sexta-feira, 25 de março de 2011

A Espiritualidade Cristã - Eliomar Ribeiro, SJ

Para definirmos a Espiritualidade Cristã temos que primeiramente saber a origem da palavra espiritualidade e seu uso em nossos dias. Espiritualidade diz-se da ação do Espírito Santo na Vida humana e no Cosmos. É o Espírito que pairava sobre as águas como está narrado no início do Gênesis, na Bíblia, e que continua agindo em vários momentos da história da Salvação. É o Espírito que está presente no batismo e no início da missão de Jesus como vemos escrito nos relatos dos Evangelhos. É o Espírito Santo de Deus que Jesus dá aos seus discípulos após a sua ressurreição conforme a narrativa final do Evangelho de Mateus e na experiência de Pentecostes que a comunidade faz, segundo o escritor dos Atos dos Apóstolos.


Espiritualidade tem a ver com o Espírito de Deus revelado em Jesus e dado a nós como “paráklitos”, defensor, animador, luz, alguém que constantemente está cuidando de nós para que sejamos melhores a cada dia e vivamos conforme a vontade de Deus. Espiritualidade é tudo o que está em nosso coração e nos anima para a defesa da vida, para o fortalecimento da esperança. Ela é como a água da chuva que encharca a terra seca fazendo brotar a grama, as pastagens. É como a água que se joga no jardim pela manhã, vemos seu efeito na beleza das plantas e no encanto das flores que desabrocham.

A Espiritualidade cristã é algo que brota do coração do Senhor. Olhando para Jesus vemos que o Espírito de Deus o impelia constantemente para o encontro com os outros – pobres, doentes, crianças, mulheres, excluídos – e também para o encontro com o Pai na oração silenciosa em que acolhia e ouvia a vontade do Pai para a sua missão. Para nós, seguidores de Jesus, a dimensão da Espiritualidade será sempre mais descobrir a vontade de Deus em nossas vidas. Devemos estar sempre com o olhar fixo em Jesus Cristo e fazer o que Ele fez, viver o que Ele viveu, assumir o projeto que Ele assumiu. No caso nosso, de cristãos que somos, não dá para viver uma espiritualidade que não seja a Espiritualidade vivida por Jesus.

Hoje em dia, entre os grupos e pastorais da nossa Igreja, costuma-se falar em “momentos de Espiritualidade”. É uma definição meio capenga. Não se pode falar em “momentos”, como se a vida fosse uma experiência de “momentos". Assim como necessitamos de alimento, de cuidado, de carinho, de bem-querer, de água para a sobrevivência, também precisamos descobrir a ação duradoura do Espírito do Senhor em nossas vidas. Trata-se de fazer de toda a vida um grande momento de encontro com o nosso Deus que se revela como Pai, Filho e Espírito Santo.

Conversando sobre o assunto


1.O que é mesmo Espiritualidade Cristã?

2.Como vivemos a dimensão da Espiritualidade em nossos grupos de jovens da PJ e nos vários grupos pastorais e movimentos da Igreja? Você percebe alguma diferença entre um grupo e outro no modo de viver a Espiritualidade?

3.Que tal começar uma experiência espiritual acompanhada por alguém? Algo mais ou menos assim: um tempo de oração diária, com um texto bíblico ou tema, um bate-papo/partilha de vez em quando e um tempo maior de oração num fim de semana ou mesmo numa manhã ou tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário