sexta-feira, 25 de março de 2011

Paixão e Mudança - Assessoria na Pastoral da Juventude - Pe. Vilson Basso

Paixão e Mudança

Textos: Pe. Vilson Basso

Introdução

Como disse Dom Pedro Casaldáliga, "A gente vai ficando velho e ficando livre - vai simplificando a vida e dando atenção só ao essencial". Tenho andado muito por aí neste meu serviço aos jovens. Este pequeno livro é fruto do que leio, é ouço, vejo, aprendo e acredito.

Partilho com você algumas idéias; espero que  algumas possam ajudá-lo a encarar com força a ASSESSORIA NA PASTORAL DA JUVENTUDE.

O que você vai ler agora quer provocá-lo e levá-lo a pensar. Mais do que conhecimentos são reflexões para o seu dia-a-dia.
As duas palavras chaves que perpassam o livro são: PAIXÃO E MUDANÇA.

PAIXÃO é a síntese da nova cultura juvenil que está presente na pós-modernidade e do foco, que deve arder dentro de cada um de nós pela causa dos jovens e dos pobres.

MUDANÇA e a palavra que põe nossos pés no chão da realidade social, eclesial, juvenil e nos leva a ser agentes de transformação: UMA ASSESSORIA SÁBIA.

Os capítulos 1, 2, 3, 4 e 5 falam da realidade social, da cultura juvenil e da missão concreta da assessoria. A partir daí, a conversa é sobre as virtudes, atitudes, tentações e mística da assessoria sábia, nos capítulos 6, 7, 8 e 9.
No capítulo 10 você é chamado a pensar, organizar e agir.

Ame os jovens com paixão, para que sua assessoria ajude na mudança da realidade social, juvenil e eclesial.

Com Jetro, como Moisés, aprendamos a assessoria sábia.
A assessoria na PJ tem de ter paixão, e ser provocadora de mudança.
Com carinho e esperança.

Pe. Vilsom Basso – Dehoniano


O ANIMADOR E A ANIMADORA DE GRUPO DE JOVENS

O ANIMADOR E A ANIMADORA DE GRUPO DE JOVENS
(Baseado em Civilização do Amor, Tarefa e Esperança)

Identidade e características

O animador é um jovem chamado por Deus na Igreja para assumir o serviço de motivar, integrar e ajudar a crescer os jovens no processo pessoal, grupal e comunitário.

Animar não é pôr em prática um conjunto de técnicas. É um modo de ver, de entender e viver a vida grupal.  É “dar  alma”,  “dar  ânimo”,  “dar  vida”.  É partilhar  a vida para que outros  também  tenham vida.

É acompanhar os jovens nas etapas de seu crescimento pessoal, em seus processos de educação na fé e de integração na comunidade   eclesial,   continuadora da missão de Jesus, e em seu compromisso de serem protagonistas na transformação da sociedade.

Textos de estudos para grupos de jovens e suas coordenações


assuntos:

  1. Bíblia -  Pe. Carlos Mesters
  2. Mística - Dom Pedro Casaldáliga
  3. Sexualidade - Pe. Adilson Schio
  4. Capacitação técnica - Pe. Jorge Boran

Caso você procura como preparar a coordenação estes textos ajudarão neste trabalho.
Eles poderão ser usados em reuniões, encontros, estudos pessoais.

Um abraço

Carmem Lucia Teixeira
(foi) Assessora Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil
Setor Juventude –CNBB
 
Temas:
  1. Saindo da crise
  2. Nosso Setor Pastoral Está Desarticulado: O Que Fazer?
  3. CONFUSÃO ENTRE O PAPEL DO ASSESSOR E O PAPEL DO COORDENADOR JOVEM
  4. COMO EVITAR O EFEITO DE PESCOÇO DE GARRAFA?
  5. Que passos dar ao acompanhamento aos jovens?
  6. DICAS PARA NOSSAS REUNIÕES DE COORDENAÇÃO SETORIAIS E DIOCESANAS
  7. O que tem  ver a onda de privatizações com a sua sexualidade?
  8. A SANTA DO AFETO
  9. Um Poema.
  10. O tempo e o amor
  11. Amor/amizade
  12. Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador
  13. CASAR OU ASSISTIR O FAUSTÃO...
  14. Pequenas frases de uma grande virtude.
  15. Vou fazer política mesmo!
  16. Não terei medo de Deus
  17. Eu sei sobretudo que vou ressuscitar
  18. Sexualidade - pág. 8: O tempo e o amor
  19. Eu vou puxar o natal do dia 25
  20. Eu vou ser missão!
  21. ESPIRITUALIDADE: ALGO NOVO ESTÁ NASCENDO
  22. Juventude e humildade
  23. Os discípulos e as discípulas de Jesus (1)
  24. Os discípulos e as discípulas de Jesus (2)
  25. Ensinar por meios de Parábolas
  26. “Jesus, ensina-nos a rezar!”
  27. Ainda uma vez o processo da Educação
  28. Processo da Educação
  29. objetivo da educação
  30. Bíblia

Como iniciar um grupo de jovens Preparando o Terreno

Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens precisa ter certa experiência prática e também conhecimento de algumas coisas como:
O objetivo da Pastoral da Juventude – para que criar grupos?
As etapas de caminhada do grupo;
O tipo de grupo que a PJ propõe;
E principalmente: amor e confiança na juventude; saber como convocar e reunir o pessoal e o que fazer para que o grupo se organize e se firme.


NOSSO OBJETIVO


            A Pastoral da Juventude da Diocese tem como objetivo:

“A PJ quer ser Igreja como Sacramento do Cristo. Tendo como meta levar o Jovem a se integrar na comunidade local”. (comunidade intra e extra-eclesial).



COMO A IGREJA ESTÁ ACOLHENDO A JUVENTUDE - José Lisboa Moreira de Oliveira, SDV

CDPJ - COORDENAÇÃO DIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE

DIOCESE DE DOURADOS – REGIONAL OESTE I – BLOCO OESTE


COMO A IGREJA ESTÁ ACOLHENDO A JUVENTUDE

                Os documentos da Igreja são unânimes em afirmar que o serviço de animação vocacional depende do modo como a Igreja vê os jovens, do dinamismo da sua Pastoral da Juventude (PJ). Em 1981, no Documento Conclusivo do 2.º Congresso Internacional das Vocações, realizado em Roma, dizia-se o seguinte: “Pastoral juvenil e pastoral vocacional são complementares. A pastoral específica das vocações encontra na pastoral juvenil o seu espaço vital” (n.º 42). Nas Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, promulgadas em 1995, se afirma claramente que o desenvolvimento da Pastoral Vocacional (PV) depende da sua articulação com a PJ (n.º 35). No Documento Final do 1.º Congresso Vocacional do Brasil, realizado há um ano atrás em Itaici (SP), viu-se a necessidade de “um trabalho de integração entre pastoral da juventude e pastoral vocacional, respeitando a especificidade e a identidade de cada uma” (n.º 36).
                Este processo de interação supõe uma PJ articulada, motivada, apoiada. Depende do espaço que os jovens e as jovens encontram nas dioceses e nas paróquias. Do modo como eles são acolhidos e reconhecidos como protagonistas nas Igrejas locais.

UMA BOA NOTÍCIA PARA A JUVENTUDE? - Conversa sobre “Evangelização da Juventude": “Desafios e Perspectivas Pastorais”, da CNBB - Hilário Dick

UMA BOA NOTÍCIA PARA A JUVENTUDE?

- Conversa sobre “Evangelização da Juventude":
  “Desafios e Perspectivas Pastorais”, da CNBB -

Hilário Dick.

            Na 45ª Assembléia Geral da CNBB, realizada em Itaici (SP), em maio de 2007, foi aprovado o documento “Evangelização da Juventude” .
Um documento oficial, de cor azul, votado dentro dos rigores dos documentos oficiais da Conferência. O que é esse documento? Qual o seu objetivo? Qual o seu conteúdo? Que importância tem o documento para a Igreja no seu todo? Ele tem algo a dizer para a juventude, mesmo fora do espaço eclesial? Qual o significado dele para quem trabalha na evangelização da juventude ou está interessado em dizer algo para a juventude? É sobre essas perguntas e outras que vai a presente reflexão.

Tribos juvenis urbanas


“Vivemos numa época decadente: os jovens já não respeitam seus pais; são grosseiros e impacientes. Passam o tempo nos bares e festas e não possuem qualquer domínio sobre si mesmos” (inscrição dum túmulo egípcio de 4 mil anos atrás).

Quarenta adolescentes de Paulista, cidade pernambucana, foram detidos por tomarem parte do assassinato com crueldade de outros três adolescentes. São integrantes da “galera do beisebol”. Os garotos mortos voltavam de uma festa com outros seis amigos, quando foram cercados pela numerosa gangue adversária. Sob a mira de um revólver foram obrigados a se deitar na quadra de uma escola. Aí foram espancados e quatro deles receberam tiros na cabeça à queima-roupa (Folha de São Paulo, 24/08/93).

Toques Para Ser Mais Feliz (Roberto Shinyashiki)


01. Seja ético - A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
 02. Estude sempre e muito - A glória pertence a aqueles que têm um trabalho especial para oferecer.
 03. Acredite sempre no amor - Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruím para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
 04. Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas - O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
 05. Eleve suas expectativas - Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.
 06. Curta muito a sua companhia - Casamento dá certo para quem não é dependente.  
 07. Tenha metas claras - A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro. 
 08. Cuide bem do seu corpo - Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também. 
 09. Declare o seu amor - Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais. 
 10. Amplie os seus relacionamentos profissionais - Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos. 
11. Seja simples - Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.
12. Não imite o modelo masculino do sucesso - Os homens fizeram sucesso às custas de solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.
 13. Tenha um orientador - Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.
 14. Jogue fora o vício da preocupação - Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem .. Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas. 
 15. O amor é um jogo cooperativo - Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.
16. Tenha amigos vencedores - Aproxime-se de pessoas com alegria de viver. 
 17. Diga adeus a quem não o(a) merece - Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe... e deixe o espaço livre para um novo amor. 
 18. Resolva! - A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.
 19. Aceite o ritmo do amor - Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro, viver nas nuvens, é o começo de muita frustração. 
 20. Celebre as vitórias - Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
 21. Perdoe! - Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.
 22. Arrisque! - O amor não é para os covardes. Quem fica em casa à  noite sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar. 
 23. Tenha uma vida espiritual - Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir.. Faz bem ao sono e à alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.
 24. Muita paz - Aprender a olhar para as pequenas coisas, como o voar de um pássaro verde. Não precisa necessariamente ser branca, a ave da paz.

Tipos de coordenador - Pe. Jorge Boran


O Coordenador

1. Assessoria não é Coordenação

Nem todos os grupos tem uma pessoa adulta e preparada que acompanha o grupo como seu assessor. Um assessor esclarecido é bênção para o grupo. Contudo um grupo pode temporariamente ir em frente sem assessorar. Mas não vai em frente sem coordenador. É característica dos grupos serem coordenados pelos próprios jovens. É bom que seja assim.

Quem coordena os grupos presta serviços aos grupos. É alguém que recebeu alguns dons especiais de Deus e que a comunidade, o grupo o elege para COORDENAR o grupo. O poder como Jesus indica deve ser usado para servir e não como os príncipes deste mundo para dominar os outros.

Dinâmica Técnica - " Dentro e fora do coração"

Técnica - " Dentro e fora do coração"
Primeiro momento
Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala
Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.

Segundo momento
Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que esta sendo feito para mudar a problemática das drogas em nossa comunidade e na sociedade de modo geral.
Terceiro momento
Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração
Quarto momento
Nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?
Gilma Maria de Souza Neubaner.

Subsídio para PJ ( + de 75 dinâmicas + encontros )

Apresentação

No intuito de fornecer um material que sirva de subsidio, mas que ao mesmo tempo não seja “fechado” em temas ou esquemas, é que elaborei este material que é composto por “recortes” (cada pedaço do material tem uma história diferente) de 5 anos de acompanhamento da pastoral da juventude.

clip_image002O objetivo maior, deste material, é que realmente seja um instrumento que facilite o encontro dos jovens a fim de que cresçam juntos na fé. Que não se limitem a fazer apenas o que está nesta apostila, mas que encorajados pelo Espírito Santo, possam ir além. E assim, fazer a pastoral da juventude acontecer em sua paróquia e ou comunidade. Se você jovem não fizer a pastoral da juventude, não fizer a sua caminhada de fé ter valor, ninguém poderá fazer por você. Mas podemos fazer juntos. Coragem, Jesus conta contigo!

VEM, ESPÍTRITO SANTO

Vem, Espírito Santo, e envia do alto do céu um raio de luz. Vem, Pai dos pobres, doadores da divina graça, e luz dos corações. És consolo e defensor, amável hóspede dos corações, e alivio incomparável. És descanso no trabalho, brisa no calor ardente e consolo na aflição. Ó ditosa luz divina, ilumina plenamente o coração dos teus fieis. Sem ti não pode haver em homem algum, jamais, inocência nem bondade. Vem livrar-nos do pecado, abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas. Concede-nos que possamos superar a nossa obstinação, vencer a nossa apatia, e nos guardar no bom caminho. Aqueles que crêem em Ti e em Ti confiam, concede os teus sete dons sagrados. Como premio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna.

Ivan Tramontin Anastácio.

 

Subsidio de encontros para jovens do setor 6 - PJ MANAUS ( 20 encontros )


Índice

       Encontro de Coordenadores de Grupos de Jovens................................. 02
1.      Quem sou eu? ............................................................................................. 05
2.      Como eu sou? ............................................................................................. 06
3.      Somos um grupo de jovens........................................................................ 07
4.      O grupo é importante................................................................................. 10
5.      Somos todos autores do nosso grupo........................................................ 12
6.      A Igreja que queremos ser........................................................................ 14
7.      Celebrando a vida do grupo...................................................................... 17
8.      A história de Jesus na vida do jovem....................................................... 19
9.      Jesus é o nosso amigo................................................................................. 21
10.  Do jeito de Maria........................................................................................ 23
11.  Entre nessa... Descubra a Oração............................................................. 27
12.  Comunicar-se com Deus............................................................................ 29
13.  “Pra quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve”..................... 31
14.  Igreja e Comunidade:Lugares de participação e compromisso............ 34
15.  Projeto de vida: Nossa casa comum......................................................... 37
16.  Precisamos de uma coordenação.............................................................. 39
17.  Vamos eleger a coordenação..................................................................... 40
18.  Vamos dar um nome ao nosso grupo....................................................... 42
19.  Retiro para Jovens – “Descobrindo que Deus ama os Jovens”............. 44
20.  Celebrando a nossa caminhada................................................................ 45
       Anexos........................................................................................................ 48
1-                                                                              Deus ama os jovens
2-                                                                              O Deus que ama é Trindade
3-                                                                              Igreja como sinal e instrumento deste amor concreto e trinitário de Deus

PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES : SUBSÍDIO SEMANA DA CIDADANIA/2005 (3 encontros)

SUBSÍDIO
SEMANA DA CIDADANIA/2005
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
O BRASIL QUE A JUVENTUDE QUER...
PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES

  


APRESENTAÇÃO



            Com o tema “Políticas Públicas para a Juventude”, a Semana da Cidadania/2005, que completa 10 anos, traz o lema “O BRASIL QUE A JUVENTUDE QUER...” tratando  da utopia de se criar um “Projeto Popular” para o Brasil, que atenda as necessidades oriundas  do povo, com ênfase para as demandas dos mais pobres, esquecidos nesse mundo, mas destinatários primeiros da boa nova de cristo para a humanidade.
            E o primeiro passo para transformar a realidade brasileira é conhecer de fato no nosso município, com suas estruturas de poder e com seus atores do meio social que, organizados no meio popular, associações de moradores, sindicatos, grêmios estudantis, entre outros, transformam a realidade local. É o diálogo entre e o poder constituído e a sociedade civil organizada que permite a implementação de políticas públicas que atendam as demandas populares.
            Esse subsídio apresenta dois encontros e uma celebração, para serem vivenciados no grupo de jovens da comunidade, visando despertar no jovem a exigência cristã de se intervir no meio popular e no ambiente governamental, como forma de se garantir o bem comum a toda criação divina. Foi elaborado por uma equipe da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude em consonância com o proposto pela Pastoral da Juventude Nacional. Nos anexos, ao final do material, estão sugestões de cantos para animar os encontros e a celebração.
            Que o Deus de amor-gratuito nos ilumine e que os trabalhos em grupo organizados a partir desse subsídio possa nos encorajar para o alcance do “iniludível momento da ruptura” (Gustavo Gutierrez), sinônimo da adesão total, de nossa parte, à Pessoa, à Proposta e ao Projeto de Nosso Senhor Jesus Cristo para a humanidade.

Viana, 09 de março de 2005.


Júnior, Valdeir e Sidnéia
Equipe da CAPJ responsável pela confecção do subsídio

PASTORAL DA JUVENTUDE UMA ANÁLISE DA REALIDADE, UMA VISÃO DA JUVENTUDE

PASTORAL DA JUVENTUDE
UMA ANÁLISE DA REALIDADE, UMA VISÃO DA JUVENTUDE

   É sempre necessário estarmos bem conscientes da realidade, da conjuntura na qual estamos inseridos.

   Vemos a realidade porque está carregada de vida e esperança. Inspira-nos a vida de Jesus, sua Encarnação, Páscoa e Ressurreição. A Encarnação insere Jesus na história concreta de um povo. A Páscoa nos lembra que a história está carregada de conflitos concretos e de morte. A Ressurreição é a ação de Deus no mundo.


   Nosso olhar é, sobretudo, um olhar de fé e esperança, que conhece a realidade, com suas luzes e sombras, mas sabe que Deus vai cumprir suas promessas.


   Há várias maneiras de entender e abordar o mundo da juventude. Preferimos entender que a experiência de vida da grande maioria dos jovens tem diversas dimensões. E é apartir de algumas dimensões, que analisamos a realidade juvenil.

Ser cidadão é um dever...

Ser cidadão é um dever...
A chave para a solução dos problemas atuais do Brasil. Veja os 10
mandamentos:
01. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!
02. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos
motoristas?
Solução: PEÇA a nota fiscal em suas compras!
03. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
Solução: NÃO compre nem consuma drogas!
04. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?
Solução: denuncie à Receita Federal aquele vizinho que enriquece
repentinamente. Não o admire, repudie-o.
05. Você acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas
nas ruas?
Solução: NUNCA dê nada. Ajude o próximo de outra maneira.
06. Você acha um absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
Solução: Só jogue o LIXO no LIXO.
07. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?
Solução: NÃO compre deles, nem que não assista ao evento.
08. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?
Solução: NUNCA feche o cruzamento.
09. Você acha um absurdo o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América?
Solução: Prestigie a indústria brasileira !
10. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?
Solução: Espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.
Estamos passando por uma fase de falta de cidadania e patriotismo.
Precisamos mudar nosso comportamento para que possamos viver num país onde tenhamos orgulho de dizer: EU SOU BRASILEIRO!
Ficando parado, você não contribui com nada; portanto não pode reclamar.
Pratique os pontos com os quais você concordou e tente praticar também os que você não concordou.
Divulgue esta mensagem, pois estará contribuindo para um Brasil melhor, precisamos melhorar este país.
Vamos todos viver com ética.
Um grande abraço,

Um brasileiro igual a você

Roteiro para um Encontro com jovens na comunidade, na escola, no bairro

 Roteiro para um Encontro com jovens na comunidade, na escola, no bairro...

“Somos parte de algo maior que nós”.

Título: Ser Criador sendo criatura.
Preparado por Camila Bonfim– Campinas/SP, da coordenação da Área Pastoral da Juventude.

Palavras-chave: Planeta – Ecologia – Vida


Algumas dicas para preparação do encontro:

Siglas: Resp = Responsável pelo encontro; Leit = Leitor

Objetivo: Despertar para a dimensão do cuidado consigo, com o outro e com tudo mais que torna possível à vida neste planeta para que possamos perceber que não estamos sozinhos e que a terra toda respira e clama por vida digna afim  e encorajarmos no recriar uma vida sustentável.

Ambientação: preparar um ambiente aconchegante com um vaso de flor ou uma bela folhagem, um jarro de água, uma vela e um saquinho plástico transparente cheio de ar, para simbolizar os elementos que tornam possível a existência da vida em nosso planeta.

Encontro sobre dia da AMIZADE



A M I Z A D E


“A amizade é a vivência mais terna que brota de nossas entranhas. É por meio dela que saímos de nós mesmos e deixamos, que o outro, a outra, penetre em nossos porões interiores. O jovem vive isso pela primeira vez, palavra próxima a “amigo” é “companheiro”- aquele que come junto o mesmo pão. Participa dos mesmos sentimentos”. (Pe. Hilário Dick)



POR QUE CELEBRAR O DIA DA AMIZADE?

O dia do amigo é todos os dias, na vida cotidiana vamos desvendando a face das pessoas que ao nosso lado vivem, sonham e projetam o futuro, mas  no dia que o calendário marcou como dia do Amigo, dia da Amiga, queremos rezar de maneira especial, a todos (as) os/as  jovens  que formam essa grande rede de amigos, companheiros e irmãos da Pastoral da Juventude.

São sorrisos, cheiros, gostos, perfumes, sabores tão diversos e tão comuns espalhados pelo Brasil a fora, que alimentam a luta, a causa e a caminhada, é por que reconhecemos no outro um pouco de nós mesmos, no espírito de uma pastoral que se cuida e que se ama, se fazendo mais missionária, é que preparamos este encontro.

proposta de roteiro de apresentação da PJ para um grupo

Inicio

Apresentação :  5MIN
Perguntar de onde é cada grupo, para quebrar o gelo. 10MIN
Dinâmica de relaxamento / abraço
  • Fazer um circulo de pé.  5MIN
  • Colocar uma música ou algum mantra e andar pela sala 5 MIN
  • Aos poucos ir fazendo a caminhada histórica ou relembrar o passado comum
  • Ou falar de coisas ruins e boas para dar clima 5 MIN
  • E no final separar em duplas, fazendo a dinâmica do abraço 5 MIN
Objetivo: estabelecer vínculos afetivos baseados na convivência comum e diminuir a distância criada pelos preconceitos normais da sociedade dentro do grupo.
O grupo não é lugar para preconceitos

ARQUIDIOCESE DE MANAUS - PAPEL DO ASSESSOR DA PASTORAL DA JUVENTUDE



ARQUIDIOCESE DE MANAUS
 PAPEL DO ASSESSOR DA PASTORAL DA JUVENTUDE

1.   INTRODUÇÃO
     A identidade do assessor da pastoral da juventude, com toda a riqueza de dimensões que integra, determina também o papel do assessor, isto é, o conjunto de atitudes, funções, posicionamentos e estilos de vida  e  ação  que põe em  prática para  o cumprimento de sua missão,  em íntima e coerente relação  com seu próprio  ser e com sua própria realidade.

      Sua identidade teológico-pastoral  leva-o a assumir o seu papel  na chave ministerial; sua identidade espiritual o faz viver seu papel a partir do amor de Deus a ele e aos jovens, e com amor a Deus e aos jovens; sua identidade psicológica o leva a assumir, com maturidade, um papel de escuta, abertura, acompanhamento e encarnação; sua identidade pedagógica determina o seu papel de educar como pedagogia de proposta e acompanhamento e não de imposição; e sua identidade social traduz-se num papel de ator na transformação da sociedade.

Pistas Pastorais Para o Novo Milênio : PROMOVER PROJETOS CONCRETOS QUE DÃO RESULTADO IMEDIATO - Pe. Jorge Boran


Continuamos nossa série de artigos sobre pistas pastorais para enfrentarmos o novo contexto cultural que condiciona a mentalidade e comportamento de uma nova geração de jovens. No último artigo conversamos sobre uma primeira pista: a importância de dar prioridade à experiência sobre a teoria. Neste artigo aprofundamos uma segunda pista: a importância de promover projetos concretos que dão resultados imediatos.

Os jovens precisam experimentar o sucesso nas atividades que promovem. Um jovem hoje tem uma grande gama de opções para ocupar seu tempo e está menos inclinado a aceitar a superficialidade e a falta de resultados concretos, que são comuns em muitas de nossas reuniões de grupos e equipes de coordenações.
Esta impaciência com a falta de resultados concretos é especialmente acentuada quando se tratam de iniciantes. Iniciantes têm raízes pouco profundas, raízes que podem ser facilmente arrancadas por ventos desfavoráveis ou por tempestades inesperadas. Como uma planta nova colocada na terra que necessita ser nutrida para sobreviver, os iniciantes necessitam de apoio especial. Um elemento importante, nesta fase inicial, é a experiência de sucesso nas atividades que promovem. Um triunfo estimula a autoconfiança e a convicção que é possível mudar as coisas. Isso significa: metas que são viáveis, boa liderança e preparação séria para garantir a qualidade das programas.

A qualidade das reuniões de grupo, por exemplo, é fundamental. Em algumas situações a maior parte da formação dos jovens vem das reuniões semanais. Mas, freqüentemente estas reuniões não são preparadas, o horário para começar e para terminar está vago, o coordenador não tem as habilidades de liderança necessárias para facilitar o crescimento e o progresso dos membros. Os membros sentem que estão num navio sem leme. Numa situação de derrota a tendência é de abandonar o que é percebido como um navio indo a pique. Ninguém quer entrar num navio que está afundando, todos querem se afastar o mais rápido possível.

