sexta-feira, 25 de março de 2011

Cartas a um(a) jovem coordenador(a) de grupo de jovens - Paulo França

Coordenar é antes de tudo uma arte, a de ser feliz!
 
Prezado (a) companheiro (a) de caminhada,
Muitas pessoas já deram sua contribuição na formação de muitos jovens, assim, da mesma forma, desejo partilhar com você uma das minhas grandes felicidades... a de coordenar um grupo de jovens. Minha intenção não é dá receitas prontas, mas apresentar alguns elementos que enriqueceram a minha caminhada. Sim, coordenar um grupo de jovens pra mim foi uma das experiências maravilhosas que tive e que me proporcionou muitas felicidades, pois aprendi que “o serviço é mais bonito quando se sabe o sonho desse serviço”. Encontrei assim como você, muitos desafios a serem superados e muitas oportunidades para fazer um trabalho de excelente qualidade com o grupo a qual liderava. É importante você saber que o coordenador (a) é sagaz e que está sempre pronto para distinguir as oportunidades e transformá-las em resultados concretos. É por isso que o resultado do sucesso de se coordenar bem um grupo de jovens é quando você começa a conhecer a beleza de se trabalhar em equipe e fazer a experiência de dividir tarefas, responsabilidades e autonomia, formando uma “família” promovendo reuniões regulares e dividindo alegrias e desafios. Com isso, é possível inalar o perfume das flores e enfeitar a caminhada com a beleza das borboletas, acompanhado pelo canto dos pássaros.
Com certeza você se perguntou várias vezes a si mesmo quando o elegeram: Quem, coordenador (a) eu? Por quê? O que vocês esperam de mim? O que farei para coordenar? Do que preciso? Será que irei dá conta do recado? Será que levo jeito? Com quem poderei contar? .
Nossa! Quantas preocupações perpetuaram em seus pensamentos. E sei que no início pra você deve ter sido complicado e difícil dá uma resposta de amor a esse convite que foi feito. Assim, também acredito que muitas vezes você pensou em desistir e pular do barco, pois pra você a melhor saída deveria ser a fuga e que seria incapaz de assumir um cargo de grande responsabilidade, não é verdade? Corrija-me se estiver errado! Senão, parabéns! Coordenar é um serviço que não depende de uma receita pronta, como já disse anteriormente, não se trata de fazer uma lista de atividades ou tarefas a serem executadas, mas depende de uma leitura prévia da realidade da qual o seu grupo e você está inserido.
Não se preocupe companheiro (a), pois, até os grandes profetas e as pessoas que caminharam junto com o Grande Mestre de Nazaré, também pensaram em fugir, mas se renderam pela sua proposta de vida e salvação. Isso não te faz lembrar alguma coisa: “Mestre, a quem iremos? Somente Tu tens palavra de vida e salvação!
É meu amigo (a)...! Ninguém falou que seria fácil! É necessário muita oração, reflexão, escuta, fé, leitura da realidade, doação, perseverança, entusiasmo e coragem para liderar. Sabe por quê? Porque “eles” (o grupo e a comunidade) acreditam em você! Sabem que você não irá desapontá-los, acreditam e apostam no seu potencial, na sua competência. Você já se perguntou o que fez para merecer esse cargo? É importante recordar que você se destacou várias vezes nos encontros de grupos de jovens, lembra? Assumiu algumas vezes postura de liderança, algum trabalho em equipe na comunidade e essas suas atitudes predeterminou o caminho que o conduzirá a um conjunto de desafios e as várias oportunidades para desenvolver suas aptidões e buscar auxílio para suprir suas limitações.
Quero que saiba que ser coordenador (a), é um serviço que deve proporcionar prazer e felicidade. Sim, a coordenação deve ser mais alegria que sofrimento, porque a palavra “Evangelho”, em si, é “Boa Notícia”, e um coordenador (a) estressado (a), desanimado (a) ou acomodado (a), não consegue anunciá-lo bem ao seu grupo de jovens. Sei que este serviço se torna dificultoso e de desenvolvê-lo, quando principalmente em muitos lugares a maioria dos jovens não tem apoio da comunidade adulta, ou não tem um acompanhamento de um (a) assessor (a) que tenha vivido esse processo para poder partilhar as experiências de vida e ajudá-lo (a) a definir o seu projeto de vida, mas fique tranqüilo (a), seu papel fundamental é transmitir esperança e coragem, manter o equilíbrio sem apavorar-se diante das dificuldades. Aparentemente no início, os desafios podem ser assustadores, mas coordenar não é um bicho de sete cabeças, é, no entanto, a arte de ser feliz!
Agora que você aceitou o desafio de ser coordenador (a), é importante que você saiba que coordenar é arte de fazer com que os jovens aprendam cada vez mais agregar valor, lutar pelos os objetivos da real existência do grupo e apresentem resultados, satisfatório. Faça da coordenação a sua arte e torne-se um verdadeiro virtuoso nessa maravilhosa maneira de fazer as coisas acontecerem.
Um grande abraço do amigo e irmão de caminhada,
 
Paulo França
Assessor da Pastoral da Juventude – Setor 06

Um comentário: