esperança as experiências de cidadania do nosso povo, tendo em vista a construção do Reino de Deus.

Ambientação: galho seco, bíblia, vela e sal (para acolhida), frutas, pães e suco (para ofertório), novelo de lã ou barbante.

Acolhida: o grupo pode acolher os participantes com os elementos do sal e da luz. Na chegada um jovem diz para cada participante: “Você é o sal da terra, você é a luz do mundo”.

Introdução:

Dir. 1 - Estamos aqui reunidos mais uma vez como irmãos em Cristo. É Ele que nos convoca que toca nosso coração e que faz brotar nele a vontade de participar da construção do seu Reino de Amor.

Dir. 2 – Com muita fé e alegria, que é própria de nós jovens, invoquemos a presença da Santíssima Trindade.

Todos: Em nome do Pai...

Momento de perdão:

Dir. 3 – Como filhos de Deus queremos sempre dar bons frutos que produzam justiça, paz e igualdade para nosso mundo. Mas às vezes somos tentados a esquecer o projeto de vida e optamos por contribuir com um projeto de morte.

Dir. 4 – Pensemos nesse momento, observando todas as reflexões sobre cidadania, como está a nossa prática pastoral e cristã.  (Cada jovem é motivado a escrever o seu pedido de perdão num papel, se desejar pode falar para o grupo e em seguida colocar no galho seco).

Canto: nº. 157 ou 178 do Cantai ao Senhor

Vivenciando a palavra de Deus:

Dir. 1- Aclamemos o evangelho da vida, da verdade e da salvação cantando.

Canto: 361 do Cantai ao Senhor

Leitura do Evangelho de Lucas 05, 01-09.

Partilha da palavra:

1)      Qual o sentido do pedido de Jesus a Simão Pedro: “Avancem para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca”?
2)      Dentro da perspectiva de Jesus, mostrando a força da fé e da esperança na pesca, qual é o Brasil que a gente quer?
3)      Quais as redes que foram lançadas e que ainda podem ser lançadas para construirmos um Município, Estado e País democrático?

Momento de partilha:

Dir. 2 – Agora podemos trazer ao nosso altar os frutos de nossa caminhada como grupo de jovens junto com os alimentos vindos da terra e o pão que alimenta e fortalece. Assim partilhamos os nossos dons ofertando nossa vida.
(A proposta é que o gesto concreto proposto no 2ª Encontro seja ofertado nesse momento).

Oração final: Dinâmica da teia

Dir. 3 – Após refletirmos sobre o tema Cidadania, para que a voz da juventude seja ouvida e a democracia aconteça que é preciso?
(Nesse momento um jovem responde a pergunta e amarra a ponta do barbante no próprio dedo e joga o novelo para que outra pessoa responda a pergunta e prossiga da mesma maneira até que todos tenham respondido e ao mesmo tempo formado a teia de barbante)

Canto final: O que é o que é?

Abraço da Paz:

Dir. 4 – A paz tão sonhada é possível e acontece a partir da união de nós jovens. Celebremos a paz nos abraçando e cantando com alegria.















Cantos para animar

O Tempo Não Pára

Composição: Cazuza / Arnaldo Brandão
Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara

Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando
agulha no palheiro

Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára



Que País é Este
Composição:Renato Russo

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
Que país é este
Que país é este
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na
morte eu descanso, mas o
sangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este

Admirável Gado Novo
Composição: Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos dofuturo
É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem à margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz
Lá fora faz um tempo confortável, a vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia, os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada a única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada e passam a contar o que sobrou
Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz
O povo foge da ignorância apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos, contemplam essa vida numa cela
Esperam nova possibilidade de verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível, não voam nem se pode flutuar

Momento Novo
   E-
1-Deus chama a gente
B7                       E-
Pra um momento novo
              D                            E-
De caminhar junto com seu povo.
           A-                         E-
É hora de transformar o que não dá mais,
     C                          B7
Sozinho, isolado, ninguém é capaz.
              E
/ Por isso vem,
                                C#-           F#-
Entra na roda com a gente, também!
                             B7               E-
Você é muito importante! / 2x Vem...


2-Não é possível crer que tudo é fácil,
Há muita força que produz a morte
Gerando dor, tristeza e desolação
É necessário  unir o cordão !

3-Na força que hoje faz brotar a vida,
Atua em nós pela sua graça
É Deus quem nos convida, pra trabalhar
O amor repartir e as forças juntar.

O Que Vale É o Amor
E-                                D
Se é pra ir pra luta eu vou
                                                    C
Se é pra ir pra estar presente eu estou
                         B7                               E-
Pois na vida da gente o que vale é o amor

    E-                            D
1-É que a gente junto vai
                              C
Reacender estrelas vai
                            B7                         E-
Replantar nosso sonho em cada coração                        B7          E-
Enquanto não chegar o dia
                     B7            E-
Enquanto persiste a agonia
                 B7          E-
A gente ensaia o baião
     D      C     B7    E-
Laue, laue , laue , laue ...(bis)
É que a gente junto vai
Reabrindo caminhos vai
Alargando a avenida pra festa geral
Enquanto não chegar a vitória
A gente refaz a vitória
Pro que há de ser afinal
Laue, laue , laue , laue ...(bis)

2-É que a gente junto vai
Vai pra rua de novo, vai
Levantar a bandeira pro sonho maior
Enquanto eles mandam, não importa
A gente vai abrindo a porta
Quem vai rir depois, ri melhor
Laue, laue , laue , laue ...(bis)

3-Esse amor tão bonito vai
Vai gerar nova vida, vai
Cicatrizar as feridas, fecundar a paz
Enquanto governa a maldade
A gente canta a liberdade
O amor não se rende jamais
Laue, laue , laue , laue ...(bis)



Nenhum comentário:

Postar um comentário