Os líderes, por outro lado, precisam ser mais persistentes de que os iniciantes. Um líder que desiste facilmente não é líder. O líder deve ter a capacidade de enfrentar o fracasso e se levantar com mais força. A persistência ao enfrentar um revés é um dos sinais de conversão. Cristo nos faz lembrar que o grão de trigo deve primeiro morrer para depois se multiplicar cem por cento. No trabalho pastoral com jovens não há atalhos que não incluem o trabalho duro de acompanhamento sistemático, de dedicação e de sacrifício. A diferença entre os iniciantes e os líderes está na sua atitude diante do fracasso. Os iniciantes tiram o corpo fora; os líderes se tornam mais firmes.

Perguntas para trabalho em grupos
1. Como se aplica o tema desta reunião, "Promover projetos concretos que dão resultado imediato", à sua experiência de trabalho com a pastoral da juventude? Dê exemplos concretos. 2. Há algo que devemos mudar em nossa prática pastoral a partir deste debate? Dê sugestões concretas.
Pe. Jorge Boran
Presidente do CCJ,

Diocese de Piracicaba Pastoral da Juventude : PROJETO COPA – “Conhecer para Amar”


Diocese de Piracicaba
Pastoral da Juventude

PROJETO COPA – “Conhecer para Amar”

LINHAS DE AÇÃO PARA 2007


Visando a avaliação do Estudo 93 da CNNB, Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais, a atual conjuntura e organização da Pastoral da Juventude da Diocese de Piracicaba, nós, representantes regionais, viemos através desta, apresentar para os responsáveis eclesiais, uma proposta de trabalho, de modo que supra as necessidades do momento, assim como um caminhar coerente e organizado, para vencer desafios futuros e ampliação de nossa pastoral.
Sabendo da existência do projeto “Jovem Evangelizando Jovem”, estabelecido em 2004, com suas linhas de ação até 2007, vemos que até o presente momento a sua contemplação parcial, e em alguns aspectos totalmente inexistentes.
Contudo, seus objetivos são claros e estão em sintonia com o estudo 93, outro fator que nos fez repensar o que é Pastoral da Juventude, e como faze-la acontecer.
Tanto o Clero, quanto os membros da Pastoral da Juventude, sabem que o estudo 93 mesmo em processo de avaliação, e com a sua possível aprovação, não estará extinguindo a citada pastoral, mas sim fazendo com que ela tenha participação efetiva do Setor Juventude, com total autonomia, assim como outros movimentos que venham fazer parte do mesmo.

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PJ LATINO-AMERICANA - MOMENTO “CONVERTER”


PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
DA PJ LATINO-AMERICANA

A VIDA DA JUVENTUDE,
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO

MOMENTO “CONVERTER”




  1. CONVERTIDO, CONVERTER E MOVER-SE PARA O CORAÇÃO DA JUVENTUDE, VIVENDO DE MODO JUVENIL SUA MISSÃO CONTINENTAL


Somos pessoas em construção. Ninguém de nós é uma pessoa acabada, feita, completa. Quem pensa o contrário, sem dúvida não entendeu o que significa “conversão”. A conversão é uma tarefa inacabada, permanente, necessária. Conversão é mudar de rumo, de direção. “Conversão” é abrir-se à ação do Deus da Vida, Aquele que faz novas todas as coisas (Ap 21,5) e, portanto, pode transformar toda a nossa vida, toda a nossa história.

ARQUIDIOCESE DE MANAUS - PASTORAL DA JUVENTUDE: LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

ARQUIDIOCESE DE MANAUS
PASTORAL DA JUVENTUDE
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

      

INTRODUÇÃO

Orientações Gerais sobre a prática da L.O.B.
  1. História
    1. Lectio Divina = leitura orante = leitura divina
    2. Tradição dos pobres
    3. Vida Religiosa
  2. Critérios:
    1. Olhar para o que é nosso – DEUS É AMOR (1 Jo 4,8)
    2. Várias maneiras de olhar: literário (ver de perto o texto), histórico (olhar a situação do povo) e teológico (escutar a mensagem de Deus)
    3. REALIDADE↔COMUNIDADE↔TEXTO
    4. Não basta a razão, a leitura deve considerar : a tradição viva da Igreja, a unidade de toda a Escritura, a analogia da fé.
  3. Objetivo
    1. Descobrir o sentido pleno do texto bíblico
    2. Impedir que ele seja manipulado
    3. Evitar que o texto seja isolado
                                          i.    Do seu contexto
                                        ii.    Da tradição
                                       iii.    Da vida atual da Igreja
  1. Níveis:
    1. Leitura
    2. Meditação
    3. Oração
    4. Contemplação

MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL


ESTUDOS DA CNBB nº

MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL



 INTRODUÇÃO
                Eu vos anuncio uma boa, bela, nova, atraente e sedutora notícia...

Em 1986 a CNBB publicou o documento de estudos nº 44 sobre a Pastoral da Juventude no Brasil. De lá prá cá muita coisa mudou. Por isso o Setor Juventude da CNBB oferece agora este novo documento de estudo: O MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL
Você tem em mãos  o fruto de 4 anos de trabalho.
No final de 93, ainda na gestão de Pe. Florisvaldo Saurin Orlando, então Assessor Nacional, a Comissão Nacional de Assessores delegou a Pe. Adaílton Altoé a missão de recolher tudo que havia sido escrito sobre juventude  e Pastoral da Juventude na Igreja do Brasil e da América Latina. O resultado foi um livro que publicamos em meados de 94, pelo Centro de Capacitação da Juventude, com o título: ELEMENTOS PARA O MARCO REFERENCIAL.
Este texto publicado provisoriamente ficou em estudo até final de 95, e a espera das definições da 11ª Assembléia Nacional da PJB. Então a Comissão Nacional de jovens e assessores da PJB delegaram ao Instituto de Pastoral da Juventude de Porto Alegre a tarefa de dar uma elaboração mais sistemática ao MARCO  REFERENCIAL  DA  PJB.
Em agosto de 96, o IPJ .Porto Alegre entregou ao Setor Juventude da CNBB a 1ª Redação que foi feita pela Equipe Ampliada do Instituto.
- O texto foi multiplicado  e enviado à CNPJB, CNAPJB, às Secretarias Regionais e Institutos de PJ, que tiveram  até o final  de novembro de 96 para enviar suas contribuições. Em dezembro de 96 a Equipe Ampliada  do IPJ de Porto Alegre fez a 2ª versão do Marco Referencial.

O que é a PJ - historia, organização, grupos e mais.

 

 O que é a PJ?

Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base. Muitos jovens são integrantes ou militantes da PJ. Em cada cidade ou Estado encontra-se pelo menos um grupo, que todos os dias se fazem sinal do Reino Definitivo.

PARA QUE SERVE UM GRUPO DE JOVENS?


O grupo é a célula elementar da nossa Pastoral da Juventude. Toda organização da PJ existe em função dos grupos de jovens, isso não significa que a PJ se reduza a mera união dos grupos de jovens. A missão da PJ é bem mais ampla e ela tem por objetivo atingir toda juventude e não apenas os jovens que freqüentam os grupos. A juventude se mostra aberta à mudança e quando isso é trabalhado de maneira construtiva, oferece muito mais frutos do que se estivesse trabalhando com adultos que têm uma maior dificuldade em aceitar o novo e a mudar suas convicções.

Mas se os grupos de jovens são apenas uma pequena parte dos jovens católicos e uma menor ainda do conjunto da juventude, por que se dá tanta importância a eles? Qual o papel do grupo no projeto do Reino?  Os grupos de jovens, também chamados de grupos de base, são fruto do acúmulo de experiências históricas da PJ. 

PJ Histórica - histórico da pj

ALÔ JUVENTUDE !
PASTORAL DA JUVENTUDE DE JOIVILLE - SC


1 º ENCONTRO :


1. OBJETIVO
¨ Fazer memória de nossa história, relembrando datas significativas da caminhada;

¨ Conhecer a Pastoral da Juventude, missão e organização.

2. ACOLHIDA
¨ Recepção, folha de canto, lista de presença, crachá, música ambiente

3. QUEBRA-GELO

Jovens e Liturgia: uma proposta à luz da páscoa hebraica - Pe. Eliomar Ribeiro

 Università Pontificia Salesiana
Facoltà di Teologia
Facoltà di Scienze dell’Educazione
Dipartimento di Pastorale giovanile e catechetica

   Corso Monografico di  Pastorale Biblica AT – TA0330
Prof ° Mario Cimosa



Jovens e Liturgia:


uma proposta à luz da páscoa hebraica



Eliomar Ribeiro de Souza (14491t)



Roma, 2004