sexta-feira, 25 de março de 2011

Pistas Pastorais Para o Novo Milênio - Organizar cursos que possam ser facilmente reproduzidos (2) - Pe. Jorge Boran


Vimos no último artigo a importância dos encontros de jovens para motivar uma nova geração de participantes da Pastoral da Juventude. Neste artigo queremos falar dos cursos de liderança.

Nos últimos anos venho trabalhando com sucesso com um curso chamado "Curso de Dinâmica para Líderes" (CDL). O treinamento é dado em dois níveis. O primeiro é para aqueles que fazem o curso pela primeira vez. O segundo nível de treinamento envolve participantes que revelam qualidades de liderança e são convidados a voltar para atuar como monitores de futuros cursos. Essa estratégia de formação apoia-se num importante princípio pedagógico: a melhor forma de aprender algo é ensinar aos outros.

Tais cursos podem ser utilizados como uma estratégia para envolver os jovens, identificando líderes em potencial, treinando-os nas habilidades da liderança e construindo as estruturas de apoio necessárias para garantir um processo de evangelização que tenha continuidade.

Uma vez que os adultos e os jovens convidados a voltar para dar o curso aos outros são os que também foram treinados como líderes na pastoral juvenil mais ampla, há uma transferência automática das habilidades para outras situações: capacidade de coordenar encontros, de envolver e motivar o próximo, de usar técnicas de administração do tempo para encaixar concomitantemente tarefas múltiplas, de planejar para o futuro e aprender com os erros por meio de avaliações sistemáticas, responsabilidade em acompanhar os projetos até o fim e compromisso com a fé.

O entusiasmo gerado é contagiante, uma vez que os novos líderes colocam sobre seus ombros a responsabilidade de construir uma organização que colocará grupos de jovens e líderes andando juntos, mantendo-se permanentemente em uma base na qual eles podem esclarecer suas metas, aprender com seus erros e acumular experiência, de modo que cada nova geração de líderes não seja obrigada a "começar tudo de novo".

Conversando sobre o assunto
1. Quais são as idéias importantes neste texto? 
2. Há alguma idéia que possa iluminar o trabalho com jovens de nossa diocese ou grupo? Explique sua resposta.
Pe. Jorge Boran
Presidente do CCJ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário