sexta-feira, 25 de março de 2011

PJ Histórica - histórico da pj

ALÔ JUVENTUDE !
PASTORAL DA JUVENTUDE DE JOIVILLE - SC


1 º ENCONTRO :


1. OBJETIVO
¨ Fazer memória de nossa história, relembrando datas significativas da caminhada;

¨ Conhecer a Pastoral da Juventude, missão e organização.

2. ACOLHIDA
¨ Recepção, folha de canto, lista de presença, crachá, música ambiente

3. QUEBRA-GELO

¨ Dizer o nome; paróquia que participa; sua expectativa ao curso; fazer um gesto. Feito isso, o grupo repete o gesto e o nome da pessoa que está se apresentando.

4. MOMENTO DE REFLEXÃO: 
¨ Colocar no centro do grupo, assuntos que marcarão a semana (fotos, recortes...), uma vela e a Bíblia
¨ canta-se um canto suave
¨ Fazer invocação da Santíssima Trindade
¨ Passar a vela acesa de mão em mão, ao pegá-la lembrar um fato, momento marcante durante a semana, para ser celebrado.


5. OLHANDO A NOSSA REALIDADE

CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA

MOTIVAÇÃO:
A história de nossos grupos compõe uma história maior que é a da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB). Somos grupos de jovens e fazemos parte, junto com outros grupos de jovens da cidade e do campo, da escola e das periferias, somos a Pastoral da Juventude do Brasil.

DINÂMICA (propostas)
¨ Audio-Visual (slides) - Jovens Fazendo História;
¨ Teatro, fantoche, jogral (conforme criatividade do grupo) - História é Vida / e História de Luta;
¨ Pedir que anotem momentos importantes da história, para conversar depois.

CONVERSAR
¨ O que mais chamou-nos atenção?
¨ Alguém já participou ou ajudou a organizar alguma atividade da P.J.?
¨ Outras perguntas.


O QUE É, ESSA TAL PASTORAL DA JUVENTUDE ?

DINÂMICA
Objetivo: Fazer com que todos se situam parte dessa história.
¨ Fazer um quebra-cabeça (grande), "PASTORAL DA JUVENTUDE", e pedir que todos ajudem a montar. 

PASTORAL: vem de Pastor, nosso Pastor é Jesus Cristo, então "fazer" pastoral é fazer o que Jesus fez. Ou seja, é continuar sua missão'. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue a Jesus. Pastoral não são grupos de pessoas, mas sim uma ação desenvolvida em favor da vida plena. É a ação para atender uma determinada realidade ou especificidade, no caso a juventude.

DA: Pastoral DA Juventude e não DE juventude. Parece bobagem, mas vamos analisar...
Se fosse Pastoral de Juventude, seriam os outros, padres, irmãs e irmãos religiosos, adultos e leigos, trabalhando para os jovens, ou até com os jovens. Ou seja, os jovens não seriam os sujeitos de sua história. Mas sendo Pastoral da Juventude, significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem, "é o jovem sendo apóstolo do próprio jovem, é o jovem evangelizando o próprio jovem". Com isso não estamos dizendo que os adultos não devem participar, devem faze-lo, mas como auxílio, presença, não conduzindo a caminhada.
JUVENTUDE: não apenas como um estado de espírito, mas como uma etapa da vida humana, onde se tomam as decisões que definem os rumos de nossas vidas! Podemos então dizer que Pastoral da Juventude, somos todos nós, os jovens.

MISSÃO DA PJ DO BRASIL

Se fazer pastoral, é fazer o que Jesus fez, devemos buscar na Bíblia o seu testemunho
(Lc 4,16-21). Diante da realidade triste e desafiadora que se vive, a missão primeira da PJ é a evangelização. Mas o que significa evangelizar? Significa levar a boa notícia, e Jesus nos diz para levar a boa notícia aos pobres, marginalizados, "para que todos tenham vida, e vida em abundância" (Jo 10,10). Não significa tanto, falar em Jesus Cristo, mas fazer o que ele fez. Só evangelizar de verdade quem conhece, aceita e segue Jesus e seu projeto. Por isso evangelizar é TESTEMUNHAR o amor, o perdão, a humanidade, a alegria, a adoção e a partilha, é ser solidário e se comprometer com os pobres e oprimidos, é ANUNCIAR JESUS CRISTO, sua ação e sua boa nova. Por isso a PJ tem uma missão muito árdua, que é ajudar o jovem a transformar-se em homens e mulheres novos, por meio de uma autêntica vivência do evangelho. Impulsionando o jovem para que na medida em que evangelize, ele próprio evangelize outros jovens e transforme sua realidade de acordo com os valores cristãos.

ORGANIZAÇÃO (Específicas e Organograma)

MOTIVAÇÃO
A Pastoral da Juventude do Brasil, em 1995, na 11ª Assembléia Nacional, definiu uma nova Organização, fruto de uma reflexão feita nos anos antecedentes.
Para que a ação evangelizadora da P.J. do Brasil aconteça de modo dinâmico e participativo terá que envolver todos os seus destinatários para fluírem, de modo acertado, todas as decisões tomadas. Para isso, exige-se uma organização, com coordenação e uma equipe de assessoria, bem como representantes de todas as forças que a compões, e de todas as realidades, para que haja, também, uma adesão afetiva a esta Organização.

ESPECÍFICAS
A juventude tem diversas realidades (especificidades), que devem ser respeitadas. Neste sentido a PJ do Brasil, tem uma organização que possibilita a organização da juventude a partir das suas especificidades. São elas:
Experiência de Pastoral da Juventude(PJ) - organiza os jovens inseridos junto as capelas e paróquias, no caso, os grupos de jovens de nossa comunidade.
Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) - organiza os jovens inseridos no meio popular empobrecido, junto com as associações de moradores, sindicatos e movimentos populares.
Pastoral da Juventude Rural (PJR) - organiza os jovens inseridos no meio rural.
Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) - organiza os jovens inseridos no meio estudantil.

ORGANIZAÇÀO (Organograma)

DINÂMICA
¨ Distribuir um coração para cada pessoa. E cada participante escreve (com duas ou três palavras) dentro do coração a resposta da seguinte pergunta: "Qual dos meus sonhos virou paixão pelo fato de eu participar do grupo de jovem? Feito isso, os pequenos corações são colocados no chão, em forma de círculo, e contemplados silenciosamente, se possível com uma música de fundo (uma pequena pausa, para caso alguém queira falar alguma coisa). Feito isto, alguém, usando o barbante , faça um círculo ao redor dos corações. Este círculo representa nosso grupo de jovens. Porém não estamos sozinhos nesta caminhada. A PJ está organizada a nível de paróquia, de comarca, de diocese, de estado. Alguém sabe dizer como é esta organização?
¨ 1º passo: são os grupos, como podemos ver no círculo.
¨ 2º passo: é a coordenação paroquial, formada por representantes dos grupos da comunidades (alguém coloca a tira de papel com o nome escrito paróquia e faça outro círculo com o barbante).
¨ 3º passo: depois vem a equipe comarcal, que é formada por representantes das coordenações paroquiais (coloque a tira escrita comarca, e faça outro círculo).
¨ 4º passo: depois vem a coordenação diocesana, formada por jovens que representam as coordenações comarcais ou específicas da diocese (coloque a tira escrita diocese, e faça outro círculo).
¨ 5º passo: vem depois a coordenação estadual, que é formada por representantes das coordenações diocesanas (coloque a tira escrita diocese, e faça outro círculo).
¨ 6º passo: e por fim a coordenação nacional.


ORGANIZAÇÃO DA ESPECÍFICA "PASTORAL DA JUVENTUDE"
O que?
Quantos?
Grupos de base
Jovens da comunidade

Paroquial
representantes de cada grupo de comunidade, pertencente a paróquia
A equipe paroquial que define
Comarcal
Representantes de cada paróquia da comarca
02 de cada paróquia
Diocesana
Representantes de cada comarca
?
Regional
Representantes de cada diocese
01 de cada diocese
Bloco Sul
Representantes RS/ SC/ PR/ SP

Nacional
Representantes de cada regional





ORGANIZAÇÃO "PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL"
Coordenação Diocesana da PJ do B
1 representante enquanto comarca/ 4 por específica da diocese/ 1 assessor por específica/ secretário liberado/ Padre Assessor
Coordenação regional da PJ do B

Comissão Nacional de Assessores da PJ do B
Assessor setor juventude, 1 assessor de cada PJ's, Bispo responsável
Comissão Nacional da PJ do B
5 jovens de cada PJ's,Secretário(a) nacional,Assessor setor juventude,Bispo responsável
Secretaria Nacional da PJ do B
Escolhido pelo CNPJB
Assessoria Nacional da PJ do B

Assembléia Nacional da PJ do B

Setor Juventude/ CNBB




6 . CONFRONTO COM A PALAVRA/ VIDA DE JESUS: 
¨ Comentário: Mesmo ainda jovens, Deus nos faz profetizar, pois nos dá a certeza que sempre estará conosco.
¨ Jeremias 1,4-10


7. CONSTRUINDO O NOVO
¨ Como, que cada um, fará parte dessa história?
¨ Entregar um pé para cada um, e pedir que coloque seu compromisso por escrito

8. AVALIAR
¨ Rever e avaliar a reunião

9. CELEBRANDO A VIDA
¨ Pedir para que todos ajudem a construir um caminho com as pedras, flores, espinhos, folhas. (Marcar um ponto até uma imagem de Jesus Cristo, ao lado uma vela e a Bíblia)
¨ Enquanto isso toca ou canta-se uma música: Caminhando e Cantando 
¨ Cada um coloca seus compromissos no caminho
¨ A coordenação ter pronto par de pés, onde já tenha escrito alguns fatos da história da PJ do Brasil. 



BIBLIOGRAFIA
- Documento de 76 de Puebla

Nenhum comentário:

Postar um comentário