sexta-feira, 25 de março de 2011

Espiritualidade e mudança de atitude - Pe.Eliomar Ribeiro, SJ


Quando caminhavam em direção a Emaús (cf. Lucas 24,13-35), os discípulos experimentaram um sentimento diferente no coração. Na partilha do pão, reconhecem a Jesus. Na conversa de volta, confessam entre si: “o nosso coração ardia quando Ele nos falava no caminho, explicando as Escrituras”. A presença de Jesus provocou uma mudança radical na vida daqueles jovens. Eles sentem a necessidade de voltar para junto dos outros e contar-lhes a novidade: o Senhor está vivo! Nós o vimos. Ele falou-nos das Escrituras e comeu o pão conosco. Nosso coração ardia pelo caminho.

Assim deve ser nossa experiência espiritual. Experimentar o coração ardendo ao reconhecermos os benefícios recebidos do Senhor. E o melhor modo de corresponder ao seu amor é colocarmo-nos permanentemente, em vigília sem fim, na espreita, para defender a vida e devolver a esperança a tanta gente que padece toda sorte de injustiça, desigualdade, preconceito, abandono, etc. Uma mudança interior que abre caminho para a mudança das estruturas exteriores.

         Trata-se de viver com mais qualidade, garantindo tempo para escutar a quem se aproxima de nós, e também para que pessoalmente eu encontre um tempinho durante o dia para rezar, ouvir uma música, praticar um esporte, andar à toa por alguns minutos, beijar a pessoa amada, abraçar um amigo, ler um livro, passar os olhos nos jornais, quem sabe até navegar pela internet.

         Dom Mário Zanetta, bispo de Paulo Afonso-BA, falecido em novembro de 1998, falando sobre a existência de Deus e o relacionamento que devemos ter com Ele, afirma que “a noite do mundo não vem do fato que Deus não exista, mas do fato que os homens não advertem a sua presença. Precisamos acender luzes, iluminar o mundo”. É este o desejo de Jesus, que sejamos luz para o mundo! (Mateus 5,13-16). Onde há alguma treva, devemos estar com nosso corpo iluminado para dissipá-la. É a presença do Espírito Santo que nos faz luzes para brilhar na terra como as estrelas no céu. Ninguém brilhe sozinho!

         A mudança de atitude que o Espírito Santo provoca na vida de quem se deixa guiar por Ele é processo permanente. Nunca estaremos totalmente prontos, acabados, mas sempre em busca do equilíbrio, do vencer a si mesmo para estar melhor no momento seguinte. Nesta experiência nos alerta o grande escritor das Gerais, Guimarães Rosa: “O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam!”.

         A verificação da mudança de atitude poderá acontecer em dois níveis. No pessoal, quando percebo que me deixando guiar pela vontade de Deus vou experimentando uma paz interior e uma felicidade que não é provocada por nada externo a mim. No interpessoal, quando as pessoas com quem convivo percebem em mim algo diferente; chegando até mesmo a tecer comentários: “algo diferente está acontecendo com você!” ou “é bom estar em sua companhia, conversar contigo!”. Em ambos os níveis, é necessário que tal mudança seja conferida com a vontade de Deus, na oração.

Rezar é sentar-se com Deus, como se senta com um amigo, e falar-lhe dos sentimentos do nosso coração. A oração nada mais é do que uma conversa íntima que me leva ao encontro com o Outro. Gosto da definição do Diádoco de Fótico, séc.V: “A oração recorda ao coração o que ele jamais devia ter esquecido: a lembrança constante de Deus”. Fazer de toda a vida um encontro permanente com Deus é o desafio para quem deseja viver seriamente a espiritualidade cristã.


Conversando sobre o assunto


1.Já fiz alguma experiência de mudança de atitude em minha vida? Que sentimentos experimento quando penso nesta mudança?

2.Que posso fazer para viver com maior qualidade a cada dia? Sou daqueles(as) que anda com a agenda apertada ou tenho reservado também pra mim mesmo?

3.Sinto necessidade de encontro com Deus na oração? Que tenho assumido como compromisso solidário para com os amados do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário