sexta-feira, 25 de março de 2011

Dons Espirituais

O propósito dos Dons Espirituais:
Tornar os cristãos mais frutíferos (1 Co 12.7)
Tornar os cristãos mais espirituais (At 13.52)
Marcar a presença de Deus numa reunião (1 Co 14.25)
Promover a edificação da Igreja (1 Co 14.26)
Levar a uma unidade mais eficaz (Ef 4.4)
Conduzir os crentes a um grau de comunhão mais elevado com Deus (1 Co 14.2).

Obstáculos ao conhecimento do Dom
Tentar imitar os dons de outrem.
Duvidar da existência dos dons.
Ter uma imagem negativa de si mesmo.
Dúvidas acerca da Salvação.
Pecados ocultos.
Falta de estar relacionados com as vidas e as necessidades dos outros.
Identificação do Dom
Conhecer quais são dons espirituais.
Discernir qual a área do seu ministério que lhe traz mais alegria e gozo.
Procurar saber porque gosta dessas áreas.
Ouça os que os outros crentes acham sobre qual é o seu dom.
Fique envolvido com vidas e observe como Deus usa a sua vida.
Procurar saber quais os ministérios que produzem mais frutos em sua vida.
Os dons:
1. O dom da palavra da Sabedoria (I Co 12.8)
Definição: É um fragmento da Sabedoria de Deus, que é dada por meio sobrenatural.
2. O dom da palavra do conhecimento
Definição: Na manifestação desse dom não há enormes transferências de reservas de conhecimento, mas, uma "PALAVRA". Uma revelação uma expressão suficiente e adequada à ocasião do conhecimento de Deus (I Co 12.8)
3. O dom de discernir os espíritos
Definição: É o raio-X do laboratório de Deus que mostra o laudo da qualidade exata do espírito que inspira e opera em determinadas pessoas. discernir no grego DIAKRISIS que significar "julgar através". Robson define - a como "O ATO DE DISCRIMINAR E DISTINGUIR CLARAMENTE."
4. O dom da Fé
É a capacitação divina da parte do Espírito de Deus, que leva aquilo que é falado ou desejado pelo homem ou falado por Deus, a acaber realizando-se.
5. O dom de curar
São dons espirituais mais desejados. Apesar de Jesus curar a todos (Mt 8,16); também deixou muitos enfermos (Jo 5.3). O Cristão deve ter o cuidado para não sair querendo curar todos os combalidos.
6. O dom de operação de Milagres
Milagre é uma intervenção ordenada na operação regular da natureza. Uma suspensão sobrenatural de lei natural. Os milagres são como que um sinal vindo da parte de Deus, para despertar o povo e se converter.
7. O dom da profecia
Profecia é a expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. O profeta é aquele que fala inspirado pelo Espírito Santo. Profetizar é falar inspirado por revelação imediata.
Abuso do Dom de Profecia: Ficar apontado pecado dos outros causando pânico entre os irmãos, Ameaçar jogar na cadeira de rodas os ouvintes que não ouvem com atenção a mensagem. Ficar profetizando o dia tudo para tudo e para todos. Profetizar para casamento e negócios. Procurar regular doutrinariamente a vida dos outros esquecendo que isto é o papel do pastor da igreja local.
8. O dom da variedade de línguas
É o poder de falar estaticamente, em línguas não conhecidas pela pessoa. (Êxtase) é o estado de alegria interior imensa, que rompe o contato com o mundo exterior.
9. Dom a interpretação das Línguas
É uma explanação sobrenatural daquilo que foi dito em língua desconhecida.
clip_image003 Carlos Oliveira - gentileza do amigo da Pastoral Catequese de Adultos
Os dons do Espírito Santo nos colocam a serviço.
Somos a presença do Cristo Ressuscitado no mundo de hoje.
Quais são os dons do Espírito Santo? São Paulo diz, na primeira Carta aos Coríntios (12,4-11), que há muitos dons, mas um só Espírito. É importante lembrar que na Crisma recebemos os sete principais dons do Espírito Santo (dizemos principais porque são incontáveis os dons e as graças que Deus, por intermédio do seu Espírito, pode conceder-nos). Os sete dons são:
- Sabedoria: com este dom podemos buscar não a sabedoria do mundo, mas aquela verdade que nos torna felizes, porque enche nosso coração de alegria.
- Entendimento: é o dom divino pelo qual aceitamos as verdades reveladas por Deus, mesmo não compreendendo tudo, entendemos que ali está a certeza da nossa salvação.
- Conselho: é a luz que o Espírito Santo nos dá para distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, orientando acertadamente nossa vida e a de quem nos pede um conselho.
- Fortaleza: com esse dom obtemos coragem para viver fielmente a fé no dia-a-dia, em quaisquer circunstâncias, mesmo as mais adversas.
-  Ciência: por meio desse dom, o Espírito Santo indica-nos o caminho a seguir na realização da nossa vocação.
- Piedade: esse dom dá-nos o prazer de amar e servir a Deus com satisfação. O Espírito oferece-nos o “sabor” das coisas de Deus.
- Temor de Deus: isso não significa ter “medo” de Deus, mas sim um enorme respeito a Ele por reconhecermos seu amor tão grande e tão misericordioso (lembrem-se da parábola do filho pródigo).
Não podemos falar dos dons do Espírito Santo sem nos referirmos à caridade, o amor. Como diz São Paulo na 1ª Carta aos Coríntios (13,1-13), devemos aspirar a todos os dons superiores, pois todos nos foram concedidos pelo Espírito Santo, para que encontremos mais facilmente um caminho para o Reino de Deus. São Paulo destaca que o melhor caminho é a caridade (amor), um fruto do Espírito Santo. Outros frutos do Espirito são: alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança (cf. Gálatas 5,22-23). E devemos ter sempre em mente que todos os dons recebidos têm que ser partilhados, colocados a serviço da comunidade, da justiça e de vida digna para todos e todas. Recebidos de graça, de graça devem ser doados para a construção do Reino de Deus. Afinal, nós somos a presença do Cristo Ressuscitado no mundo de hoje.
“O amor é paciente, o amor é prestativo;
não é invejoso, não se ostenta,
não se incha de orgulho.
Nada faz de inconveniente,
não procura seu próprio interesse,
não se irrita, não guarda rancor.
Não se alegra com a injustiça,
mas se regozija com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.”
(1 Coríntios 13,4-7)
Axé, Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário