sexta-feira, 25 de março de 2011

Internet como meio de Evangelização Eletrônica



Conforme a tradição apostólica, Jesus Cristo ordenou aos Apóstolos que o evangelho, prometido antes pelos profetas, completado por Ele e por sua própria boca promulgado, fosse por eles pregado a todos os homens como fonte de toda a verdade salvifica e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes Dons Divinos.
A transmissão do evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras:

- oralmente, “pelos apóstolos, que na pregação ora,por exemplos e instituições, transmitiram aquelas coisas que receberam das palavras da convivência e das obras de Cristo, ou aprenderam das sugestões do Espírito Santo”.

- por escrito, “como também por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob inspiração do mesmo Espírito Santo, puseram por escrito a mensagem da salvação”.

Através da tradição, a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê.
No encerramento do presente século, apesar do atraso, a Igreja Católica começa a aderir a outras mídias eletrônicas para se comunicar com seu rebanho. Como trazer de volta cerca de cem milhões de católicos no Brasil, dos quais, calcula-se, apenas cerca de 20% são praticantes?
Esse rebanho rebelde, imerso nas preocupações da sobrevivência material, disperso em grandes cidades e em rincões perdidos, assediados por um número cada vez maior de seitas, tem entretanto, na linguagem da televisão, uma unanimidade na informação e no lazer.
A televisão atinge certamente todas as classes sociais, sendo mais marcante nas classes menos favorecidas. Quais a melhores mídias para divulgar a palavra de Deus através das gerações?
Depois da televisão, que detém uma larga vantagem sobre as demais, a Internet já é considerada também uma mídia poderosíssima, tendo o seu papel importante na evangelização de uma classe que tem estado mais preocupada com explosão consumista, onde o ter é sempre mais importante do que o ser, ficando a vida espiritual cada vez mais em segundo plano.

Temos a convicção de que a evangelização através da Internet deverá enfocar efetivamente o cidadão a partir da classe média, com alguma penetração nas classes menos favorecidas, por razões obvias, só serão atingidos pela via indireta, ou seja, através da própria classe média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário