- Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
- Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.
- Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
- Seja grato a quem participa das suas conquistas.O verdadeiro campeão sabe que as vitorias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar todos motivados.
- Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtém energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.
- Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!
- Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro.
- Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem também.
- Declare o seu amor. Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.
- Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.
- Seja simples. Retire de sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.
- Mulher, não imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - é mais natural e lucrativa.
- Tenha um orientador. Viver é decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.
- Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!
- O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.
- Tenha amigos vencedores. Campeões falam de e com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral, que seca até espada-de-são-jorge.
- Diga adeus a quem não merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é masoquismo atrapalha sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você tiver um cônjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.
- Resolva. Uma pessoa deve limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. Saiba tomar decisões, mesmo as antipáticas. Você otimizará seu tempo e seu trabalho. A Vida fluirá muito melhor.
- Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.
- Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore encha-se de energia para os desafios seguintes.
- Perdoe. Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.
- Tenha ídolos. Uma pessoa que você admira é uma fonte de inspiração. Ajuda a tomar decisões e a evitar desvios de rota.
- Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. E o único risco que corre será o de engordar.
- Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.
- Planeje bem uma mudança. Os arquitetos gostam de conhecer bem as pessoas e discutir o projeto antes de começar a obra. Fazer tudo de supetão leva a desgastes desnecessários. A melhor ação é a análise do novo projeto de vida.
Tomar consciência da luta desigual que enfrentamos em nossa sociedade.
Quantidade de Participantes:
7 a 30 pessoas
Material:
Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete
Tempo Estimado:
20 minutos
Desenvolvimento:
Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes.
Qual foi a postura do grupo?
Para quem torceram?
O que isso tem a ver com nossa realidade?
Quais as cegueiras que enfrentamos hoje?
O que significa ter os olhos vendados?
Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje?
Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?
Fonte:
Livro Recriando Experiências (Grupo Maria de Nazaré)
Observação:
Possíveis leituras do Evangelho - Mc 10, 46-52 ou Lc 24, 13-34
Primeira História:
Durante meu primeiro ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questoes até chegar a última: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da
escola?". Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questao em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se última pergunta do teste ia contar na nota.
"É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atençao mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".
Eu nunca mais esqueci essa liçao e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.
.....Obs.: Você pode e deve ser importante, mais o mais importante é o respeito ao próximo e o valor que você dá aos humildes.
Segunda História:
Numa noite, estava uma senhora negra, americana do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona.
Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que
passavam. Um jovem branco, parecendo que nao tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos dos anos 60, parou para ajudá-la. O rapaz a colocou em um lugar protegido, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela. Ela arecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereço dele e agradece-lo. Sete dias se passaram quando bateram à porta da casa do rapaz.
Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida com o console e tudo estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia: "Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva nao só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Aí, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse.
Sinceramente, Mrs. Nat King Cole".
.....Obs.: Pequenos atos ou gestos podem ser a diferença que falta para termos um mundo melhor. Seja Você esta diferença
Terceira História:
Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou a uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele. "Quanto custa um sundae?", ele perguntou. "50 centavos" - respondeu a garçonete.
O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las "Bem, quanto custa o sorvete simples?", ele perguntou. A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete, perdendo a paciência. "35 centavos", respondeu ela, de maneira brusca.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: "Eu vou querer, entao, o sorvete simples". A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.
Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar à medida em que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, havia 15 centavos em moedas, ou seja, menino nao pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.
......Obs.: Nao feche os olhos paras as pequenas coisas do dia a dia, não as ignore, porque você pode estar deixando uma grande oportunidade passar sem perceber e esta oportunidade pode ser aquela que justamente iria mudar a sua vida.
Quarta História:
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Entao, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele nao mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.
Ele, entao, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nos nunca entendeu: "Todo obstáculo contêm uma oportunidade para melhorarmos nossa condiçao".
.....Obs.: Muitas vezes desviamos - nos do nosso caminho para não encarar a realidade pela sua dificuldade com isso nao só passamos o problema para outros por nao termos assumido a nossa parte da responsabilidade, como também podemos estar nos privando de muitas coisas boas, no mínimo a satisfaçao de ter realizado um grande feito.
Quinta História:
Há muitos anos, quando eu trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a conhecer uma menina Liz que sofria de uma terrível e rara doença. A única chance de recuperaçao para ela parecia ser através de uma transfusão de sangue do irmão mais velho dela de apenas 5 anos que, milagrosamente
tinha sobrevivido a mesma doença e parecia ter, entao, desenvolvido anticorpos necessários para combatê-la. O médico explicou toda a situaçao para o menino e perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele para a irmã. Eu vi ele hesitar um pouco mas depois de uma profunda respiração ele disse:
"Tá certo, eu topo já que é para salvá-la.... A medida que a transfusão foi progredindo, ele estava deitado na cama do lado da cama da irma e sorria, assim como nós também, ao ver as bochechas dela voltarem a ter cor.
de repente, o sorriso dele desapareceu e ele empalideceu. Ele olhou para o médico e perguntou com voz trêmula: "Eu vou começar a morrer logo, logo?" Por ser tao pequeno e novo, o menino tinha interpretado mal as
palavras do médico pois ele pensou que teria que dar todo o sangue dele para salvar a irma!
Obs.: Porque quando criança, somos capazes de grande gestos e com o passar da idade passamos a ser cada vez mais mesquinhos e arrumamos desculpas para justificarmos os nossos atos e omissões?
As coisas nem sempre são o que parecem ser...
Dois anjos viajantes pararam para passar a noite na casa de uma família muito rica.
A família era rude e se recusou a deixá-los ficar no quarto de hóspedes de sua bela mansão, mandando-os dormir num pequeno e frio espaço no porão.
Quando estavam fazendo sua camas no chão duro, o anjo mais velho viu um buraco na parede e o consertou. Quando o anjo mais novo viu, perguntou-lhe o por quê daquilo... O anjo mais velho lhe respondeu: "As coisas nem sempre são o que parecem ser".
Na noite seguinte, os anjos foram à casa de pessoas muito pobres, mas muito hospitaleiras... um fazendeiro e sua esposa. Depois de dividir o pouco de comida que tinham, o fazendeiro e sua esposa os acomodaram em sua própria cama, onde poderiam ter uma boa noite de descanso.
Quando o sol ascendeu, na manhã seguinte, os anjos viram o fazendeiro e sua esposa em lágrimas. A única vaca, cujo leite era sua única fonte de renda, estava morta no campo.
O anjo mais novo estava furioso e perguntou ao anjo mais velho: "Como pudeste deixar isto acontecer? O primeiro homem tinha tudo e o ajudaste, a segunda família tinha pouco, mas estava disposta a dividir todo pouco que tinha ... e você deixou sua vaca morrer?!"
O anjo mais velho lhe respondeu:
"As coisas nem sempre são o que parecem ser." E continuou... “quando ficamos no porão daquela mansão, vi que havia ouro guardado naquele buraco na parede. Já que o dono da casa era totalmente obcecado por dinheiro e incapaz de dividir sua fortuna, tampei o buraco para que ele nunca achasse o ouro.
Então, na noite passada, quando estávamos dormindo na cama do fazendeiro, o anjo da morte veio para levar sua esposa. Eu, então, lhe dei a vaca ao invés de sua esposa... As coisas nem sempre são o que parecem ser..."
Algumas vezes isto é exatamente o que acontece quando as coisas não se concretizam do jeito que achávamos que deveriam... Se você tiver fé, só precisará acreditar que tudo que acontece é em seu favor... Você provavelmente não vai notar de imediato, só algum tempo depois...
Ontem é história...
Amanhã um mistério...
Hoje é um "presente"... Por isso é chamado de "presente"...
Aproveite muito bem o seu dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário