quarta-feira, 30 de abril de 2008

A raposa e o principezinho

Foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa. (...)
- Quem és tu? Perguntou o principezinho - És bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa (...) – Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
- Ainda não fui cativada. (...) Tu não és daqui, que procuras?
- Procuro os homens, disse o pequeno príncipe. Que quer dizer “cativar”?

Os homens, disse a raposa, têm armas e caçam. É muito incômodo. Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho, eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa, significa “criar laços”.
- Criar laços? Perguntou o principezinho(...)

Realmente!, disse a raposa. Tu não és para mim senão um menino igual a cem mil outros meninos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. (...) Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para min único no mundo, e eu serei para ti única no mundo.(...)

Talvez comece a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor...Eu creio que ela me cativou...

É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na terra...
- Oh, não foi na terra - disse o pequeno príncipe
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta? Perguntou


Sim, respondeu o principezinho
- Há caçadores nesse planeta? Perguntou a raposa
- Não, explicou o principezinho
- Que bom! E galinhas? continuou ela
- Também não, disse o principezinho.

Afinal nada é perfeito, suspirou a raposa. (...) E continuou:
(...) Minha vida é monótona. Todas as galinhas se parecem umas com as outras e todos os caçadores também. (...) Mas se tu me cativares, minha vida ficará como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros passos.

Os outros fazem-me esconder na minha toca debaixo da terra, (...) Tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, me lembrará de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me, disse ela.
- (...) O que é preciso fazer? perguntou o principezinho.


Juro que basta ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu olharei pelo canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás menos longe...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo às quatro horas, eu começarei a ficar feliz desde as três. (...) mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...são precisos rituais.

O que é um ritual? perguntou o principezinho
- (...) Os meus caçadores, por exemplo possuem um ritual: fazem um convívio na 5ª feira e dançam com as moças da aldeia. A 5ª feira é então um dia maravilhoso! Vou passear até á vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais e eu não teria férias!
Assim, o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida a raposa disse:
- Ah, eu vou chorar!
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal, mas tu quiseste que eu te cativasse...

Sim, disse a raposa. (...) Vai rever as rosas, tu compreenderás que a tua é única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus e eu te contarei um segredo!
O principezinho foi rever as rosas:
- Vocês não são absolutamente iguais à minha rosa, vocês não são nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativaram a ninguém. São como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.
E voltou, então, á raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa.

Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos, disse a raposa.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho afim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho afim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho afim de se lembrar.

Os Camelos também Choram

Eu tinha lido que, lá na India, elefantes olhando o crepúsculo, às vezes, choram. Mas agora está aí esse filme “Camelos também choram” .
A gente sabe que porcos e cabritos quando estão sendo mortos soltam gemidos e berros dilacerantes. Mas quem mata galinha no interior nunca relatou ter visto lágrimas nos olhos delas. Contudo, esse filme feito sobre uma comunidade de pastores de ovelhas e camelos, lá na Mongólia, mostra que os camelos choram, mas choram não diante da morte, mas em certa circunstância que faria chorar qualquer ser humano.
E na platéia, eu vi, os não camelos também choravam.

Para nós, tão afastados da natureza, olhando a dureza do asfalto e a indiferença dos muros e vitrinas; para nós que perdemos o diálogo com plantas e animais, e, por consequência, conosco mesmos, testemunhar com aquela bela família de mongóis o nascimento de um filhote de camelo e sua relação com a mãe é uma forma de reencontrar a nossa própria e destroçada humanidade.

É isto: eles vivem num deserto.
Terra árida, pedregosa. Eles, dentro daquelas casas redondas de lona e madeira, que podem ser montadas e desmontadas. Lá for a um vento permanente ou o assombro do silêncio e da escuridão. E as ovelhas e carneiros ali em torno, pontuando a paisagem e sendo a fonte de vida dos humanos.

Sucede, então, que a rotina é quebrada com o parto difícil de um camelinho. Por isto, a mãe camela o rejeita. O filho ali, branquinho, mal se sustentando sobre as pernas, querendo mamar e ela fugindo, dando patadas e indo acariciar outro filhote, enquanto o rejeitado geme e segue inutilmente a mãe na seca paisagem.

A família mongol e vizinhos tentam forçar a mãe camela a alimentar o filho. Em vão. Só há uma solução, diz alguém da família, mandar chamar o músico.
Ao ouvir isto estremeci como se me preparasse para testemunhar um milagre. E o milagre começou musicalmente a acontecer.

Dois meninos montam agilmente seus camelos e vão a uma vila próxima chamar o músico. É uma vila pobre, mas já com coisas da modernidade, motos, televisão, e, na escola de música, dentro daquele deserto, jovens tocam instrumentos e dançam, como se a arte brotasse lindamente das pedras.

O professor de música, como se fosse um médico de aldeia chamado para uma emergência, viaja com seu instrumento de arco e cordas para tentar resolver a questão da rejeição materna. Chega.E ali no descampado, primeiro coloca o instrumento com uma bela fita azul sobre o dorso da mãe camela. A família mongol assiste à cena. Um vento suave começa a tanger as cordas do instrumento. A natureza por si mesma harpeja sua harmônica sabedoria. A camela percebe. Todos os camelos percebem uma música reordenando suavemente os sentidos. Erguem a cabeça, aguçam os ouvidos,
e esperam.

A seguir, o músico retoma seu instrumento e começa a tocá-lo, enquanto a dona da camela afaga o animal e canta. E enquanto cordas e voz soam, a mãe camela começa a acolher o filhote, empurrando-o docemente para suas tetas. E o filhote antes rejeitado e infeliz, vem e mama, mama, mama desesperadamente feliz. E enquanto ele mama e a música continua, a câmara mostra em primeiro plano que lágrimas desbordam umas após outras dos olhos da mãe camela, dando sinais de que a natureza se reencontrou a si mesma, a rejeição foi superada, o afeto reuniu num todo amoroso os apartados elementos.

Nós, humanos, na platéia, olhamos aquilo estarrecidos. Maravilhados.
Os mongóis na cena constatam apenas mais um exercício de sua milenar sabedoria. E nós que perdemos o contato com o micro e o macrocosmos ficamos bestificados com nossa ignorância de coisas tão simples e essenciais.

Bem que os antigos falavam da terapêutica musical. Casos de instrumentos que abrandavam a fúria, curavam a surdez, a hipocondria e saravam até a mania de perseguição.

Bem que o pensamento místico hindu dizia que a vida se consubstancia no universo com o primeiro som audível um Ré bemol e que a palavra só surgiria mais tarde.

Bem que os pitagóricos, na Grécia, sustentavam que o universo era uma partitura musical, que o intervalo musical entre a Terra e a Lua era de um tom e que o cosmos era regido pela harmonia das esferas.

Os primitivos na Mongólia sabem disto. Os camelos também. Mas nós, os pós-modernos cultivamos a rejeição, a ruptura e o ruído.

Haja professor de música para consertar isto.

O que é uma oração

"Oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o
céu,
um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como
do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural
que me dilata a alma e me une a Jesus."


Noite a Sós com Deus

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido!

Obrigado pelas alegrias que me levantaram
e pelas dores que me fortaleceram.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido.

Obrigado pelos sucessos que me fizeram
sentir-me grande e pelos fracassos que me
deram a oportunidade de perseverar.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido

Obrigado pelos cuidados que me confortaram e
pelas mágoas que me exercitaram para perdoar.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido.

Obrigado pelas horas de bem estar que me mantiveram
ativo e por outras que me revelaram o valor da saúde.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido

Obrigado pelos auxílios que me foram prestados
e pelos abandonos que fizeram crescer
meu apoio em mim mesmo.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido.

Obrigado pelas compreensões que encontrei
e pelas incompreensões que algumas vezes
refletiram a minha própria imagem.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido

Obrigado pelos ganhos que fizeram de mim um ser
mais confiante e pelas perdas que me demonstraram
ser possível continuar.

Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido.

Obrigado pelos momentos altos que me exibiram
Tuas bênçãos e pelos momentos baixos que me
abriram para Tua proteção.

Obrigado, Senhor, por jamais teres me esquecido.
Obrigado, Senhor, por mais um dia vivido

Autora: Sílvia Schmidt
Livro "Portas da Razão e dos Sentimentos"

Eu vi o Amor.

Foi numa tarde quente, quando a pardoca, cheia de aflição, tentava tudo, querendo reconduzir ao ninho o filhote implume a debater-se no chão.

***

Há um amor que amesquinha, magoa e faz chorar.
Há um que liberta, enriquece a vida, cria alegria, acende luzes e gera poesia.
No primeiro, reina egoísmo.
No segundo, Deus.

Inocência

Uma menininha, diariamente, vai e volta andando até a escola.
Apesar do mau tempo daquela manhã e de nuvens estarem se formando, ela fez seu caminho diário.
Com o passar do tempo, os ventos aumentaram e junto os raios e trovões.
A mãe pensou que sua filhinha poderia ter muito medo no caminho de volta, pois ela mesma estava assustada com os raios e trovões.
Preocupada, a mãe rapidamente entrou em seu carro e dirigiu pelo caminho em direção à escola.
Logo ela avistou sua filhinha andando, mas, a cada relâmpago, a criança parava, olhava para cima e sorria.!
Outro e outro trovão e, após cada um, ela parava, olhava para cima e sorria!
Finalmente, a menininha entrou no carro e a mãe curiosa foi logo perguntando:
_ O que você estava fazendo?
A garotinha respondeu:

_"Sorrindo! Deus não para de tirar fotos minhas!"

Deixemos que toda inocência floresça em nossos corações para podermos ver a bela e real felicidade que está nos momentos de simplicidade...

O que realmente importa...

Era uma vez o jovem que recebeu do rei a tarefa de
levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra
distante.
Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-
lo na jornada. - Cuida do mais importante e cumprirás a missão! -
disse o soberano ao se despedir.

Assim, o jovem preparou o seu alforje,
escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa
bolsa de couro amarrada a cintura, sob as vestes.

Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer
em falhar. Queria

que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto
para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que
a princesa correspondia às suas
esperanças.

Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes
deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria.
Assim, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem,
deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da
carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar
alguma ração.
- Assim, meu jovem, acabas perdendo o animal- disse alguém.
- Não me importo - respondeu ele - Tenho dinheiro. Se este morrer,
compro outro. Nenhuma falta fará!


Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre
animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O
jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé.

Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram
muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu
conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento. Já
havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras,
pois lembrava da recomendação do rei: "Cuida do mais importante!"
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas, freqüentes e longas.
Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser
assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde, caiu
exausto no pó da estrada,onde ficou desacordado.

Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o
seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos,
encontrou-se de volta em sua cidade.

Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e
com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas
do cavalo "fraco e doente" que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais
importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti.
Não perdi uma sequer.
O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando
completa frieza diante de seus argumentos.


Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado. Em casa, ao
tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei,
que dizia:


"Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te
envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova.
Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse
do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o
estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o
jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se,
porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom
marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não
dará importância à rainha nem àqueles que o servem".

Comparo esta estória com o ser humano que segue sua jornada na vida,
tão preocupado com seu exterior, isto é, com os bens, que tudo
guarda como se fosse tudo ouro, esquecendo de alimentar também a sua
alma e o seu espírito com a alegria e o amor de Deus.

Certamente não cumprirá a missão, já que não sabe guardar o que é
mais importante . Se você tiver a oportunidade de conhecer pessoas
assim , como conheci e conheço a muitos , verá que na intimidade têm
mais problemas que você ou eu e são cercados de infelicidades .

Antes que seja tarde , preocupe-se em : será que estou no Caminho
que me leva a Deus ? (Pense esta semana sobre isto)

Projetos da vida

Projetos da vida
Roberto Shinyashiki


Era uma vez um riacho de águas cristalinas,
muito bonito, que serpenteava
entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso,
notou que à sua frente havia
um pântano imundo, por onde deveria passar.
Olhou, então, para Deus e protestou:
"Senhor, que castigo!
Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso,
e você me obriga a atravessar um pântano
sujo como esse! Como faço agora?"

Deus respondeu:
"Isso depende da sua maneira de encarar
o pântano. Se ficar com medo,
você vai diminuir o ritmo de seu curso,
dará voltas e, inevitavelmente,
acabará misturando suas águas com
as do pântano, o que o tornará igual a ele.
Mas, se você o enfrentar com velocidade,
com força, com decisão, suas águas
se espalharão sobre ele, a umidade
as transformará em gotas que formarão
nuvens, e o vento levará essas nuvens
em direção ao oceano.
Aí você se transformará em mar".

Assim é a vida.

As pessoas engatinham nas mudanças.
Quando ficam assustadas, paralisadas,
pesadas, tornam-se tensas
e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA,
ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR.

Se uma pessoa passar a vida toda evitando
sofrimento, também acabará evitando
o prazer que a vida oferece.
Há milhares de tesouros guardados em
lugares onde precisamos ir para descobri-los.
Há tesouros guardados numa praia deserta,
numa noite estrelada, numa viagem
inesperada, num salto de asa-delta...
O importante é ir ao encontro deles,
ainda que isso exija uma boa dose de coragem
e desprendimento.
Não procure o sofrimento.
Mas, se ele fizer parte da conquista,
enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida.
Ela é uma aventura gratificante
para quem tem coragem de arriscar."

Convite pra dançar.

Se sentíssemos alegria de estar contigo, Senhor,
Não saberíamos resistir
A essa necessidade de dançar
Que se expande pelo mundo...

Provavelmente, estás cansado
Dessa gente que sempre fala em te servir Com ares de capitão,
Em te conhecer, com poses de professor,
Em te encontrar, com regras de jogo,
Em te amar, com o amor que tu tinha.

O dia em que sonhaste com algo diferente, Inventaste São Francisco
E dele fizeste o teu menestrel.
Nosso jeito de gente alegre
Nos leva a dançar contigo a dança da vida.

Para sermos bons dançarinos,
Não precisamos saber para onde nos leva a dança.
Precisamos apenas seguir o ritmo,
Ser alegres, ligeiros e, sobretudo, flexíveis.
Não precisamos pedir explicações
Dos passos que gostas de fazer,
Mas deixar-nos transformar
Em ágeis e vivos prolongamentos do teu ser.

Não precisamos seguir em frente, a todo custo,
Mas saber rodopiar e andar de lado.
Mais do que caminhar,
Precisamos saber parar e deslizar.
E tudo isso não passaria de desvairada agitação
Se a música não lhe desse uma harmonia.

Vem convidar-nos, Senhor.
Estamos prontos para dançar contigo
A dança do trabalho
A dança do calor
E, mais tarde, a do frio.

Se algumas melodias
Estiverem em tom menor,
Não te diremos que são tristes.
Se outras nos deixarem um pouco ofegantes,
Não te diremos que são cansativas.
E, se alguém pisar nos nossos pés,
Não o levaremos em conta,
Pois sabemos que isso acontece
Quando a gente dança.

Senhor,
Ensina-nos a viver a nossa vida,
Não como um jogo de xadrez,
Onde tudo é calculado,
Nem como uma competição,
Onde tudo é difícil,
Nem como um teorema, ou quebra-cabeça,
Mas como uma festa sem fim,
Na qual se renova o encontro contigo,
Baile e dança,
Nos braços da tua graça,
Na música universal do teu amor.

Senhor,
Convida-nos para dançar!

A Árvore da Vida

Esta noite, eu tive um sonho diferente, sonhei que estava em um grande
bosque e caminhava por uma pradaria verde sem fim. Cada passo que eu
dava encontrava uma árvore enorme com um retrato de uma pessoa que já
havia passado pela minha vida .

No início, foi difícil lembrar de alguns rostos. Eram pessoas que haviam
participado da minha infância e eu não tinha notícias há muitos anos, mas
como num velho filme, as imagens iam passando diante dos meus olhos
conforme eu me aproximava de cada árvore.

Fui percebendo que conforme eu avançava, as pessoas iam mudando de
acordo com a minha idade, era realmente uma "exposição do meu passado",
onde cada árvore representava uma etapa da minha vida. Confesso que foi
delicioso recordar a emoção do meu primeiro amor, naquela árvore onde
havia a foto da minha primeira namorada, lembrei-me da inocência e da
pureza daquele amor que eu tremi tanto para conquistar.

Fui andando, quase que empurrado por mão invisível, e percebi que já
estava ficando adulto. As árvores já não eram tão verdes, o tempo já não
era tão ensolarado, mas, mesmo assim tive prazer de relembrar alguns bons
momentos como as formaturas, os amigos do Colégio, professores, a
faculdade, o casamento...

Na árvore do primeiro filho, eu chorei de emoção, recordando á alegria de
trazer a vida. Mas, na próxima fileira de árvores li a inscrição: "aqueles que
partiram", e uma atrás da outra, trazia retratos dos meus entes queridos que
faleceram e deixaram um buraco enorme na minha vida. Amigos, amigas,
pais, tios, avós, uma recordação ligeira de cada um, um toque no mais
profundo sentimento da minha alma, que me arrancou lágrimas emocionadas.

Logo depois, deparei-me com um charco horroroso, meus pés afundavam
em lama fétida e barrenta, ali, só haviam árvores secas, e para minha
surpresa, retratos das pessoas que eu tinha ferido ou magoado por algum
motivo. Retratos que eu não tinha coragem de encarar os olhos. Alguns,
eram pessoas que haviam me ferido profundamente. Pessoas que me
enganaram, e no meu entendimento, haviam me traído. Nem raiva, nem
ódio, nem nada, só vergonha eu sentia.

Como reparar essas árvores? Como fazê-las renascer? Como acabar com
aquelas mágoas? Para aquelas que eu julgava que me fizeram mal, eu
poderia perdoá-las ali mesmo de todo o meu coração, mas e aquelas que
me queriam mal?

A resposta estava logo abaixo de cada retrato:
"Aqui está uma árvore seca na sua história, para fazê-lá renascer é preciso
o adubo do perdão, a vitamina do amor, a energia da alegria, o sol da
sinceridade, o húmus da misericórdia. Portanto, dobre os joelhos e ore
pedindo ao "Criador de Tudo" para trazer nova vida a essa árvore."

Entendi então que para florescer a árvore da vida precisamos retirar os
galhos podres da nossa visão mesquinha e fazer amigos por onde
passarmos. Se alguém ficar magoado com nossas atitudes, ou nos
magoarmos com quer que seja, o perdão é a única solução, e para
aprender a perdoar, a oração é o caminho seguro que conduz a vida eterna.

Caminhe em paz neste dia, por entre as árvores da sua vida. Que ela seja
abençoada e cheia de frutos.

Adote um Adulto

Adote um adulto e ensine a ele coisas que ele já esqueceu.

Você pode adotar seu pai, mãe, tio, um amigo virtual, marido,
namorado ...

O importante é encontrar alguém
que precise, ser adotado,
precise voltar a ser criança.

COMO ESCOLHER?

Humm!!! é fácil reconhecer os adultos que mais precisam ser
adotados:
eles costumam ser:
ranzinzas,
mal-humorados e
cheios de coisas para fazer.
São sérios demais, vivem reclamando do que fazem,
não gostam de barulho, de música ou de coisas inesperadas.

Odeiam surpresas e geralmente não gostam de
comer doces ou andar descalços.

Aposto que conhecemos muitos assim ..... ;o) !!!

O QUE FAZER?

Depois que tiver escolhido, chegue perto, de mansinho e, com muita
paciência,
vá ensinando a ele como ser criança outra vez.

Faça um lindo desenho e dê a ele de presente.

Ensine-o a fazer as nuvens crescerem (na imaginação),

aprender a gostar de carinho

(comece com 1, 2, 3 beijinhos, beijo é bom !!),
a acreditar em anjos , dragões (conte-lhes uma história onde ele
será o herói, e matará o dragão feroz
que existe dentro dele), a chupar pedrinha de gelo,
a olhar o céu , desejar que os sonhos deles
virem algodão doce, só por um momento .

O importante será não desistir .
e lembre-se, o que é fácil para nós, pode ser difícil para eles.
Muitos esqueceram a criança que existe dentro de cada um ....


"Descubra a alegria de ser uma surpresa para você mesmo. Afinal, a
melhor maneira de servir a Deus é indo ao encontro dos seus próprios
sonhos. Só quem é feliz pode espalhar felicidade!"

Reconhecendo a Bênção

Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. (Provérbios 16:1)

Reconhecendo a Bênção
Conta-se que uma senhora idosa, vivendo em grande pobreza, reclamava de seu filho que morava nos Estados Unidos e que era rico. Dizia que ele era cruel e ingrato. "Ele nunca lhe manda dinheiro?" perguntaram a ela. Nem um centavo“, ela respondeu. "Ele manda freqüentemente alguns retratos, mas eu não preciso de retratos e sim de dinheiro." O amigo lhe perguntou: "Você tem algum desses retratos para me mostrar?"
"Oh, sim, eu tenho eles todos. Eles estão na Bíblia velha." Quando examinada, os "retratos" eram notas de cinqüenta e cem dólares, todas novas e frescas! Patético! Faminta e com
abundância. Assim acontece com muitas pessoas. Deus tem derramado graça abundante para todos, mas estes não a têm reconhecido.
Assim como a senhora de nossa ilustração, muitos de nós costumamos reclamar das situações adversas e da indiferença e falta de ajuda das pessoas que nos cercam, sendo este o principal motivo de fracassarmos na tentativa de atingir nossos objetivos de vida.
Em nosso relacionamento com Deus tem acontecido a mesma coisa. Colocamos nossos anseios, em oração, diante do altar do Senhor e não sabemos reconhecer as Suas respostas. Ele nos abençoa, nos protege, nos orienta, supre nossas necessidades, mas murmuramos porque o que achávamos que era o melhor não aconteceu. Não percebemos que a resposta correta é a que Ele nos oferece. Ninguém melhor do que o Rei dos reis para conhecer o verdadeiro caminho da felicidade.
Ele derrama incontáveis e abundantes bênçãos sobre nossas vidas e continuamos à espera das migalhas solicitadas. Você continua se queixando de tudo ou sabe reconhecer as bênçãos de Deus?

VALORES

Um dia, durante uma conversa entre engenheiros, me fizeram uma pergunta: O que de mais importante você já fez na sua vida?

A resposta me veio à mente na hora, mas não foi a que respondi, pois as circunstâncias não eram apropriadas. No papel de engenheiro da indústria do espetáculo, sabia que os assistentes queriam escutar anedotas sobre meu trabalho com as celebridades. Então, tirei lá das profundezas das minhas recordações: O mais importante que já fiz na minha vida ocorreu em 08 de outubro de 1990.

Comecei o dia jogando golfe com um ex-colega e amigo meu que há muito não via. Entre uma jogada e outra, conversávamos a respeito do que acontecia na vida de cada um. Ele me contava que sua esposa e ele acabavam de ter um bebê. Enquanto jogávamos chegou o pai do meu amigo que, consternado, lhe diz que seu bebê parou de respirar e que foi levado para o hospital com urgência. No mesmo instante, meu amigo subiu no carro de seu pai e se foi.

Por um momento fiquei onde estava, sem pensar nem mover-me, mas logo tratei de pensar no que deveria fazer:

Seguir meu amigo ao hospital? Minha presença, disse a mim mesmo, de nada serviria pois a criança certamente está sob cuidados de médicos, enfermeiras, e nada havia que eu pudesse fazer para mudar a situação. Oferecer meu apoio moral? Talvez, mas tanto ele quanto sua esposa vinham de famílias numerosas e sem dúvida estariam rodeados de amigos e familiares que lhes ofereceriam apoio e conforto necessários, acontecesse o que acontecesse. A única coisa que eu faria, indo até lá, era atrapalhar. Decidi que mais tarde iria ver o meu amigo.

Quando dei a partida no meu carro, percebi que o meu amigo havia deixado o seu carro aberto e com as chaves na ignição, estacionado junto às quadras de tênis. Decidi, então, fechar o carro e ir até o hospital entregar-lhe as chaves. Como imaginei, a sala de espera estava repleta de familiares que os consolavam.

Entrei sem fazer ruído e fiquei junto à porta, pensando o que deveria fazer. Não demorou muito e surgiu um médico que aproximou-se do casal e, em voz baixa, comunica o falecimento do bebê. Durante os instantes que ficaram abraçados a mim pareceu uma eternidade ... choravam, enquanto todos os demais ficaram ao redor daquele silêncio de dor.

O médico lhes perguntou se desejariam ficar alguns instantes com a criança.
Meus amigos ficaram de pé e caminharam resignadamente até a porta. Ao ver-me ali, aquela mãe me abraçou e começou a chorar.

Também meu amigo se refugiou em meus braços e me disse: - Muito Obrigado por estar aqui!

Durante o resto da manhã fiquei sentado na sala de emergências do hospital, vendo meu amigo e sua esposa segurar nos braços seu bebê, despedindo-se dele.

Isso foi o mais importante que já fiz na minha vida.

Aquela experiência me deixou três lições:

Primeira: o mais importante que fiz na vida, ocorreu quando aparentemente não havia absolutamente nada, nada que eu pudesse fazer. Nada daquilo que aprendi na universidade, nem nos anos em que exercia a minha profissão, nem todo o racional que utilizei para analisar a situação e decidir o que eu deveria fazer, me serviu para aquela circunstância.

Segunda: estou convencido que o mais importante que já fiz na minha vida esteve a ponto de não ocorrer, devido às coisas que aprendi na universidade, aos conceitos do racional que aplicava na minha vida pessoal, assim como faço na profissional. Ao aprender a pensar, quase me esqueci de Sentir. Hoje, não tenho dúvida alguma que devia ter subido naquele carro sem vacilar e acompanhar meu amigo ao hospital.

Terceira: aprendi que a vida pode mudar em um instante. Intelectualmente todos nós sabemos disso, mas acreditamos que os infortúnios acontecem com os outros. Assim fazemos nossos planos e imaginamos nosso futuro como algo tão perfeito e real, como se não houvesse espaços para outras ocorrências. Mas ao acordarmos de manhã, esquecemos que podemos perder o emprego, sofrer uma doença ou cruzar com um motorista embriagado, etc., acidentes que podem alterar este futuro em um piscar de olhos.

Desde aquele dia busquei um equilíbrio entre o trabalho e a minha vida. Aprendi que nenhum emprego, por mais gratificante que seja, compensa perder férias, romper um casamento ou passar um dia festivo longe da família. E aprendi que o mais importante da vida não é ganhar dinheiro, atropelar a carreira dos outros e nem ascender socialmente. O mais importante da vida é ter tempo para utilizar todos os conhecimentos adquiridos no sentido de
promover o bem estar do próximo.

OS MELHORES VALORES DA RESISTÊNCIA

OS MELHORES VALORES DA RESISTÊNCIA

PERSEVERANÇA:
Se o trabalho parece estafante, suporte mais um pouco as dificuldades em que se lhe envolvem os encargos porque toda dificuldade produz melhoria.

HUMILDADE:
Onde lhe pareça já haver exercitado o máximo de humildade, apague-se um tanto mais em favor de outrem para que seu grupo alcance a segurança ideal.

PACIÊNCIA:
Demonstre um pouco mais de paciência nos momentos de inquietação e evitará desgostos incalculáveis.

BOM HUMOR:
Abstenha-se algo mais de reclamações mesmo justas, no que se reporta aos seus interesses pessoais e observará quanta simpatia virá ao seu encontro.

CALMA:
Mostre um pouco mais de serenidade nos instantes de crise e você se transformará no apoio providencial de muita gente.

FÉ:
Confie algo mais na proteção da Bondade Divina e conseguirá superar obstáculos que se lhe figuravam intransponíveis.

SERENIDADE:
Nos dias de enfermidade agüente um tanto mais as dificuldades e você apressará as suas próprias melhoras de maneira imprevisível.

AMOR A SI MESMO:
Tolere um tanto mais as intrigas que, por ventura, lhe assediem o campo de ação, sem lhes oferecer qualquer importância e defenderá a sua própria felicidade, com inesperado brilhantismo.


* * *


Reconhece você que a sua resistência precisa aumentar; por isso mesmo não despreze o esforço no bem algum tanto a mais além do nível.

Você vive no mundo em meio de provas e lutas, desafios e necessidades, ao modo de aluno entre as lições de que precisa na escola, em favor do próprio aproveitamento; aprenda a suportar os convites ao bem dos outros e você ganhará os melhores valores da resistência.

***

Maneiras de ser Feliz

Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém.

Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual...

Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma
maneira de encontrar a felicidade...

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se
envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de
irmos ao encontro dela...

Ser humilde, prestar favores sem recompensas abrir as mãos e
oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade...

Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço
te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma
maneira de ganhar a felicidade...

Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes,

à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja,

é mais uma maneira de abraçar a felicidade...

Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você
consegue...

Tenha fé, acredite em Deus!

Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.

Faça de sua vida uma conquistas de vitórias, uma virtude e aproveite
tudo

o que ela te der como oportunidade... mesmo sofrendo, sofra
amando...

..pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as
portas da felicidade...

Coragem

A Palavra coragem, vem do latim cor, cordis, que significa coração. Portanto, ser corajoso significa agir utilizando um potencial que vem de dentro - a voz do coração.
É necessário coragem para assumir as consequência de nossos ações e desacertos,
Para suportar a vontade de retrucar de acordo com as ofensas recebidas,
Para sentir e fazer as coisas que acreditamos serem certas para nós, ainda que o medo da rejeição e da discriminação nos ameace,
Para aprender a dizer "não", impedindo que passemos a vida inteira sendo usados ou explorados;
Para ver as coisas pelo lado bom, esperando sempre uma solução favorável;
Para não aceitar as responsabilidades que não são nossas, mas de amigos ou parentes imprudentes que se omitem em executá-las.

Usar a propria alma como guia e não precisar do consentimento exterior é utilização correta da verdadeira coragem - postura psicologica que nos plenifica, em qualquer nível, nas pretendidas realizações pessoais.

Jesus não receava correr riscos, porque seu valores não eram locais; em outras palavras, não eram analisados sob a luz de um enfoque particular ou geográfico.
O mestre via a si mesmo como pertencente à vida universal; transcendia as fronteiras tradicionalistas - família, raça, cidade, estado ou país. ALias, a coragem dos renovadores é geralmente rotulada, pela mediocridade ou imcompreensão da humanidade, de rebeldia, desobediência e perturbação dos valores preestabelecidos ou convencionais.

Fábula das três árvores

Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros.
Para tal, até me disponho a ser cortada.
A segunda olhou para o riacho e suspirou:
- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas A terceira árvore olhou o vale e disse:
- Eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que, as pessoas ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.
Muitos anos se passaram, e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas muito ansiosas em serem transformadas naquilo com
que sonhavam.
Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos!
Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais, coberto de feno.
A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em altas vigas
e colocada de lado em um depósito.
E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:
- Para que isso?
Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém-nascido naquele cocho de animais.
E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo!
A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse:
"PAZ"!
E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o rei dos céus e da terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela.
Logo, sentiu-se horrível e cruel.


Mas, logo no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos...

Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase sempre, somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia.
É importante compreendermos que tudo vem de Deus, acreditarmos, termos fé, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós.

"A parábola do rico e de Lázaro"

Jesus continuou: - Havia um homem rico que vestia roupas muito caras
e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre,
chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que
costumavam largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali,
procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem
rico. E até os cachorros vinham lamber as suas feridas. O pobre
morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do
céu. O rico também morreu e foi sepultado. Ele sofria muito no mundo
dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele.
Então gritou: "Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe
o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou
sofrendo muito neste fogo!"
- Mas Abraão respondeu: "Meu filho, lembre que você recebeu na sua
vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E
agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo. Além disso,
há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar
daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para
cá."
- O rico disse: "Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a
casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os
avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento."
- Mas Abraão respondeu: "Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os
livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!"
- "Só isso não basta, Pai Abraão!", respondeu o rico. "Porém, se
alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos
seus pecados."
- Mas Abraão respondeu: "Se eles não escutarem Moisés nem os
profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite." (Lc 16,19-31)

A parábola evangélica é um alerta premente contra o perigo da
riqueza e as conseqüências desastrosas para quem não sabe se servir
dela como meio para obter a salvação eterna. A riqueza pode levar à
condenação.
O rico simboliza aquela pessoa cuja vida limita-se à busca de
prazeres: da comida, da bebida, do vestir-se bem, do locupletar-se
com bens materiais. Por isso, não demonstra a mínima preocupação com
Deus, nem muito menos com seus semelhantes, de modo especial, os
pobres e marginalizados. Interessa-lhes, apenas, quem lhes pode
proporcionar prazer, e seus companheiros de orgias. Nada, porém, que
possa significar amor e ruptura dos esquemas egoístas.
A riqueza estreitava os horizontes do rico da parábola, impedindo-o
de ver para além de seu pequeno mundo. O sofrimento do pobre Lázaro,
à sua porta, era-lhe desconhecido. Sua fome contrastava com a
opulência dos banquetes que o rico oferecia. Seu corpo coberto de
feridas, dando-lhe um aspecto asqueroso, chocava-se com a bela
aparência dos convivas do rico, bem vestidos e adornados.
O desfecho da parábola parece lógico: a insensibilidade do rico
farreador valeu-lhe a condenação eterna de sofrimentos, pois deixara
escapar a única chance de construir sua felicidade eterna, fazendo-
se solidário com o sofrimento do próximo.

Diácono Alfredo Assad Neto

O Maior Desafio

---------------------------------------------------------------------------

"Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu."

John Richardson Jr

---------------------------------------------------------------------------

O Maior Desafio

Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários.

Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio.

Para quem sofreu um acidente e está re-aprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro.

Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação.

Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que formam frases.

É conseguir tomar o lápis e escrever o próprio nome, em letras de forma. É conseguir ler o letreiro do ônibus, identificando aquele que deverá utilizar para chegar ao seu lar.

Cada qual, dentro de sua realidade, de sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança.

Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado.

Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros.

É ser otimista quando os demais estão pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É saber sonhar e ir em frente.

É persistir, mesmo quando ninguém consiga nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor, prefeito ou programador.

Acima de tudo, o maior desafio para deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e argentinos, para todo ser humano, é fazer.

Fazer o que promete. Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro. Ir em frente.

Com que freqüência se escutam pessoas dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão...

Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que lhe acontece.

Então, o maior desafio é fazer. E não adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa casa amarela. Ou porque não teve tempo.

Aprenda com seus erros. Quando algo não der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que daquele jeito não dá.

Você pode treinar mais. Você pode conseguir ajuda, pode estudar mais, pode se inspirar com sábios amigos. Ou com amigos dos seus amigos.

Pode tentar novas idéias. Pode dividir seu objetivo em várias etapas e tentar uma de cada vez, em vez de tentar tudo de uma vez só.

Você pode fazer o que quiser. Só não pode é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus sonhos.

...............................

Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção espiritual.

Insucesso é ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura.

Indispensável manter o bom ânimo em qualquer lugar e posição.

O pior que pode acontecer a alguém é se entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão.

Assim, confia em Deus, e, com coragem, prossegue de espírito tranqüilo.


***
Fonte: www.momento.com.br

***

Ame muito seus pais

Muito tempo atrás, existia uma árvore enorme, uma bela macieira. Um
pequeno garoto adorava vir e brincar à sua volta, diariamente. Ele
subia até o topo da árvore, comia as maçãs, tirava um bom cochilo
debaixo das sombras. Ele gostava muito da árvore e a árvore gostava
muito de brincar com ele.

O tempo passou... O pequeno menino cresceu e não mais brincou em
torno da árvore como fazia todos os dias. Um dia, ele voltou e a
árvore lhe pareceu triste.
- Venha e brinque comigo, a árvore disse ao menino.
- Eu não sou mais uma criança, eu não brinco mais ao redor de
árvores, o menino respondeu. Agora eu quero brinquedos. E preciso do
dinheiro para comprá-los.
- Me desculpe, mas eu não tenho dinheiro... mas você pode colher
todas as minhas maçãs e vendê-las. Então, você terá dinheiro
suficiente.

O menino ficou muito excitado. Ele agarrou todas as maçãs da árvore
e partiu feliz. O menino nunca que voltava depois de colher as
maçãs. A árvore estava triste.

Um dia, ele retornou e a árvore ficou muito alegre.
- Venha e brinque comigo, a árvore disse.
- Eu não tenho tempo para brincar. Eu tenho que trabalhar para
ajudar minha família. Nós precisamos de uma casa para nos abrigar.
Você pode me ajudar?
- Desculpe, mas eu não tenho uma casa. Mas você pode cortar meus
galhos para construir sua casa.

Então o menino cortou todos os galhos da árvore e partiu feliz. A
árvore estava contente por ver o menino feliz, mas o menino nunca
mais que voltava. A árvore novamente estava só e triste.

Um dia quente de verão, o menino apareceu e a árvore teve muito
prazer em revê-lo.
- Venha e brinque comigo! A árvore disse.
- Estou cansado e ficando velho. Eu queria mesmo é navegar um pouco
e relaxar. Você poderia me dar um barco?
- Use meu tronco e construa seu barco. Você pode navegar até bem
longe e ser feliz.

Então o menino corta o tronco da árvore para fazer um barco. Ele foi
navegar e não apareceu mais por muito tempo

Finalmente, ele retornou depois de muitos anos.
- Desculpe meu menino. Mas não tenho nada mais para você. Nem maçãs
para você tenho mais. A árvore disse.
- Eu não tenho dentes para morder, o menino respondeu.
- Não tenho mais o tronco para você subir.
- Estou muito velho para isto, o menino respondeu.
- Eu realmente não posso lhe dar nada... a única coisa que ficou
foram minhas agonizantes raízes, a árvore disse entre lágrimas.
- Eu agora não preciso de muito, só um lugar para descansar. Eu
estou muito cansado depois de todos estes anos, o menino respondeu.
- Bom! As raízes desta velha árvore formam o melhor lugar para se
apoiar e descansar. Venha, sente-se comigo e descanse.

O menino sentou-se e a árvore ficou contente e sorriu entre
lágrimas...

Esta é uma história significativa para todos nós. A árvore é como
nossos pais. Quando somos jovens, gostamos de brincar com mamãe e
papai... Quando crescemos, nós os deixamos... só aparecemos quando
precisamos de algo ou quando estamos em dificuldades. Não importa o
que nem como, os pais sempre darão tudo que podem para fazer você
feliz. Você pode pensar que o menino foi cruel com a árvore mas é
exatamente isto que todos nós somos...

Ame muito a seus pais.

Tradução Sergio Barros

"A Felicidade"

A felicidade não depende do que acontece ao nosso redor, senão do
que acontece dentro de nós mesmos.
A felicidade se mede pelo espírito com que enfrentamos as
dificuldades da vida...
A felicidade é um assunto de valentia; é muito mais fácil sentir-se
deprimido e desesperado...
A felicidade é um estado de ânimo; não somos felizes até que
decidamos sê-lo;
A felicidade não consiste em fazer sempre o que queremos; senão a
querer tudo o que fizemos..
A felicidade nasce de colocar nosso coração no trabalho... E de fazê-
lo com alegria e entusiasmo.
A felicidade não tem receitas... Cada um a cozinha com o tempero de
sua própria preferência...
A felicidade não é uma pousada no caminho…senão uma forma de
caminhar durante a vida!
Quantas vezes...
Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os
sonhos.
Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela
injustiça.
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem
dividir.
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercado de pessoas.
Quantas vezes falamos, sem termos notados.
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida.
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota .
Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora que
precisamos parecer fortes.
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz.
E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice,
um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor.
E a gente insiste. Insiste em prosseguir, em acreditar, em
transformar, em dividir, em estar, em ser.
E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho, aquele
mais difícil, mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir, por ter uma missão, ser feliz.

(Autor desconhecido)

A idade de ser feliz...

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realiza-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa

As Mulheres São Verdes

Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:
- Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje,
conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado.
- Mas por que? - indagou o velho homem.
- Eu lhe perguntei timidamente como ela era e ela - rindo! -
respondeu: sou verde.
- E por que a resposta o chocou?
- Ora, amigo, ela estava debochando de mim!
Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar:
- Meu jovem, você não entendeu que ela estava se comparando a uma
árvore.
- Árvore? Como assim?!?
- Menino, as mulheres são como as árvores:
- Elas fincam raízes no solo dos nossos corações;
- Têm paciência e capricho com o próprio crescimento;
- Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos
recebem renovadas energias;
- Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o
mundo os levará para longe delas.
- Outras - aquelas que não dão frutos - oferecem sua sombra àqueles
que necessitam de descanso;
- Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume
da força e da fé,
acalmando-nos, por mais assustadora que seja à noite;
- Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria quando em presença
do machado ofensor ou do regador daqueles que as amam;
- Seus corações vão alto o suficiente para escutarem mais de perto
os recados do céu;
- Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades, as
avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios;
- Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, elas
valorizam e protegem seus ninhos;
- Suportam melhor a solidão e as vicissitudes que a Vida às vezes
nos impõe;
- No mundo, elas nascem em maior número para que o verde da
esperança jamais empalideça.
- Meu menino, todas as mulheres são árvores, todas as mulheres são
verdes."
Ao final desse relato, refletiu o rapaz:
- Eu tenho um triste jardim no peito: nele está faltando uma
árvore...

...e correu para o telefone mais próximo...

Para quem você está fazendo diferença no seu viver?

A vida se alimenta e se mantém através do amor, sabia? Isso mesmo: somos seres de amor! Nossa essência é puro amor!

É por isso que você tem que entender logo que quanto mais você dá de si, mais você tem para dar!

Estamos aqui nesse mundão maravilhoso para servir uns aos outros, cuidar uns dos outros! Pra quem você está dando uma forcinha na vida? Pra quem você está fazendo diferença no seu viver?
Vai existir sempre alguém a quem você poderá servir, amar, ajudar, consolar, amparar. E sempre haverá alguém que estará igualmente pronto a servir, amar, ajudar, consolar e amparar você também, viu? É assim que Deus quer que funcione o seu Plano!


Por que está tão difícil entender que ajudando-nos uns aos outros, todos poderemos alcançar juntos uma vida melhor?

Dê a sua força para alguém hoje, seja lá a quem for. Acredite que a vida acontece quando você adquire a capacidade de sentir prazer ao ajudar e a servir ao outro!

E já não importa mais como que o mundo está vendo a sua contribuição. O que vale mesmo é a sua motivação e a sua razão que estão por trás do ato de servir.

Um simples sorriso vale muito, viu? Talvez ele seja exatamente o gesto de bondade que alguém esteja precisando!

Para onde quer que você olhe, sempre poderá ver oportunidades de servir! Colabore com simplicidade,com alegria, tá? Deseje êxito e sorte para todas as pessoas que encontrar! Estamos sempre sendo amparados pelas mãos misericordiosas de Deus que pode estar se servindo de alguém para te ajudar, sabia?

Conversa com Deus

Um dia, levantei-me de manhã cedo para assistir o nascer do sol. A beleza da criação Divina estava além de qualquer descrição. Enquanto eu assistia, louvei a Deus pelo Seu belo trabalho.

Sentado lá, senti a presença de Deus comigo. Ele me perguntou:

- Você me ama?

Eu respondi:

- É claro, meu Deus. Voce é meu Senhor e Salvador.

Então Ele perguntou:

- Se você tivesse alguma dificuldade física, ainda assim Me amaria?

Eu fiquei perplexo. Olhei para meus braços, pernas e para o resto do meu corpo e me perguntei quantas coisas eu não seria capaz de fazer as coisas que eu dava por certas. E eu respondi:

- Seria difícil, Senhor; mas eu ainda Te amaria.

Então o Senhor disse:

- Se você fosse cego, ainda amaria minha criação? Como eu poderia amar algo sem a possibilidade de vê-lo?

Então eu pensei em todas as pessoas cegas no mundo e quantos deles ainda amaram Deus e Sua criação. Então respondi:

- É difícil pensar nisto, mas eu ainda Te amaria.

O Senhor então perguntou-me:

- Se você fosse surdo, ainda ouviria minha palavra?

Como poderia ouvir algo sendo surdo? Então eu entendi. Ouvir a palavra de Deus não é simplesmente usar os ouvidos, mas nossos corações. Eu respondi:

- Seria difícil, mas eu ainda ouviria a Tua palavra.

O Senhor então perguntou:

- Se você fosse mudo, ainda louvaria Meu nome?

Como poderia louvar sem uma voz? Então me ocorreu: Deus quer que cantemos de toda nossa alma e todo nosso coração. Nao importa como possa parecer. E louvar a Deus não é sempre com uma canção, mas quando somos oprimidos, nós louvamos a Deus com nossas palavras de gratidão. Então eu respondi:

- Embora eu não pudesse fisicamente cantar, eu ainda louvaria teu nome.

E o Senhor perguntou:

- Você realmente Me ama?

Com coragem e forte convicçao, eu respondi seguramente:

- Sim, Senhor... Eu te amo! Tu és o unico e verdadeiro Deus.

Eu pensei ter respondido bem, mas entao Deus perguntou:

- ENTÃO POR QUE PECAS?

Eu respondi:

- Porque sou apenas um ser humano. Não sou perfeito.

- ENTÃO, POR QUE EM TEMPOS DE PAZ VOCÊ VAGUEIA AO LONGE? POR QUE SOMENTE EM TEMPOS DE PROBLEMAS VOCÊ ORA COM FERVOR?

Sem respostas... somente lágrimas. O Senhor continuou:

- Por que cantas somente nas confraternizações e nos retiros? Por que me buscas somente nas horas de adoração? Por que Me pedes coisas tão egoístas? Por que me fazes perguntas tão sem fé?

As lágrimas continuavam a rolar em minha face.

- Por que você tem vergonha de mim? Por que você não está anunciando as Boas Novas? Por que em tempos de opressão, você chora a outros quando eu ofereço Meu ombro pra você chorar nele? Por que cria desculpas quando lhe dou oportunidades de servir em Meu nome? Você é abençoado com vida. Eu não te fiz para que jogasse este presente fora. Eu lhe abençoei com talentos para Me servir, mas você continua a se virar. Eu revelei Minha Palavra a você, mas você não progride em conhecimento. Eu falei com você, mas seus ouvidos estavam fechados. Eu mostrei minhas bençãos, mas seus olhos se voltavam para outra direção. Eu lhe mandei servos, mas você se sentou ociosamente enquanto eles eram afastados. Eu ouvi suas orações e respondi a todas elas... Eu quis responder, mas não havia resposta a ser dada. VOCÊ VERDADEIRAMENTE ME AMA?

Eu não pude responder. Como eu poderia? Eu estava inacreditavelmente constrangido. Eu não tinha desculpa. O que eu poderia dizer? Quando meu coração chorou e as lágrimas brotaram, eu disse:

- Por favor, perdoe-me Senhor. Eu não sou digno de ser seu filho.

O senhor respondeu:

- Esta é Minha Graça, meu filho.

E o Senhor continuou:

- Porque você é Minha criação. Você é meu filho. Eu nunca te abandonarei. Quando você chorar, Eu terei compaixão e chorarei com você. Quando você estiver alegre, Eu vou rir com você. Quando você estiver desanimado, Eu te encorajarei. Quando você cair, Eu vou te levantar. Quando você estiver cansado, Eu te carregarei. Eu estarei com você até o final dos tempos, e te amarei pra sempre.

Eu jamais chorei daquela maneira antes. Como pude ter sido tão frio? Como pude ter magoado Deus como fiz? Então eu perguntei a Deus:

- O Senhor me ama?

O Senhor esticou Seu braço. Logo, curvei-me aos seus pés, e, pela primeira vez eu orei verdadeiramente...


Transmita às pessoas o quanto é importante a devoção e o reconhecimento de tudo que nos é dado.
Dê valor às coisas simples, não seja ambicioso, muito menos materialista; trate "seus irmãos" com dignidade...

TRÊS DIAS PARA VER

O que tu olharias se tivesses apenas três dias de visão?
Helen Keller, cega e surda desde bebê, há setenta anos, escreveu um
ensaio que a revista seleções publicou e diz mais ou menos assim:

Às vezes o meu coração anseia por ver tudo aquilo que só conheço
pelo tato.
Se eu consigo tanto prazer com um simples toque, quanta beleza
poderia ser revelada pela visão! E imaginei o que mais gostaria de
ver se pudesse enxergar, digamos, por apenas três dias.

O primeiro dia seria muito ocupado.
Eu reuniria todos os meus amigos queridos e olharia seus rostos por
muito tempo, imprimindo em minha mente as provas exteriores da
beleza que existe dentro deles.
Também fixaria os olhos no rosto de um bebê, para poder ter a visão
da beleza ansiosa e inocente.
E gostaria de olhar nos olhos fiéis e confiantes de meus dois cães.
À tarde daria um longo passeio pela floresta, contagiando meus olhos
com as belezas da natureza.
E rezaria pela glória de um pôr de sol colorido.
Creio que nessa noite não conseguiria dormir.

No dia seguinte eu me levantaria ao amanhecer para assistir ao
empolgante milagre da noite se transformando em dia.
Contemplaria, assombrada, o magnífico panorama de luz com que o
sol desperta a terra adormecida.
Como gostaria de ver o desfile do progresso do homem, visitaria os
museus.
Tentaria sondar a alma do homem por meio de sua arte.
Veria então o que conheci pelo tato. Todo o magnífico mundo da
pintura me seria apresentado.
A noite de meu segundo dia seria passada no teatro ou no cinema.

No terceiro dia, a cidade seria meu destino.
Iria aos bairros pobres, às fábricas, aos parques onde as crianças
brincam.
Viajaria pelo mundo, visitando os bairros estrangeiros.
E meus olhos estariam sempre abertos tanto para as cenas de
felicidade quanto para as de tristeza, de modo que eu pudesse
descobrir como as pessoas vivem e trabalham, e compreende-las
melhor.
À meia-noite, uma escuridão permanente outra vez se cerraria sobre
mim.

Claro, nesses três curtos dias eu não teria visto tudo que queria
ver.
Só quando as trevas descessem de novo é que me daria conta do quanto
eu deixara de apreciar.
***
Usem seus olhos como se amanhã fossem perder a visão.
E o mesmo se aplica aos outros sentidos.

Ouçam a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes
de uma orquestra, como se amanhã fossem ficar surdos.
Toquem cada objeto como se amanhã perdessem o tato.
Sintam o perfume das flores, saboreiem cada bocado, como se amanhã
não mais sentissem aromas nem gostos.

Usem ao máximo todos os sentidos.
Gozem de todas as facetas da beleza que o mundo lhes revela pelos
vários meios de contato fornecidos pela natureza.
E agradeçamos à Deus por todas as Bênçãos que recebemos diariamente,
e nem nos damos por conta...
***************************************

NADA É POR ACASO
Diz uma canção que o acaso é um "apelido" que às vezes Deus
usa para assinar Sua ação..."

"No mês de agosto de 2001, Moshê (nome fictício), um bem
sucedido empresário judeu, viajou para Israel a negócios. Na
quinta feira, dia nove, entre uma reunião e outra, o empresário
aproveitou para ir fazer um lanche rápido em uma pizzaria na esquina
das ruas Yafo e Mêlech Georgeno, centro de Jerusalém. O
estabelecimento estava superlotado. Logo ao entrar na pizzaria,
Moshê percebeu que teria que esperar muito tempo numa enorme
fila, se realmente desejasse comer alguma coisa - mas ele não
dispunha de tanto tempo.
Indeciso e impaciente, pôs-se a ziguezaguear por perto do
balcão de pedidos, esperando que alguma solução caísse do
céu.
Percebendo a angústia do estrangeiro, um israelense perguntou-
lhe se ele aceitaria entrar na fila na sua frente.
Mais do que agradecido, Moshê aceitou. Fez seu pedido, comeu
rapidamente e saiu em direção à sua próxima reunião.
Menos de dois minutos após ter saído, ele ouviu um estrondo
aterrorizador.
Assustado, perguntou a um rapaz que vinha pelo mesmo caminho que
ele acabara de percorrer o que acontecera. O jovem disse que um
homem-bomba acabara de detonar uma bomba na pizzaria Sbarro`s.
Moshê ficou branco.
Por apenas dois minutos ele escapara do atentado. Imediatamente
lembrou-se do homem israelense que lhe oferecera o lugar na fila.
Certamente ele ainda estava na pizzaria. Aquele sujeito salvara a
sua vida e agora poderia estar morto. Atemorizado, correu para o
local do atentado para verificar se aquele homem necessitava
de ajuda.
Mas encontrou uma situação caótica no local. A Jihad Islâmica
enchera a bomba do suicida com milhares de pregos para aumentar
seu poder destrutivo.
Além do terrorista, de vinte e três anos, outras dezoito
pessoas morreram, sendo seis crianças. Cerca de outras noventa
pessoas ficaram feridas, algumas em condições críticas. As
cadeiras do restaurante estavam espalhadas pela calçada. Pessoas
gritavam e acotovelavam-se na rua, algumas em pânico, outras
tentando ajudar de alguma forma.
Entre feridos e mortos estendidos pelo chão, vítimas ensangüentadas
eram socorridas por policiais e voluntários. Uma mulher com um bebê
coberto de sangue implorava por ajuda. Um dispositivo adicional
já estava sendo desmontado pelo exército. Moshê procurou
seu "salvador" entre as sirenes sem fim, mas não conseguiu encontrá-
lo. Ele decidiu que tentaria de todas as formas saber o que
acontecera com o israelense que lhe salvara a vida.
Moshê estava vivo por causa dele. Precisava saber o que
acontecera, se ele precisava de alguma ajuda e, acima de tudo,
agradecer-lhe por sua vida.
O senso de gratidão fez com que esquecesse da importante reunião
que o aguardava. Ele começou a percorrer os hospitais da
região, para onde tinham sido levados os feridos no atentado.
Finalmente encontrou o israelense num leito de um dos
hospitais. Ele estava ferido, mas não corria risco de vida.
Moshê conversou com o filho daquele homem, que já estava acompanhando
seu pai, e contou tudo o que acontecera. Disse que faria tudo
que fosse preciso por ele. Que estava extremamente grato àquele
homem e que lhe devia sua vida. Depois de alguns momentos, Moshê
se despediu do rapaz e deixou seu cartão com ele. Caso seu pai
necessitasse de qualquer tipo de ajuda, o jovem não deveria hesitar
em comunicá-lo.
Quase um mês depois, Moshê recebeu um telefonema em seu
escritório em Nova Iorque daquele rapaz, contando que seu pai
precisava de uma operação de emergência. Segundo especialistas, o
melhor hospital para fazer aquela delicada cirurgia fica em
Boston, Massachussets. Moshê não hesitou.
Arrumou tudo para que a cirurgia fosse realizada dentro de poucos
dias.
Além disso, fez questão de ir pessoalmente receber e acompanhar seu
amigo em Boston, que fica a uma hora de avião de Nova Iorque.
Talvez outra pessoa não tivesse feito tantos esforços apenas pelo
senso de gratidão.
Outra pessoa poderia ter dito "Afinal, ele não teve intenção de
salvar a minha vida: apenas me ofereceu um lugar na fila ."
Mas não Moshê. Ele se sentia profundamente grato, mesmo um mês
após o atentado. E ele sabia como retribuir um favor.
Naquela manhã de terça-feira, Moshê foi pessoalmente acompanhar
seu amigo e deixou de ir trabalhar. Sendo assim, pouco antes das
nove horas da manhã, naquele dia onze de setembro de 2001,Moshê
não estava no seu escritório no 101º andar do World Trade Center
Twin Towers."

(Relatado em palestra do Rabino Issocher Frand) Nada é por acaso...)

Sonhos

Sonho, a gente só se dá conta dele depois que acorda, depois que ele
acabou...
E fica aquela vontade na gente de sonhar mais um pouquinho.

Existem pessoas que são um sonho.
Um sonho pelo qual a gente dormiria a vida inteira.
Mas o destino vem e nos acorda violentamente...
E nos leva aquele sonho tão bom...

Existem pessoas que são estrelas.
Doces luzes que enfeitam e iluminam as noites escuras de nossas
vidas.
Mas vem o amanhecer e nos rouba com toda a sua claridade aquela
estrela tão linda.

Existem pessoas que são flores.
Belezas discretas que alegram o nosso caminho.
Mas com o tempo, as flores murcham, e nos enchem de saudade de sua
cor e de seu perfume.

Existem, finalmente, as pessoas que são simplesmente amor.
Um amor doce como o mel de uma flor que desabrochou numa estrela
e que veio até nós num lindo sonho!

E ainda bem que são amor, porque flores, estrelas ou sonhos,
mais cedo ou mais tarde, terminam... mas o amor,

O Amor Não Termina Nunca...

Perdoar

EVANGELHO (Lc 6,36-38)
36"Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis
condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma
boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso
colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós
também sereis medidos".


Comentário do Evangelho
Perdoar e ser perdoado

A reconciliação foi um tema fundamental do ministério de Jesus. Tudo
quanto fazia visava restaurar os laços de amizade dos seres humanos
entre si e com Deus. Ele foi, por excelência, um construtor de
reconciliação. Portanto, um bem-aventurado!
No seu ensinamento, o Mestre mostrou a transcendência do perdão que
rompe os limites do puro relacionamento humano para levar ao
relacionamento das pessoas com Deus. No ato de perdoar, o discípulo
do Reino decide seu destino eterno.
A ordem de Jesus - "Perdoai, e sereis perdoados!" - não expressa a
reciprocidade do perdão no nível puramente humano, como se ele
dissesse: na medida em quem vocês perdoarem o próximo, serão
perdoados por ele. Pelo contrário, o perdão oferecido ao próximo
tem, como contrapartida, o perdão recebido de Deus. Quem abre o
coração e oferece o perdão a seu semelhante, restabelecendo o
relacionamento fraterno encontrará no Pai um coração aberto para
perdoá-lo e acolhê-lo.
Conclui-se da ordem de Jesus que, quem não perdoa, não receberá o
perdão do Pai, pois a falta de comunhão com o semelhante é indício
de ruptura com o Pai. Assim, o discípulo do Reino busca construir um
relacionamento sólido com o Pai, por meio da comunhão com o seu
semelhante. É ilusório querer trilhar um caminho diferente.


Oração
Pai, dispõe meu coração para o perdão, pois este é o caminho pelo
qual estabeleço minha comunhão contigo.

AMOR E JUSTIÇA

Houve, séculos atrás,
uma tribo cujo chefe era tido como superior aos chefes de todas as demais tribos.

Naquela época, a superioridade era medida pela força física.
Assim, a tribo mais poderosa era a que tinha o chefe mais forte.

Mas o chefe de que estamos falando não tinha somente força física.
Ele era também conhecido por sua sabedoria.

Desejando que o povo vivesse em segurança,
ele criou leis abrangendo todos os aspectos da vida tribal.

Eram leis severas que ele, como juiz imparcial,
fazia cumprir com rigor.



Certa feita, problemas começaram acontecer na tribo.
Alguém estava cometendo pequenos furtos.

O chefe reuniu a tribo e com tristeza no olhar, frisou que as leis tinham sido feitas para os proteger, para os ajudar. Como todos tinham o de que necessitavam para viver, não havia necessidade de ocorrerem furtos. Assim, ele estabeleceu que o responsável teria o castigo habitual aumentado de 10 para 20 chibatadas.

Os furtos, entretanto, continuaram.
Ele voltou a reunir o grupo e aumentou o castigo para 30 chibatadas.

Mas os furtos não cessaram.



“Por favor”, pediu o chefe. “estou suplicando. Para o bem de vocês,
os furtos precisam parar. Eles estão causando sofrimento entre nós.”

E aumentou o castigo para 40 chibatadas.

Naquele dia, os que estavam próximos dele, viram que uma lágrima escorreu pela sua face, quando ele dispersou o grupo.

Finalmente, um homem veio dizer que tinha identificado o autor dos furtos.
A notícia se espalhou e todos se reuniram para ver quem era.

Um murmúrio de espanto percorreu a pequena multidão, quando a pessoa foi trazida por dois guardas. A face do chefe empalideceu de susto e sofrimento.

Era sua mãe. Uma senhora idosa e frágil.

“E agora?” Pensou o povo em voz alta. Todos começaram a se questionar se o chefe seria, ainda assim, imparcial. Será que ele faria cumprir a lei? Seria o amor por sua mãe capaz de o impedir de cumprir o que ele mesmo estabelecera?

Notava-se a luta íntima do chefe que, por fim, falou:

“Meu amado povo. Faço isso pela nossa segurança e pela nossa paz. As 40 chibatadas devem ser aplicadas, porque o sofrimento que este delito nos causou foi grande demais.”

Acenou com a cabeça e os guardas fizeram sua mãe dar um passo à frente.

Um deles retirou o manto dela, deixando à mostra as costas ossudas e arqueadas. O carrasco, armado de chicote, se aproximou e começou a desenrolar o seu instrumento de punição.

Nesse momento, o chefe deu um passo à frente. Retirou o seu manto e todos puderam ver seus ombros largos, bronzeados e firmes.

Com muito carinho, ele passou os braços ao redor de sua querida mãe,
protegendo-a, por inteiro, com o próprio corpo.

Ele encostou o seu rosto ao da mãe e misturou as suas com as lágrimas dela.
Murmurou-lhe algo ao ouvido e então, fez um sinal afirmativo para o encarregado.

O homem se aproximou e desferiu, nos ombros fortes e vigorosos do chefe da tribo uma chibatada, após outra,
até completar exatamente 40.

Foi um momento inesquecível para toda a tribo que aprendeu, naquele dia,
como se podem harmonizar com perfeição,
o amor e a justiça.



O amor é vida, e a compaixão manifesta-lhe
a grandeza e o significado.

O amor tudo pode e tudo vence, encontrando soluções para as situações
mais difíceis e controvertidas.

Enfim, o amor existe com a finalidade exclusiva de tornar feliz quem o cultiva,
enriquecendo àqueles aos quais se dirige.

* John Macarthur *

PERDOAR OU PEDIR PERDÃO?

O QUE É MAIS IMPORTANTE: PERDOAR OU PEDIR PERDÃO?
Autor: Anônimo
Fonte: Lista "Tradição Católica"

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará os vossos pecados" (Mt 6,14).


Quem perdoa mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar...

O que é mais: Amar ou ser amado? Amar significa tudo aquilo que todo mundo deve. Ser amado significa tudo aquilo que todo mundo deseja. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais. E sempre importa saber que: Ninguém pode querer amar sem se esquecer, e ninguém pode querer ser amado sem se lembrar de todos...

O que é mais: Abrir a porta ou abrir o coração? Quem abre a porta mostra que vai receber alguém . Quem abre o coração quer que ninguém fique fora. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais. E sempre importa saber que: Abrir a porta é o modo mais delicado de ser bom, e abrir o coração é o modo divino de amar...

O que é mais: Ir à lua ou ficar na terra? Quem vai à lua vê mais um tanto de tudo que Deus fez. Quem fica na terra vê mais um tanto do que o homem pode. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais. E sempre importa saber que: Quem vai à lua deve voltar à terra, e quem fica na terra deve ir aos outros...

O que é mais: Dar ou estender as mãos? Quem dá mostra que se despoja de alguma coisa. Quem estende as mãos mostra que quer alcançar alguém. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais. E sempre importa saber que: Dar é um gesto de bondade, e estender as mãos é um gesto de bondade que sublima...

O que é mais: Levar rosas ou enxugar lágrimas? Quem leva rosas mostra que se lembrou de alguém na felicidade. Quem enxuga lágrimas mostra que não esqueceu de alguém na infelicidade. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.

É importante saber que levar rosas é um gesto de amor que todo mundo faz, e enxugar lágrimas é um gesto que só o amor faz a todo mundo!..."

"E se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes for ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. (sempre)" (Lc 17,4)

Você já deve ter notado

Semeia um pensamento e colherás um desejo;
semeia um desejo e colherás a ação;
semeia a ação e colherás um hábito;
semeia o hábito e colherás o caráter.
(Tihamer Toth)



Você já deve ter notado
como todos os começos são entusiasmados?

Por exemplo, neste período que as crianças, jovens e adultos retornam ás aulas, ou iniciam cursos de qualquer natureza, todos tem uma carga positiva de entusiasmo.
Todo mundo animado.

Para algumas pessoas começar uma nova semana também tem essa qualidade.
No entanto para outras, isto não acontece?

Por que será?

Será que existe alguma fórmula para fazer de cada novo dia uma nova esperança?

Existe alguma maneira de sermos otimistas diante de tantos desafios
que o mundo tem pra nós aí fora?

Tem alguma maneira de recarregar nossa reserva de entusiasmo,
para os momentos que parece terrível recomeçar?

Se existem fórmulas, mágicas ou maneiras para isto eu não sei!
Sei apenas que o resultado do que será meu dia, depende muito mais de mim mesmo,
do que das circunstâncias que tenho disponível, a favor ou contra.

Por isso eu proponho que façamos uma promessa,
logo no inicio do dia para nós mesmos.

Assim vamos preparar um terreno onde poderemos semear nossas esperanças
de um dia melhor. Pelo menos de encará-lo de forma mais corajosa e otimista.



Algo como: Prometa a si mesmo:

Somente hoje, ser forte, para que nada venha perturbar sua paz de espírito.
Assim não será atingido pelo desânimo.

Hoje, ao encontrar pessoas, falar de saúde, felicidade e prosperidade,
evitando comentar as últimas tragédias vistas nos noticiários.

Hoje procure mostrar para as pessoas que estão próximas de você,
que elas tem grande valor. Que sua existência é importante.

Hoje, ao olhar para os lados, procure ver o lado bom das coisas,
fazer com que o otimismo se torne realidade.

Hoje, pense o melhor das pessoas, trabalhe para o melhor e espere o melhor.

Hoje, sinta o verdadeiro entusiasmado tanto pelo sucesso dos outros quanto
pelo próprio sucesso.

Quanto aos erros do passado (e quem não cometeu algum?), procure esquecê-los.
Passe a empenhar-se para maiores e melhores realizações no futuro.

Ao encontrar alguém que não esteja tão animado, quanto você,
ofereça o seu melhor sorriso.

Procure aprender algo novo, que ajude você a melhorar a si mesmo.
Assim evitará criticar aos outros.

Hoje, prometa a si mesmo, ser maior que as preocupações,
não irritar-se e não ter medo de ser FELIZ.



Hoje, desejo que você viva com mais entusiasmo, hoje, mas só hoje ,
com toda alegria e entusiasmo que lhe é permitido pelo Criador do Universo.

Afinal de contas, amanhã é outro dia, aonde todas as promessas irão se renovar.

Tenha certeza, que isto criará um ciclo de otimismo em sua vida. Reforçando em você, cada vez mais a coragem para encarar a vida de frente, dia após dia.

Viver vale a pena, sempre!

Tenha um Bom Dia HOJE.

Olhos de Jesus

Luz que Transforma
A manhã apenas despertara e o homem se levantou.

Na tristeza com que se sentia envolvido, olhou para a filha doente, que gemia no leito pobre.

A esposa dormia e ele se preparou para sair antes que ela despertasse.

Seu rumo era o mercado, onde ele recolhia os frutos desprezados por aqueles que têm em demasia e desconhecem a dor do estômago vazio.

Um movimento inesperado, no entanto, lhe chamou a atenção.
Eram gritos, correria.
O povo se acotovelava formando um cortejo barulhento.

Soldados da Roma dominadora e audaciosa conduziam um condenado à morte.
O homem parou a observar aquela cena e pensou que aquele prisioneiro era mais infeliz do que ele próprio.

Suas dores eram morais: doíam por dentro.
Mas aquela criatura se apresentava machucada, sem forças, a carregar sobre os ombros um madeiro bruto e pesado.

Seus passos eram vagarosos, como num compasso de sinfonia fúnebre.
Arcado, a túnica que vestia se arrastava pelo chão, embaraçando-lhe os pés, dificultando-lhe, ainda mais, o caminhar.

O cireneu estava extático.
O homem estava sendo conduzido para o terrível suplício da cruz.
Era, sim, muito mais infeliz que ele próprio.

Nisto, a voz áspera de um dos soldados lhe ordenou auxiliar o condenado que caíra.
Não que o soldado se condoesse da sua dificuldade.
É que tinha pressa de se desvencilhar daquela tarefa.

O homem foi praticamente jogado para debaixo daquela madeira bruta, cheia de farpas.
Colocou o ombro ao lado do condenado e suspendeu o peso.
Sentiu uma dor profunda nos ombros e o olhar do auxiliado o penetrou.

Eram dois olhos de luz estampados numa face de sofrimento.
Jamais o cireneu haveria de esquecer aquele olhar.
A dor do ombro aumentava.

Logo adiante, o prisioneiro voltou a tropeçar e cair e as chicotadas da brutalidade o fizeram levantar-se.
Um pouco mais de tempo e o cireneu livrou-se do peso.
Agora o madeiro se transformara na cruz erguida para crucificar o condenado.

Aquele homem de Cirene, conhecido como cireneu, aguardou que a morte do crucificado se consumasse.
Algo nele o atraía, magnetizava-o.
Quando tudo terminou foi para casa e, porque chegou de mãos vazias, a esposa o repreendeu.

Ele não revidou.
Uma paz diferente tomava conta dele.
A filha veio correndo e o abraçou:
Estou boa, papai!

O homem recordou aqueles dois olhos que agradeceram seu auxílio, sem nada dizer.
Um perfume sem igual penetrou o lar pobre.
A mulher se enterneceu.

Uma delicada e sutil presença podia ser sentida pelos três.
A vida do cireneu se transformou.
Apesar das lutas e dissabores, nunca mais o fantasma do desespero fez morada em sua casa.

Curioso, no dia seguinte, foi perguntar a respeito da identidade do condenado.
Descobriu que ele se chamava Jesus de Nazaré.

Olha teu Jardim

OLHA no teu jardim as rosas entreabertas, e nunca as pétalas caídas;
OBSERVA em teu caminho a distância vencidae nunca o que falte ainda;
GUARDAdo teu olhar os brilhos de alegriae nunca as névoas de tristezas;
RETÉMda tua voz risadas e cançõese nunca os teus gemidos;
CONSERVAem teus ouvidos as palavras de amore nunca as de ódio;
GRAVAem tua pupila o nascer das aurorase nunca os teus poentes;
CONSERVAno teu rosto as linhas do sorrisoe nunca os sulcos do teu pranto;
CONTAaos homens o azul das tuas primaverase nunca as tempestades do verão;
GUARDAda tua face apenas as carícias,esquece as bofetadas;
CONSERVAde teus pés os passos retos e puros,esquece os transviados;
GUARDAde tuas mãos as flores que ofertaram,esquece os espinhos que ficaram;
De teus lábios CONSERVA as mensagens bondosas,esquece as maldições;
RELEMBRAcom prazer as tuas escaladas,esquece o prazer fútil das descidas;
RELEMBRAos dias em que foste água limpa,esquece as horas em que foste brejo;
CONTAe mostra as medalhas das tuas vitórias,esquece as cicatrizes das derrotas;
OLHAde frente o sol que existe em tua vida,esquece a sombra que fica atrás;
A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas;
E só um olhar de amor pode levar consigocalor para aquecer muitos invernos;
A bondade é mais forte em nóse dura muito mais do que o mal que nós mesmos praticamos;
Sê OTIMISTA, e não te esqueças de que...

É NO FUNDO DA NOITE SEM LUARQUE BRILHAM MUITO MAIS AS ESTRELAS!!!

Preciso de Alguém (By Sir Charlie Chaplin)

Preciso de alguém, que me olhe nos olhos quando falo...
Que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência
E ainda que não me compreenda, respeite meus sentimentos
Preciso de alguém, que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado
Alguém amigo suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir, mesmo sabendo que posso odiá-lo por isso...
Nesses mundo de céticos, preciso de alguém que creia nessa coisa misteriosa, desacreditada, quase impossível: A AMIZADE

Que teime em ser leal, simples e justo, que não vá embora se algum dia eu perder o meu ouro e não for mais a sensação da festa.
Preciso de um amigo que também seja companheiro nas farras e pescarias, nas guerras e alegrias, e que no meio da tempestade grite em coro comigo:
"Nós ainda vamos rir muito disso tudo" e ria muito!!!

Não pude escolher aqueles que me trouxeram ao mundo, mas posso escolher meu amigo...
E nessa busca empenho minha própria alma, pois com uma amizade verdadeira, a vida se torna simples, mais rica e mais bela....

O frio que vem de dentro

Quatro homens ficaram presos numa caverna por uma avalanche de neve.

Teriam que esperar até o amanhecer para poderem receber socorro.

Cada um trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se aqueciam.

Se o fogo apagasse, todos morreriam de frio antes que o dia clareasse.

Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira.

Era a única maneira de poderem sobreviver.
O primeiro homem era um rico avarento.
Ele estava ali porque esperava receber os juros de uma dívida.
Olhou ao redor e viu um círculo em torno do fogo bruxuleante, um homem da montanha, que trazia sua pobreza no aspecto rude e nas roupas remendadas.
Fez as contas do valor da sua lenha e enquanto mentalmente sonhava com o seu lucro, pensou:

"Eu, dar a minha lenha para aquecer um preguiçoso?"

O segundo homem era negro.
Seus olhos eram puro ressentimento.
Não havia qualquer sinal de perdão ou mesmo aquela superioridade moral que o sofrimento ensinava.
Seu pensamento era muito prático:
"É bem provável que eu precise desta lenha para me defender.
Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que me oprimem".

E guardou suas lenhas.
O terceiro homem era o pobre da montanha.
Conhecia mais do que os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve.
Ele pensou:
"Esta nevasca pode durar vários dias. Vou guardar minha lenha."

O último homem trazia no rosto e nas mãos os sinais de uma vida de trabalho.
Seu raciocínio era curto e rápido:
"Esta lenha é minha. Custou o meu trabalho. Não darei a ninguém nem mesmo o menor dos meus gravetos."

Com estes pensamentos, os homens permaneceram imóveis.
A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e finalmente apagou.
Ao alvorecer, quando os homens do socorro chegaram à caverna encontraram os cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha.

Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe disse:
- O frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de dentro.

Use a porta do lado

Olha um exemplo trivial, que acontece todo dia a vida da gente...

É quando alguém estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem.
Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Este é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que não entende por que a vida deles parece tão mais complicada.

Será que nada dá errado para os outros?
Dá aos montes.

Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença.
O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote.
Que audácia contrariá-los!

São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição?

Eu entro muito pela outra porta e, às vezes, saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema que dá pra encarar.

E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos assim, rapidinho.
Basta um telefonema, um pedido de desculpas, um "deixar barato".

O dia é curto para tudo o que eu tenho que fazer.
Então, não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem.

Então, eu uso a "porta do lado" e vou tratar do que é importante.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade...

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia...

Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.

Lembre-se: o humor é contagiante, para o bem e para o mal.

Portanto, sorria e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...
Experimente!

Quando me amei de verdade...

Quando me amei de verdade,
pude compreender que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa.

Então, pude relaxar.
Quando me amei de verdade, pude perceber que o sofrimento emocional é sinal de que estou indo contra a minha verdade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma coisa ou alguém que ainda não está preparado, inclusive eu mesmo.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo o que não fosse saudável.Isso quer dizer: pessoas, tarefas, crenças e qualquer coisa que me pusesse para baixo.Minha razão chamou isso de egoísmo. Mas, hoje eu sei que é amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer planos.Hoje, faço o que acho certo e no meu próprio ritmo.
Como isso é bom!

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Isso me mantêm no presente, que é onde a vida acontece.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.

Mas, quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

PROPOSTA

Jogue fora números não essenciais.
Isto inclui idade, peso e altura.

Deixe que o doutor se preocupe com eles.
Mantenha somente amigos alegres...
os emburrados colocam você para baixo.

Continue aprendendo.
aprenda mais sobre o computador,
barcos, jardinagem, o que seja.

Nunca deixe seu cérebro inativo.

Uma mente inútil é a fábrica do diabo...

O nome do diabo é Alzheimer.
Aprecie as coisas simples.

Quando as crianças são pequenas, quando as crianças estão na faculdade, quando você se aposentar.
Tudo!

Tudo você pode aproveitar!
Ria freqüentemente, comprido e alto.
Ria até lhe faltar ar.
Ria tanto até que possa ser reconhecido pelo seu riso.
As lágrimas acontecem.
Agüente, lastime e continue.
A única pessoa que está conosco nossa vida inteira, somos nós mesmos.

Cerque-se do que você ama, seja família, animais, lembranças, músicas, plantas, hobbies, qualquer coisa.
Sua casa é seu refúgio.
Proteja sua saúde.
Se está boa, preserve-a.
Se está instável, melhore-a.
Se está além do que você pode melhorar, peça ajuda.

Passeie.
Ande pelas ruas...
vá a outra cidade...
tem tanto lugar lindo por aí.

Não esconda sentimentos.
Diga às pessoas, várias vezes, que você gosta delas.

Faz um bem...
E o mais importante:
"A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração".

A verdadeira história da mulher

Conta uma lenda que, no princípio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, viu que havia esgotado todos os materiais para fazer o homem.

Diante do dilema e depois de uma profunda meditação, fez o seguinte:Pegou a forma arredondada da lua,

As suaves curvas das ondas,
A terna aderência das bromélias,
O trêmulo movimento das folhas,
A forma esbelta da palmeira,
A nuance delicada das flores,
O amoroso olhar do cervo,
A alegria do raio de sol,
As gotas do choro das nuvens,
A inconstância do vento
A fidelidade do cão,
A vaidade do pavão,
A suavidade da pena do cisne,
A dureza do diamante,
A doçura da pomba
A crueldade do tigre,
O ardor do fogo,
E a frieza da neve.

Misturou ingredientes tão diferentes e formou a mulher!
E deu ao homem!

Depois de uma semana, veio o homem e Lhe disse:

- Senhor, a criatura que você deu me faz desgostoso, quer toda minha atenção, nunca me deixa sozinho, fala sem parar, chora sem motivo e se diverte em me fazer sofrer.

Venho a devolvê-la porque não posso viver com ela.

- Bem, respondeu Deus, segurando a mulher.

Uma semana se passou e o homem voltou e lhe disse:

- Senhor, me encontro muito sozinho desde que eu devolvi a criatura que fizeste para mim, ela cantava e brincava ao meu lado, me olhava com ternura e o seu olhar era uma carícia, ria e seu riso era música, era bonito de se ver e suave ao tato.

Devolva-me! Não posso viver sem a mulher!!!

Re-sentimento

Você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente,
daquele namorado, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos amigos...

Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu.

Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento.
Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido com ela.

Veja com atenção o significado da palavra ressentimento:

RE-SENTIMENTO:

Sentir novamente; Sentir infinitamente, para alguns.
Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções?
Sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando te prejudicar de novo.

Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso.

Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória.
A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento.

Mas você será.
Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia, com seu re-sentimento.

Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade.

Não caia na armadilha do ressentimento.

Viva o momento que estiver vivendo.
Esqueça as coisas ruins do passado.
Ele não existe mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra".

Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"

"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.

"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?", questionou novamente o pensador.

"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:

"Então, não é possível falar-lhe em voz baixa?"

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então, ele esclareceu:
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?"

O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.

Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam.
Falam suavemente.
E, por quê?
Porque seus corações estão muito perto.
A distância entre elas é pequena.
Às vezes, estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E, quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.

Seus corações se entendem.

É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo:
"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".