sexta-feira, 25 de março de 2011

Pistas Pastorais Para o Novo Milênio : PROMOVER PROJETOS CONCRETOS QUE DÃO RESULTADO IMEDIATO - Pe. Jorge Boran


Continuamos nossa série de artigos sobre pistas pastorais para enfrentarmos o novo contexto cultural que condiciona a mentalidade e comportamento de uma nova geração de jovens. No último artigo conversamos sobre uma primeira pista: a importância de dar prioridade à experiência sobre a teoria. Neste artigo aprofundamos uma segunda pista: a importância de promover projetos concretos que dão resultados imediatos.

Os jovens precisam experimentar o sucesso nas atividades que promovem. Um jovem hoje tem uma grande gama de opções para ocupar seu tempo e está menos inclinado a aceitar a superficialidade e a falta de resultados concretos, que são comuns em muitas de nossas reuniões de grupos e equipes de coordenações.
Esta impaciência com a falta de resultados concretos é especialmente acentuada quando se tratam de iniciantes. Iniciantes têm raízes pouco profundas, raízes que podem ser facilmente arrancadas por ventos desfavoráveis ou por tempestades inesperadas. Como uma planta nova colocada na terra que necessita ser nutrida para sobreviver, os iniciantes necessitam de apoio especial. Um elemento importante, nesta fase inicial, é a experiência de sucesso nas atividades que promovem. Um triunfo estimula a autoconfiança e a convicção que é possível mudar as coisas. Isso significa: metas que são viáveis, boa liderança e preparação séria para garantir a qualidade das programas.

A qualidade das reuniões de grupo, por exemplo, é fundamental. Em algumas situações a maior parte da formação dos jovens vem das reuniões semanais. Mas, freqüentemente estas reuniões não são preparadas, o horário para começar e para terminar está vago, o coordenador não tem as habilidades de liderança necessárias para facilitar o crescimento e o progresso dos membros. Os membros sentem que estão num navio sem leme. Numa situação de derrota a tendência é de abandonar o que é percebido como um navio indo a pique. Ninguém quer entrar num navio que está afundando, todos querem se afastar o mais rápido possível.

Os líderes, por outro lado, precisam ser mais persistentes de que os iniciantes. Um líder que desiste facilmente não é líder. O líder deve ter a capacidade de enfrentar o fracasso e se levantar com mais força. A persistência ao enfrentar um revés é um dos sinais de conversão. Cristo nos faz lembrar que o grão de trigo deve primeiro morrer para depois se multiplicar cem por cento. No trabalho pastoral com jovens não há atalhos que não incluem o trabalho duro de acompanhamento sistemático, de dedicação e de sacrifício. A diferença entre os iniciantes e os líderes está na sua atitude diante do fracasso. Os iniciantes tiram o corpo fora; os líderes se tornam mais firmes.

Perguntas para trabalho em grupos
1. Como se aplica o tema desta reunião, "Promover projetos concretos que dão resultado imediato", à sua experiência de trabalho com a pastoral da juventude? Dê exemplos concretos. 2. Há algo que devemos mudar em nossa prática pastoral a partir deste debate? Dê sugestões concretas.
Pe. Jorge Boran
Presidente do CCJ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário