domingo, 17 de abril de 2011

Diga não a Idolatria! (ou seria o contrário nos dias de hoje?)

 

Quando fui ao supermercado observei atônito a uma dessas frases de carro de passeio, que tinha essas palavras escritas em letras gordas e chamativas: “Diga não à idolatria!”.

Minha mente se povoou de pensamentos analisando o que eu tinha acabado de ler.  Primeiro, pensei que seria algo interessante, pois infelizmente dentro das nossas igrejas, ainda temos quem cultue a estátua de um santo do que ao nosso Deus em primeiro lugar. Lembrei-me das capelinhas de oratório que já vi em muitas casas, repletas de estatuetas de vários santos e anjinhos.

Realmente é um desencontro pensar que em algumas de nossas comunidades, o santo é algumas vezes mais importante do que o Cristo/Deus que é o motivo da própria Igreja existir.

Em um segundo momento, pensei em quem deveria ser dono ou dona daquele carro. E então veio uma segunda onda de pensamentos, desta vez pensando em quem gosta de um texto assim. Pessoas como os pastores Silas Malafaia, Edir Macedo e vários outros menores que existem nas seitas de comando descentralizado que estão por aí.

Lembro-me claramente quando Sérgio Von Helde, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (aquela do Edir Macedo), durante o programa O Despertar da Fé, exibido na madrugada de 12 de outubro de 1995 chutou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida em um de seus cultos-show.

JOVENS DESCOBRINDO UM MÉTODO DE LEITURA DA BÍBLIA - PE. RAY

LEITURA ORANTE 

E-mail: peray@ig.com.br

 

I N T R O D U Ç Ã O

No livro dessa coleção, o autor nos questiona: O que falta para o seu grupo de jovens? Qual a necessidade mais urgente? Onde estão as suas maiores carências? É na ação? Na formação? Na espiritualidade?
É Espiritualidade que esta faltando no seu grupo de jovens?
Pois bem, apresento-lhes o método de Leitura Orante da Bíblia,  e também o Ofício Divino das Comunidades que a 11a Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil em 1995, assumiu para que os jovens e seus grupos desenvolvessem uma espiritualidade contemplativa e ao mesmo tempo comprometedora e pé no chão.
Portanto, meu caro amigo, esse subsídio que agora coloco em suas mãos nasceu para ajuda-lo e ajudar o seu grupo de jovens nessa caminhada.
Vamos fazer a experiência? Com certeza, vai valer a pena. Utilize os roteiros que vem a seguir. A principio ele irá exigir esforço por parte de cada um, mas com o tempo se evidenciará muito fecundo e valioso no chão da sua vida e do seu grupo de jovens.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reforma Politica e Participação Popular


Nesse texto, Luiza Erundina nos convida a refletir sobre contextos sociais e o surgimento de condições que exigem novos posicionamentos para garantir a vitalidade até mesmo a vibialidade da vida comunitaria. Pensar sobre os caminhos pelos quais esses contextos podem alcançar e influenciar a legislação e as politicas sociais vigentes.

Curso de Politicas e Comunidades Humanas, pela CESEP PUC-RJ 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Video - para fazer tribunal no grupo

Este vídeo é bem interessante para fazer confrontos no grupo, dividindo-se o grupo em dois ou mais, fazendo a defesa e a acusação.

É bem interessante pois mostra as divergências entre a Lei x Deveres

Contexto: skate de jovem é tomado por policial

Dados conflitantes:

1 – policial havia solicitado anteriormente que nao usasse o brinquedo naquele local.
2 – policial gritacom os rapazes
3 – Grupo de skatistas nao aceita e jovem toma o skate devolta quando o policial é distraído por uma moça que avisa de um suposto crime perto dali.
4 – jovem que filma ameaça policial dizendo que vai divulgar o vídeo.
5 – Ao final há um corte proposital no video,possivelmente edição, para supostamte indicar que houve violência policial.

É possível perceber algumas inversões de valores em todo o vídeo.
Achei ótimo para discussões.

Resumo (opinião): Direitos só vão até onde você está dentro da legalidade, após isso, não se pode afirmar quem está certo ou errado.

Vida de Pejoteiro

sábado, 9 de abril de 2011

Afetividade e PJ: namorar ou ficar? – Anderson Alexandre


Eu acho muito interessante, escutar certas enquetes televisivas e ler matérias em revistas a respeito de comportamento das nossas juventudes. Juventudes no plural, porque hoje encontramos várias tribos, várias juventudes. Essas e todas as outras entrevistas que acompanho escondem como pano de fundo, a enorme ansiedade que o jovem tem de encontrar uma parceria afetiva. Como cenário principal dessas entrevistas são colocados os modismos, as gírias e os padrões tão comuns entre os jovens da maioria das cidades brasileiras, e mesmo com tanta liberdade, o jovem acaba não sendo feliz!

Gincana Biblica do DNJ 2008 Itarantim

 Observações gerais:

Cada equipe deve eleger um representante, que será responsável pela escolha dos participantes para as competições.

O representante de equipe não deverá inscrever seus competidores repetidamente, para que todos os integrantes de seu grupo possam participar das atividades.

Nas provas em que se exija participantes de ambos os sexos, fica a critério dos competidores a escolha estratégica sobre quem inicia e quem finaliza a brincadeira.

A Igreja e os Meios de Comunicação

Inculturação e evangelização das culturas

Um dos melhores exemplos de inculturação bem-sucedida: a cultura latina, "cristianizada", gerou maravilhas inclusive no cerimonial liturgico

Dom João Evangelista Martins Terra, S. J.
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Brasília

Jesus no Kenya – um exemplo de inculturação*

textos e fotos extraídos de http://www.wischik.com/irene/cross/

[Fotos de artistas de Turkana, no Quênia. Fotos por Howley G.. Texto de Pe.. Seamus O'Neill. Este artigo foi publicado na edição de abril de 2000 África: revista de Missões de St Patrick. Reproduzi nesta página web, pois as fotos parecem agradáveis.]

A igreja aqui em Lodwar estava ficando pequena demais para nossa congregação crescer assim, tendo ampliado e melhorado o projeto, nós começamos a pensar na decoração da nova igreja e estações da cruz. Isso foi em 1995, quando a Igreja na África do Sínodo dos Bispos Africano tinha acabado de ser emitida. No capítulo dedicado à evangelização ea inculturação ele disse: "O Sínodo considera a inculturação uma urgente prioridade na vida das Igrejas particulares, para a empresa de enraizamento do Evangelho em África".

Contra FATOS não há argumentos!!!

200567_164061963649770_100001379011177_320688_5775354_n
Imagem obtida através do facebook!

Coloque sua opinião nos comentários!!!

domingo, 3 de abril de 2011

Alguns artigos em PDF

 

Aqui (fora de ordem) temos alguns subsídios antigos, em formato PDF:

  1. Semana da cidadania – 2005 - i_next
  2. Semana da cidadania – 2008 - i_next
  3. Semana da cidadania – 2009 - i_next
  4. Semana da cidadania – 2006 - i_next
  5. Semana do estudante – 2008 - i_next
  6. Roda conversa “A Juventude quer viver” (CAJU) - i_next
  7. Semana da Cidadania - 2007 i_next
  8. Encontrão semana da Cidadania - i_next

Eu TE ou ME amo?

Filme Sentimento de culpa
Mais do que o si em outro

Recorte do cartaz de Sentimento de culpa (2009)

"O que é mais contrário à nossa experiência cotidiana, do que esses dois seres que formam um só? [...] Bonito amor esse, que é só amor de si"
(Andre Comte-Sponville)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro – Encontro missionário

 

“Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passos”.
Benção de despedida – Igreja Metodista
® Objetivo Geral:
- Revitalizar os grupos de base
- Informar os grupos de base como anda a caminhada da PJ
- Reestruturar a PJ da região

® Material Necessário:

1. Bíblias
2. Folhas de canto
3. Leituras preparadas Josué
4. Textos de reflexão e motivação: Torne-se um oceano e outros
5. Recortes em forma de pés em papel cenário
6. Fita adesiva
7. Lápis, canetas, pincel atômico (em quantidade para os participantes usarem)

Lécio Divina – Leitura Orante da Bíblia (resumo)

PASTORAL DA JUVENTUDE

DIOCESE DE D. DE CAXIAS

E SÃO JOÃO DE MERITI

Paróquia São João Batista

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007

LÉCIO DIVINA
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
clip_image009
Dez passos para a leitura diária da Bíblia, a fim de manter uma atitude de discípulo fiel.

Irmãos de Jesus???

 

Mt 12:46 - Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe.

Mc 6:3 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele.

Jô 2:12 - Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

Jô 7:3 - Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.

At 1:14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

1 Co 9:5 - Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

Encontro – Reunindo dioceses

 
1) Oração inicial
2) Dinâmica do Bolo
a. São sorteados em duplas, trios os participantes
b. Cada grupo recebe um tipo de bolo a ser feito
c. Cada participante do grupo será um padeiro, terão que criar uma receita de bolo para fazer o bolo que estiver escrito no papel (ex: banana, morango, abacaxi, calda de chocolate, côco, baunilha, etc)
d. Cada grupo tem alguns minutos para definir, a receita.
e. Após a receita ser definida, cada um tem que deifnir como será feita a produção dos bolos, lembrando que é uma padaria, não poderá ser feito somente 1 (um) bolo, deverão ser feitos pelo menos X bolos para serem vendidos logo pela manhã (um número alto para forçar a pensar em estratégia)

Melindres…


Melindre tem várias definições. Pode ser definido como amabilidade, delicadeza no trato, recato, pudor.

No entanto, é quase certo que ao ser utilizado pelas pessoas, o conceito que expressa é de facilidade de se magoar, de se ofender, suscetibilidade.

Nesse sentido, tem sido comum a sua invocação, nas relações humanas. As menores atitudes de um funcionário, de um amigo recebem a adjetivação imediata.

Por isso, amizades se diluem, desentendimentos acontecem, duplicando mágoas de um e de outro lado.

Condições indispensáveis à vivência da assessoria - Joilson José Costa

clip_image002
Pastoral da Juventude – Arquidiocese de São Luís
Equipe Arquidiocesana de Assessores/as
Curso de Capacitação de Assessores/as Paroquiais
São José de Ribamar, 27 a 29 de Março de 2009.

Condições indispensáveis à vivência da assessoria.
Joilson José Costa¹
Este breve texto destina-se a refletir algumas condições que julgamos ser indispensáveis à vivência mais qualificada do ministério da assessoria na Pastoral da Juventude. Não pretendemos aprofundar o mérito de cada uma, mas apenas apresentá-las de forma sucinta a fim de subsidiar uma discussão a respeito. Importa dizer também que esta é uma visão muito pessoal, a partir de nossa própria caminhada na PJ, não configurando um consenso a respeito.

A afetividade e a sexualidade (uma abordagem)

A afetividade e a sexualidade, são duas forças enormes que Deus colocou em nós e que não deu aos animais. Essas forças bem orientadas e bem usadas, se tornam em belas energias e nos fazem felizes; mas usadas de forma desequilibrada, podem gerar muitas dores e lágrimas. É preciso coragem de "olhar para si mesmo" e perguntar: Como vai a minha vida? É preciso possuir o amor, para dar amor. Para amar de verdade, é preciso ser livre e não escravo de mim mesmo e de minhas paixões. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.
Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. ( 1 Jo 4, 7-8). Se Deus é amor, nós somos criados para amar. Porque Deus criou o homem e a mulher para se amarem um ao outro. E Deus colocou uma atração mútua.

Nosso Setor Pastoral Está Desarticulado – Pe. Jorge Boran

 

O Que Fazer?

Em quase todas as dioceses há setores pastorais (áreas ou foranias) que estão desarticulados. Às vezes as estruturas de coordenação da própria diocese não funcionam. Quando convocamos uma reunião para formar uma coordenação não vem ninguém, ou se vêm algumas pessoas, poucas voltam para a segunda reunião. Parece mais difícil motivar os jovens hoje para dedicar o tempo e a energia necessárias para fazer funcionar uma equipe de coordenação. Depois de algumas tentativas fracassadas muitos líderes jovens e assessores adultos desistem.

Por outro lado, há necessidade de organizar estruturas de coordenação que facilitem uma rede de comunicação entre os grupos e um processo de formação contínua - pois o isolamento empobrece as possibilidades de crescimento dos grupos.

Saindo da crise – Pe. Jorge Boran

 

Hoje, os grupos de jovens em muitos lugares passam por uma certa crise. Um número significativo de paróquias não têm mais grupos de jovens ou os grupos existente estão sem rumo. Esta crise está mais acentuada nos grandes centro urbanos do que no interior. A rotatividade dos grupos preocupa, pois uma formação séria requer a permanência dos jovens no grupo de pelo menos dois a três anos.

Leitura Orante da Bíblia – Pe Edson

Leitura Orante da Bíblia

“A quem nós iremos, Senhor Tu tens palavras de vida eterna.”
(Jo 6,68)

É possivel fazer em poucos passos:
1° Passo: LEITURA
2° Passo: MEDITAÇÃO
3° Passo: ORAÇÃO
4° Passo: CONTEMPLAÇÃO