A Palavra coragem, vem do latim cor, cordis, que significa coração. Portanto, ser corajoso significa agir utilizando um potencial que vem de dentro - a voz do coração.
É necessário coragem para assumir as consequência de nossos ações e desacertos,
Para suportar a vontade de retrucar de acordo com as ofensas recebidas,
Para sentir e fazer as coisas que acreditamos serem certas para nós, ainda que o medo da rejeição e da discriminação nos ameace,
Para aprender a dizer "não", impedindo que passemos a vida inteira sendo usados ou explorados;
Para ver as coisas pelo lado bom, esperando sempre uma solução favorável;
Para não aceitar as responsabilidades que não são nossas, mas de amigos ou parentes imprudentes que se omitem em executá-las.
Usar a propria alma como guia e não precisar do consentimento exterior é utilização correta da verdadeira coragem - postura psicologica que nos plenifica, em qualquer nível, nas pretendidas realizações pessoais.
Jesus não receava correr riscos, porque seu valores não eram locais; em outras palavras, não eram analisados sob a luz de um enfoque particular ou geográfico.
O mestre via a si mesmo como pertencente à vida universal; transcendia as fronteiras tradicionalistas - família, raça, cidade, estado ou país. ALias, a coragem dos renovadores é geralmente rotulada, pela mediocridade ou imcompreensão da humanidade, de rebeldia, desobediência e perturbação dos valores preestabelecidos ou convencionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário